Comissão conhecerá iniciativas de preservação ambiental de Uberaba

Duas experiências bem-sucedidas de preservação ambiental serão mostradas em reunião da Comissão de Meio Ambiente e Re...

24/04/2006 - 00:00
 

Comissão conhecerá iniciativas de preservação ambiental de Uberaba

Duas experiências bem-sucedidas de preservação ambiental serão mostradas em reunião da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Os relatos serão feitos nesta quarta-feira (26/4/06), às 9h30, pelo produtor rural José Noel Prata, da Comunidade de Serrinha, e pelo empresário Marco Túlio Paolinelli. Ambos são de Uberaba e vêm à Assembléia a convite do deputado Paulo Piau (PPS), autor do requerimento da reunião, que será no Plenarinho II.

José Noel Prata é proprietário da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Vale Encantado. Ele mostrará o Centro de Educação Ambiental criado na reserva e que, segundo o gabinete do deputado Paulo Piau, contempla atividades educacionais, culturais, de pesquisa, recreação e lazer. A reserva fica na região da Serrinha, a 29 km de Uberaba. Segundo o gabinete, após o registro dessa reserva particular nos órgãos competentes, o município passou a receber cerca de R$ 300 mil por mês de ICMS Ecológico.

Na fazenda do empresário Marco Túlio Paolinelli, curvas de nível e plantio de árvores têm promovido a recuperação de nascentes e aumentado o volume de água da propriedade. Por esse motivo, o empresário vem sendo chamado de "produtor de água". Na avaliação do deputado Paulo Piau, é preciso divulgar iniciativas positivas como essas, que demonstram o crescimento da consciência ambiental. Exemplos vitoriosos podem servir de estímulo à preservação da natureza, ensina o parlamentar.

Foram também convidados a participar da reunião desta quarta o secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Robson Braga de Andrade; o procurador de Justiça Rodrigo Cançado Anaya Rojas; e o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Humberto Candeias Cavalcanti.

 

 

 

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715