Exploração de água mineral motiva reunião de comissão em Lambari

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia Legislativa de Minas Gerais estará em Lambari (Sul de M...

20/04/2006 - 00:00
 

Exploração de água mineral motiva reunião de comissão em Lambari

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia Legislativa de Minas Gerais estará em Lambari (Sul de Minas), nesta terça-feira (25/4/06), para conhecer e debater o resultado da licitação para exploração de águas minerais realizada pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) por meio do edital nº 4/2005. Os deputados que integram a comissão também pretendem analisar os termos do protocolo de intenções assinado pela Codemig e a Copasa referente à concessão do direito de exploração mineral nos municípios de Araxá, Cambuquira, Caxambu e Lambari.

O protocolo de intenções prevê que a Copasa assumirá o envasamento das águas minerais nos quatro municípios. Ela foi escolhida após se constatar que nenhuma empresa se interessou pelo edital de licitação publicado em 16 de dezembro de 2005. O protocolo estipula que, em um prazo de 100 dias, serão definidas as condições para a retomada dos trabalhos nas estâncias. Após este prazo, poderá ser assinado um contrato de concessão para que a Copasa assuma o envasamento e a comercialização destas águas.

Proteção - A Copasa cumprirá todas as exigências previstas na concorrência pública realizada pela Codemig para o setor privado, inclusive as cláusulas ambientais que asseguram a proteção e conservação das fontes de água mineral das quatro cidades. Segundo o deputado Laudelino Augusto, em um primeiro momento a decisão traz uma expectativa positiva, já que a Copasa assumiria a exploração das águas minerais com as responsabilidades e exigências previstas no edital de licitação e faria uma gestão mais responsável, sem visar lucro. "Este edital é uma conquista da sociedade que lutou para assegurar a proteção e conservação das fontes de água mineral, a preservação das marcas das águas, a conservação e melhorias das estâncias e o resgate da crenoterapia e dos empregos", destacou Laudelino Augusto.

A reunião em Lambari acontecerá no salão do prédio do antigo cassino, na rua Tiradentes, 165, às 9h30. Estão convidados o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Wilson Brumer; o presidente da Codemig, Oswaldo Borges da Costa Filho; o presidente da Copasa, Márcio Augusto Nunes; o diretor-geral adjunto do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), João César de Freitas Pinheiro, além de representantes do Ministério Público e de entidades representativas de comunidades das estâncias hidrominerais.

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715