Doze audiências públicas marcam a semana de 17 a 20 de abril

Potencial da indústria eletrônica no Sul de Minas, construção de um aeroporto na região dos Inconfidentes, incentivos...

12/04/2006 - 00:00
 

Doze audiências públicas marcam a semana de 17 a 20 de abril

Potencial da indústria eletrônica no Sul de Minas, construção de um aeroporto na região dos Inconfidentes, incentivos fiscais para projetos culturais e desapropriação de terras para criação da Reserva Biológica da Mata Escura, no Jequitinhonha. Esses são alguns dos temas das 12 audiências públicas que serão promovidas pelas comissões da Assembléia Legislativa de Minas na semana de 17 a 20 de abril de 2006. Dessas, três serão no interior do Estado. Ao todo, estão marcadas 23 reuniões de comissões. Na agenda da ALMG, também estão na pauta duas reuniões especiais de Plenário para comemorar a edição da Lei de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e o título de campeão mineiro 2006 conquistado pelo Cruzeiro.

A semana também promete ser movimentada no Plenário da Assembléia com a apreciação de proposições importantes como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 67/04, do deputado Ivair Nogueira (PMDB) e outros, que reduz o recesso parlamentar. A matéria está na fase de votação em 1o turno. Também nessa fase está o Projeto de Lei (PL) 3.063/06, do governador, que autoriza o Executivo a contratar operação de crédito com o Banco do Brasil destinada à execução do Programa de Melhoria de Ligações e Acessos Rodoviários no Vale do Rio Doce. Outro projeto na pauta, em fase de discussão em 2o turno, é o PL 3.005/06, que cria o abono de fardamento para militares e servidores da área de segurança. O projeto tramita em regime de urgência. Também estão na pauta outras 18 proposições que concedem regime especial de tributação à diversas empresas.

Na agenda das comissões, os trabalhos começam às 10 horas de segunda-feira (17), quando a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática vai à cidade de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, para conhecer o potencial da indústria instalada naquela cidade e região, conhecida como "Vale da Eletrônica". O autor do requerimento, deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), disse que solicitou a reunião depois que o Ministério das Comunicações anunciou a utilização de tecnologia estrangeira na implantação sistema de TV digital no Brasil. "Entendo ser de grande importância a reavaliação da presente situação, por parte do governo Federal, para que valorize o produto nacional, com seu extraordinário desenvolvimento tecnológico", observou o deputado. A audiência pública será no Auditório do Instituto Aureliano Chaves (avenida João de Camargo, 510).

Na terça-feira (18), a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais estará na cidade de Jequitinhonha para discutir a desapropriação de terras para criação da Reserva Biológica da Mata Escura, naquele município e em Almenara. O encontro, requerido pelos deputados Laudelino Augusto (PT), João Leite (PSDB) e Doutor Ronaldo (PDT), está marcado para 9h30, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), na Rua Epaminondas Cunha Melo, s/nº.

Na Assembléia Legislativa, os debates das comissões na terça-feira começam às 10 horas, no Plenarinho IV, quando a Comissão de Segurança Pública discute a flexibilização da Lei de Crimes Hediondos. A lei foi criada para aumentar o rigor no tratamento prisional dos condenados por crimes graves, que provocam grande clamor social. O deputado Zé Maia (PSDB), presidente da comissão, foi o autor do requerimento para a audiência pública, por considerar o tema importante e controverso. Para ele, o maior rigor na punição dos crimes graves pode não resolver o problema da criminalidade, mas também não o prejudica.

Aeroporto em Ouro Preto - Também na terça, aqui na Assembléia, no Plenarinho III, a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social se reúne para discutir o impacto econômico e turístico e a geração de emprego decorrentes da criação de um aeroporto na região dos Inconfidentes, próximo aos municípios de Ouro Preto, Itabirito e Mariana. Para o deputado Alencar da Silveira Jr., a construção de um aeroporto nos Inconfidentes será importante para o desenvolvimento econômico da região e para a melhoria da condição de vida da população. A reunião será às 14h30.

No mesmo horário, só que no Auditório, a Comissão de Cultura vai discutir projeto em tramitação na Assembléia que regionaliza a concessão de incentivo fiscal, para estimular a realização de projetos culturais no Estado. A proposição garante que todas as regiões do Estado serão contempladas com o benefício fiscal de incentivo à cultura, observada a proporcionalidade de arrecadação do ICMS nelas efetivada. O requerimento para realização do debate é do deputado Biel Rocha (PT).

