Cidadãos de Uberaba apresentam ações ambientais bem-sucedidas

Uberaba está hoje entre as dez cidades mineiras com maior arrecadação de ICMS Ecológico. Duas experiências de preserv...

26/04/2006 - 00:03
 

Cidadãos de Uberaba apresentam ações ambientais bem-sucedidas

Uberaba está hoje entre as dez cidades mineiras com maior arrecadação de ICMS Ecológico. Duas experiências de preservação ambiental de sucesso contribuíram para essa situação, ambas apresentadas aos deputados da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia Legislativa de Minas Gerais nesta quarta-feira (26/4/06). O produtor rural José Noel Prata, da comunidade de Serrinha, e o empresário Marco Túlio Paolinelli vieram a convite do deputado Paulo Piau (PPS), autor do requerimento que solicitou a reunião.

José Noel Prata é proprietário da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Vale Encantado, de 38 hectares. "De fato, são mais 41,7 hectares. A propriedade tem ao todo 79,7 hectares", explicou Prata. Ele apresentou aos deputados o Centro de Educação Ambiental criado na reserva, que contempla atividades educacionais, culturais, de pesquisa, recreação e lazer. A reserva fica na região da Serrinha, a 29 km de Uberaba. Segundo o deputado Paulo Piau, "após o registro dessa reserva particular nos órgãos competentes, o município passou a receber cerca de R$ 300 mil por mês de ICMS Ecológico". José Noel finalizou sua apresentação com um vídeo sobre a RPPN. "Fiz essa reserva por idealismo, mas sei que a questão ambiental só será resolvida quando a preservação for algo rentável", afirmou.

Na fazenda do empresário Marco Túlio Paolinelli, curvas de nível e plantio de árvores têm promovido a recuperação de nascentes e aumentado o volume de água de sua propriedade, a Fazenda Primavera. Por esse motivo, o empresário vem sendo chamado de "produtor de água". Marco Túlio, que também é engenheiro agrônomo e produtor rural, apresentou dados e fotos da recuperação ambiental da área, que começou há 22 anos. Ao final, foi apresentada reportagem veiculada em canal de televisão sobre a iniciativa do empresário.

A representante da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), Nilde Russo Silva Ferreira, elogiou as iniciativas e sugeriu que elas sejam divulgadas como exemplo de preservação ambiental para toda a comunidade mineira. Ao lembrar que Uberaba está em uma das regiões com mais solicitação de outorga de água, a assessora do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Carvalho de Melo, cumprimentou os expositores, ofereceu o apoio do Igam e levou aos deputados o exemplo bem sucedido de uma lei municipal, da cidade de Extrema, que trata da conservação das águas.

O deputado Laudelino Augusto (PT) salientou a agenda pró-ativa da comissão. "Além de denúncias, devemos também trazer e discutir ações positivas na área ambiental", disse. A necessidade de divulgação dos trabalhos apresentados foi consenso entre os deputados. "É muito bonito ver dois cidadãos do mesmo município preocupadíssimos com o meio ambiente", comentou Doutor Ronaldo (PDT). O deputado João Leite (PSDB) afirmou que a reunião foi uma das melhores de que participou na comissão. "É uma esperança ver como iniciativas assim são possíveis. Temos a responsabilidade de divulgar esse grande exemplo e de procurar unir os atores ligados ao tema", concluiu. O autor do requerimento da audiência, deputado Paulo Piau (PPS), sugeriu a possibilidade de revisão da Lei 14.089, de 2001, que cria o Programa de Certificação Ambiental da Propriedade Agrícola, o Isoagrícola. "Quem sabe possamos contemplar nessa lei também o incentivo a trabalhos como os apresentados hoje, aqui na comissão? É uma questão a ser analisada", argumentou.

Requerimentos - Foram aprovados os seguintes requerimentos dos deputados: Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), em que solicita realizar audiência pública para debater o Projeto de Lei 129/03; Edson Rezende (PT) pede a realização de audiência pública para debater problema de poluição ambiental na rede de saneamento da cidade de Barroso, supostamente provocada por empresa do Grupo Holcim S.A.; Paulo Piau solicita realizar visita à propriedade de Marco Túlio Paolinelli e à RPPN Vale Encantado, em Uberaba, para verificar "in loco" as experiências bem sucedidas de conservação e produção de água; Laudelino Augusto, Paulo Piau, Doutor Ronaldo e João Leite requerem envio de ofício às superintendências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BDMG solicitando informações sobre os financiamentos feitos no Estado para a criação e manutenção de RPPN. Laudelino Augusto teve sete requerimentos de sua autoria aprovados: envio de ofício ao Executivo Estadual pedindo mais agilidade no encaminhamento à ALMG de projeto de lei dispondo sobre o aumento do percentual do "ICMS ecológico"; envio de ofício à Copasa e ao Ministério Público Estadual solicitando cópia do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre aquela empresa e o Ministério Público, sobre a reativação das atividades de envasamento de água mineral nas cidades de Araxá, Cambuquira, Caxambu e Lambari; envio de ofício ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) solicitando cópia dos relatórios elaborados pelo órgão sobre o Certificado 64 e o processo de revisão dos procedimentos para a Certificação Kimberley; realização de audiência pública para conhecer e debater o Plano de Aproveitamento Econômico, elaborado pela Copasa, que trata da exploração comercial das águas minerais nas cidades de Araxá, Cambuquira, Caxambu e Lambari; realização de audiência pública, com a finalidade de conhecer e averiguar denúncias de depredação ambiental no Parque Estadual da Serra do Papagaio; realização de visita, seguida de audiência pública, à barragem construída no Rio Sanharó, em São João da Lagoa, para conhecer e debater possíveis danos ambientais causados pelo rompimento daquele empreendimento; realização de audiência na cidade de Poços de Caldas e visita ao Município de Caldas, para conhecer e debater a necessidade de proteção da Serra da Pedra Branca, conforme laudo elaborado pelo Ibama/MG.

Presenças - Deputados Laudelino Augusto (PT), presidente; doutor Ronaldo (PDT), vice-presidente; João Leite (PSDB), Paulo Piau (PPS) e Sávio Souza Cruz (PMDB). Os convidados foram o proprietário da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Vale Encantado, José Noel Prata; o empresário Marco Túlio Paolinelli; a representante da prefeitura de Uberaba, Berta Isabel Rojas Fonseca; o coordenador regional de relações institucionais da Companhia Vale do Rio Doce, Ricardo Castilho de Souza; a assessora do Igam, Marília Carvalho de Melo; o consultor Cláudio Brandão Cavalcanti; e a representante da Ocemg, Nilde Russo Silva Ferreira.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715