Abono fardamento é aprovado em 1o turno pelo Plenário da Assembléia

O Plenário da Assembléia Legislativa aprovou, na Reunião Ordinária desta terça-feira (11/4/06), dois projetos de inte...

11/04/2006 - 00:04
 

Abono fardamento é aprovado em 1o turno pelo Plenário da Assembléia

O Plenário da Assembléia Legislativa aprovou, na Reunião Ordinária desta terça-feira (11/4/06), dois projetos de interesse do governo do Estado. Em primeiro lugar, foi aprovado em 1º turno o Projeto de Lei 3.005/06, do governador. Esse projeto altera a Lei Delegada 37, de 1989, que reestrutura a remuneração do pessoal da Polícia Militar, e cria a parcela indenizatória a militares da ativa e servidores da segurança para aquisição de fardamento, a ser paga anualmente, no mês de abril. A segunda proposição aprovada, em turno único, foi o Projeto de Resolução 3.129/06, da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária. O PRE ratifica o Regime Especial de Tributação 009/06, nos termos do artigo 7º da Lei 15.292, de 2004, à Empresa Independência Alimentos Ltda.

Os dois projetos foram apreciados na frente dos outros que estavam na pauta porque antes foram aprovados dois requerimentos de inversão de pauta. Os requerimentos colocaram, respectivamente, o PL 3005/06 como prioritário para apreciação dentre as matérias em fase de votação, e o PRE 3.129/06 em 1° lugar dentre as matérias em fase de discussão.

Segundo o texto aprovado para o PL 3005/06, o aluno do curso de formação também receberá o abono fardamento no mês de sua inclusão. Ainda serão contemplados com o abono o agente de segurança penitenciário e o agente de segurança socioeducativo. O valor da indenização será equivalente a 40% da remuneração básica do soldado de 1ª classe.

Já a emenda nº 1, apresentada pelo deputado Weliton Prado (PT) em Plenário, foi rejeitada. A emenda determinava que o Executivo enviasse à Assembléia, até 30 de maio, projeto instituindo adicional de periculosidade a policiais e bombeiros militares, policiais civis, agentes de segurança penitenciário e socioeducativos em índice não inferior a 25%. O Plenário seguiu o parecer da Comissão de Administração Pública, que havia opinado pela rejeição da emenda.

Retirada de pauta - Também na reunião, foi retirado da pauta o PL 3.063/06, por falta de pressupostos regimentais para sua apreciação. A proposta de Emenda à Constituição 67/04, do deputado Ivair Nogueira (PMDB) e outros, também não foi apreciada na reunião por não haver quorum qualificado, ou seja, de 48 deputados.

Designados membros para Comissão dos Centros de Convenções

Os seguintes deputados foram designados como membros da Comissão Especial dos Centros de Convenções, Feiras e Exposições: pelo Bloco Parlamentar Social Progressista (BPSP): efetivos - Sebastião Helvécio (PDT) e João Leite (PSDB); suplentes - Sargento Rodrigues (PDT) e Zé Maia (PSDB); pelo Bloco PT/PCdoB: efetivo - Biel Rocha (PT); suplente Edson Rezende (PT); pelo PMDB: efetivo - Adalclever Lopes; e suplente - Ivair Nogueira; pelo PFL: efetivo - Leonardo Moreira; e suplente - Gustavo Corrêa.

Tribunal de Contas - A Presidência comunicou que a prestação de contas do Tribunal de Contas do Estado relativa ao exercício financeiro de 2005 foi publicada em essencialidades no "Diário do Legislativo" desta terça-feira e distribuída em avulso aos deputados nesta data. A Presidência informou, ainda, que o prazo de dez dias para requerimento de informações ao TCMG será contado a partir desta quarta-feira (12), encerrando-se no dia 24 de abril.

Indicação - O deputado Dilzon Melo (PTB) indicou o deputado Fahim Sawan (PSDB) como membro efetivo na Comissão Especial para emitir parecer sobre a PEC 67/04, na vaga do deputado Ermano Batista (PSDB), licenciado para exercer o cargo de secretário de Estado Extraordinário para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas.

