Comissão avalia denúncias de sucateamento da saúde em Betim

Discutir denúncias de sucateamento do sistema público de saúde de Betim, especialmente do Hospital Regional Professor...

12/04/2006 - 00:02
 

Comissão avalia denúncias de sucateamento da saúde em Betim

Discutir denúncias de sucateamento do sistema público de saúde de Betim, especialmente do Hospital Regional Professor Osvaldo Rezende Franco. Este será o tema da audiência pública da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, que se realizará na próxima quarta-feira (19/4/06), às 9h15, no Plenarinho I. A reunião, que terá a presença de representantes do setor, foi requerida pelo deputado Jésus Lima (PT).

O parlamentar explica que tem recebido muitas reclamações de moradores de Betim e do Sindicato Único dos Trabalhadores na Área de Saúde do Estado de Minas Gerais (Sindsaúde). As queixas são de que o serviço oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tem se deteriorado nos últimos anos. "Os equipamentos estão sucateados, as condições de trabalho são ruins, aumentou o índice de infecção hospitalar e voltaram as filas durante as madrugadas nos postos de saúde", enumera Jésus Lima.

Ele lamenta que alguns serviços que facilitavam a vida dos moradores já não funcionam mais, como o cartão saúde, que permitia a marcação de consultas por telefone, e a permissão de acompanhantes aos pacientes internados, o que, na opinião do deputado, ajudava na recuperação do doente.

As principais reclamações, segundo Jésus Lima, se referem ao único hospital público da cidade, o Professor Osvaldo Rezende Franco, com aproximadamente 200 leitos. Há denúncias de que até a alimentação oferecida aos pacientes caiu de qualidade. "Numa passagem pelo hospital eu vi vidros pregados com esparadrapos e equipamentos estragados, enferrujados, que não são trocados".

Há duas semanas, Jésus Lima está organizando um abaixo-assinado, que será apresentado durante a reunião do dia 19 e encaminhado para o Ministério Público, solicitando providências. Segundo o deputado, já foram colhidas cerca de 5 mil assinaturas.

Foram convidados a representante do Ministério da Saúde, Marilena Cavalcanti de Albuquerque; o secretário municipal de Saúde de Betim, Evandro Manoel Firmino Fonseca; o diretor- geral do Hospital Público Regional Professor Osvaldo Rezende Franco, Rodrigo Resende Costa; a diretora do Sind-Saúde de Betim, Berenice Freitas Diniz; e o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Betim, Cláudio Alves de Carvalho.

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715