Diamantes, SUS, metas fiscais e povos indígenas em debate na quarta (19)

Discutir denúncias de sucateamento do sistema público de saúde de Betim, especialmente do Hospital Regional Professor Osvaldo Rezende Franco. Esse será o tema da audiência pública da Comissão de Saúde na quarta-feira (19), às 9h15, no Plenarinho I. A reunião, que terá a presença de representantes do setor, foi requerida pelo deputado Jésus Lima (PT). O parlamentar explica que tem recebido muitas reclamações de moradores de Betim e do Sindicato Único dos Trabalhadores na Área de Saúde do Estado de Minas Gerais (Sindsaúde). As queixas são de que o serviço oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tem se deteriorado nos últimos anos.

Também na quarta, às 9h30, a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais se reúne para discutir a pesquisa para exploração de diamantes na Serra da Canastra. O encontro, requerido pelos deputados Laudelino Augusto (PT), João Leite (PSDB) e Doutor Ronaldo (PDT), será no Auditório. A comissão vai debater também o processo de certificação Kimberley, que regulariza as importações e exportações de diamante, ao qual o Brasil aderiu em 2003, numa tentativa de combater o descaminho (contrabando) das pedras aqui produzidas. O documento exige ainda que cada governo se certifique de que os diamantes brutos a serem exportados tenham origem no respectivo país e que não sejam de áreas com guerra e conflitos de poder.

Metas fiscais - Às 10 horas, a Comissão de Fiscalização Financeira promove audiência pública para avaliar as disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal, no que se refere à demonstração, por parte do Poder Executivo, do cumprimento de metas fiscais estabelecidas para o Estado referentes aos quadrimestres de 2005. O requerimento para o debate, que será no Plenarinho IV, é do presidente da comissão, deputado Domingos Sávio (PSDB).

Povos indígenas - Também está marcada para esta quarta-feira, às 14h30, no Auditório da Assembléia, uma reunião conjunta das comissões de Participação Popular e de Direitos Humanos. Na pauta, o Dia de Luta dos Povos Indígenas como parte das comemorações da Semana de Luta dos Povos Indígenas. O requerimento partiu dos deputados André Quintão (PT) e Doutor Ronaldo (PDT). Antes, porém, a partir das 14 horas, índios de seis etnias, entre krenaks, pankararus, pataxós e maxakalis, vão tomar o Hall das Bandeiras, onde haverá ato cívico, com apresentação de danças típicas e artesanato.

Três audiências públicas de comissões acontecem na quinta-feira (20)

Os debates na quinta-feira (20) começam logo cedo, às 9 horas, em Pouso Alegre, no Sul de Minas. Os deputados da Comissão de Direitos Humanos vão debater denúncias de violações de direitos humanos e ambientais, em especial por parte da empresa MS Metais, sediada no município. A audiência, que será no Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre, atende a requerimento do deputado Durval Ângelo (PT). A denúncia de contaminação do ar e da água por chumbo pela empresa MS Metais foi encaminhada pelo Centro de Assessoria Sapucaí, em ofício enviado à Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), em maio de 2005. Na época, foi realizada audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais, requerida pelo deputado Laudelino Augusto (PT).

Aqui na Assembléia, a Comissão de Participação Popular realiza debate, na quinta-feira (20), às 9 horas, no Teatro. O objetivo é discutir a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos da Política de Assistência Social (NOB). Solicitada em requerimento de autoria dos deputados Miguel Martini (PHS), Maria Tereza Lara (PT) e André Quintão (PT), a comissão pretende colher sugestões e contribuições de entidades mineiras para aprimoração da norma. A NOB, desenvolvida ainda em versão preliminar pelo Ministério do Desenvolvimento Social, tem como objetivo definir as diretrizes nacionais do financiamento da política de recursos humanos e da política de capacitação de planos de cargos e salários.

Novas tecnologias - A educação à distância e o desenvolvimento das novas tecnologias da informação e da comunicação serão temas de reunião com convidados da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática. Solicitada em requerimento do deputado Doutor Viana (PFL), a reunião será às 10 horas desta quinta-feira (20), no Plenarinho III. No requerimento, o deputado, que preside a comissão, afirma que o debate tem o objetivo de buscar subsídios para formular, fomentar e implementar políticas e programas de educação à distância, a fim de universalizar e democratizar o acesso ao conhecimento e à educação.

Plenário faz duas reuniões especiais

Duas reuniões especiais de Plenário acontecem na semana de 17 a 20 de abril. Na quarta-feira (19), a requerimento do deputado Padre João (PT), a Reunião Ordinária (14 horas) será interrompida para comemorar a edição da Lei de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Lei 15.982, de 2006). Na quinta-feira (20), também às 14 horas, a Reunião Ordinária será interrompida para homenagear o Cruzeiro Esporte Clube pelo 33º título de campeão mineiro. O requerimento é do deputado George Hilton (PP).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715