Comissão analisa projetos sobre fundos estaduais e evento cultural

Dois projetos analisados, nesta quarta-feira (10/5/06), pela Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativism...

10/05/2006 - 00:00
 

Comissão analisa projetos sobre fundos estaduais e evento cultural

Dois projetos analisados, nesta quarta-feira (10/5/06), pela Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembléia Legislativa de Minas Gerais estão prontos para serem apreciados pelo Plenário, em 2º turno. As proposições são o Projeto de Lei (PL) 1.625/04, que fixa procedimentos a serem adotados na concessão de financiamento com recursos do Fundo de Incentivo à Industrialização (Find); e 1.152/03, que cria o Calendário Turístico de Minas Gerais, o Questionário de Qualificação de Evento (QQE) e o Certificado de Registro de Evento (CRE).

O deputado Carlos Gomes (PT) foi o relator do PL 1.625/04, do deputado George Hilton (PP), e opinou pela aprovação da matéria na forma do vencido em 1º turno. Originalmente, o projeto pretendia alterar a Lei 11.393, de 1994, que cria o Find, e foi modificada pela Lei 12.281, de 1996. Mas a Lei 15.981, de 2006, prevê a revogação dessas duas normas, assim que for editada a sua regulamentação. No 1º turno, o projeto foi alterado, a fim de que a data para a revogação seja 31 de dezembro deste ano.

Entenda o porquê - Conforme explica o relator, a Lei 15.981 criou o Fundo de Incentivo ao Desenvolvimento (Findes), que consolidou os programas do Find, do Fundo de Desenvolvimento de Indústrias Estratégicas (Fundiest) e do Fundo de Desenvolvimento Mínero-Metalúrgico (FDMM). Com a criação desse novo fundo, mais abrangente, foram consolidados os demais, bem como ampliadas as opções de empreendimentos a serem apoiados.

Como a Lei 15.981 não fixa adequado período de transição entre a vigência dos fundos antigos e a entrada em vigor do novo fundo, é possível que seja preciso refazer e reapresentar projetos em andamento somente para atender às regras do Findes. Além disso, não foram destinadas em 2006 dotações orçamentárias para esse novo fundo. Os projetos em curso, provenientes dos antigos fundos, podem ficar ao desamparo, acrescenta o relator, caso ocorra a imediata revogação das normas que os disciplinam.

Orçamento - Segundo o que foi aprovado pelo Plenário em 1º turno, serão inseridas no orçamento do próximo ano as dotações orçamentárias do novo fundo. As normas que disciplinam os fundos antigos permanecerão em vigor até 31 de dezembro, para serem aplicadas como regras transitórias para os contratos e pedidos de financiamento protocolados, enquadrados ou aprovados no âmbito daqueles fundos. Estabelece, também, que o patrimônio dos fundos antigos serão incorporados ao Findes, inclusive os direitos creditórios decorrentes dos contratos de financiamento em vigor em 31 de dezembro, assim como suas obrigações de liberação.

Eventos culturais

O deputado Célio Moreira (PSDB), relator do PL 1.152/03, do deputado Biel Rocha (PT), opinou pela aprovação da matéria na forma do vencido em 1º turno, com a emenda nº 1. De acordo com o parecer, o projeto vai alterar a Lei 11.726, de 1994, que dispõe sobre a política cultural do Estado. A alteração será no artigo 66, que ganhará dois novos parágrafos. Um deles determina que a entidade ou o promotor de eventos interessados em integrar o calendário de eventos culturais e turísticos preencherá o Questionário de Qualificação de Evento (QQE), que conterá a descrição completa do evento, sua natureza e tradição histórica, além de dados relacionados ao município onde ocorre.

Será concedido Certificado de Registro de Evento (CRE) ao evento habilitado para integrar o calendário de eventos culturais e turísticos. Somente poderá receber apoio financeiro ou logístico do poder público o evento qualificado com o CRE. Já os formulários previstos na futura lei deverão estar disponíveis para preenchimento e encaminhamento pela internet, com informações atualizadas sobre eventos turísticos e programas institucionais de interesse na área de turismo no Estado.

Emenda da comissão - A emenda nº 1 suprime o artigo 2º, sob a alegação de que não cabe ao Legislativo fixar prazo para execução da futura lei. O artigo estabelece que o Executivo regulamentará a norma em 90 dias a contar de sua publicação.

Requerimentos aprovados

A comissão aprovou, ainda, dois requerimentos do deputado Carlos Gomes, que solicitam audiências públicas em Frutal, para discutir o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel; e em Ponte Nova, para avaliar a importância do restabelecimento do transporte ferroviário entre Ponte Nova e Viçosa, a fim de incrementar o turismo e promover o desenvolvimento da região. Outro requerimento aprovado, do deputado Paulo Cesar, solicita ao governador que, em 2007, a cidade de Matias Cardoso sedie as comemorações do Dia de Minas.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Paulo Cesar (PDT), presidente; Carlos gomes (PT), vice; Célio Moreira (PSDB) e Biel Rocha (PT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715