Inclusão - Foram incluídos em ordem do dia a pedido de seus autores os seguintes projetos de lei: da deputada Jô Moraes (PCdoB), o PL 1.916/04, que estabelece política pública de prevenção e combate à surdez na infância e em recém-nascido, no Estado; e do deputado Leonardo Moreira (PFL), os PLs 1.629/04, que dispõe sobre a instalação de sistema sensor e válvulas de bloqueio de gás e dá providências correlatas; 2.047/05, que dispõe sobre a política estadual de incentivo à cultura da bucha vegetal; 2.152/05, que cria o programa de aproveitamento da água emergente de lençol freático em edificações; e 2.707/05, que institui o dia estadual do agente comunitário.

Plenário vai promover várias reuniões especiais

Foram deferidos oito requerimentos de deputados solicitando cinco reuniões especiais, duas inclusões de proposições na ordem do dia e mais um do deputado Célio Moreira (PSDB). Ele solicitou a destinação da 1ª parte de reunião Ordinária desta quarta-feira (12) para o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade de 2006, cujo tema é "Fraternidade e pessoas com deficiência". Os requerimentos solicitando reuniões especiais foram os seguintes: da deputada Ana Maria Resende (PSDB) e outros, para comemorar os 74 anos da Maçonaria "Deus e Liberdade" e para homenagear as Lojas Maçônicas do Norte de Minas; do deputado André Quintão (PT) e outros, para homenagear as Escolas de Serviço Social do Estado pelo transcurso do Dia Nacional do Assistente Social e dos 70 anos do Serviço Social no Brasil; do deputado Arlen Santiago (PTB) e outros, para homenagear o DER/MG pelo transcurso de seus 60 anos de fundação; do deputado George Hilton (PP) e outros, para homenagear o Cruzeiro Esporte Clube pela conquista do campeonato mineiro; do deputado Paulo Cesar (PDT) e outros, para homenagear o Lions Clube e o Leo Clube Fas, de Nova Serrana, pelo transcurso, respectivamente, de seu trigésimo e seu décimo aniversário de fundação.

Redação final - Foi aprovado em redação final e enviado à sanção do governador o PL 2.796/05, do procurador-geral de Justiça, que dispõe sobre o subsídio dos membros do Ministério Público do Estado.

Requerimentos aprovados - O Plenário aprovou outros dois requerimentos: da Comissão de Direitos Humanos, solicitando das Administradoras Exacta e Metrópole providências urgentes para a solução das denúncias apresentadas na reunião da comissão, em 28 de março, por moradores de conjuntos residenciais do Programa de Arrendamento Residencial, em Contagem; e da deputada Ana Maria Resende, solicitando ao superintendente da Total Linhas Aéreas S/A descontos especiais nas passagens aéreas para pessoas idosas.

Iniciada discussão a projeto de tributação especial

Depois de aprovados os dois primeiros projetos, passou-se à fase de discussão do PRE 3.081,06, da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, que ratifica o Regime Especial de Tributação 14/05 à empresa Varig Logística S.A. O regime especial, já concedido pelo governo do Estado a outras quatro empresas de aviação em 2005, é uma resposta ao tratamento fiscal dispensado pelo Rio de Janeiro às operações internas com querosene de aviação (QAV).

Inscrito para discutir o projeto, o deputado André Quintão (PT) criticou a concessão de redução tributária a empresas, sem uma discussão prévia. "Eu defendo o princípio da justiça tributária: quem pode mais paga mais; quem pode menos paga menos. Isso não prevalece em nosso Estado", criticou ele, afirmando que o governo estadual tem privilegiado as empresas em detrimento da questão social. Em aparte, as deputadas Jô Moraes (PCdoB) e Elisa Costa (PT) e o deputado Rogério Correia (PT) apoiaram o colega de bloco. Correia criticou ainda a postura da oposição ao governo Lula no Congresso Nacional, que segundo ele, vem travando a aprovação do Orçamento da União, o que já começa a prejudicar importantes projetos sociais para o País.

Também em aparte, o deputado Domingos Sávio (PSDB) rebateu as críticas afirmando que o Orçamento da União deve ser aprovado, mas só com a devida destinação a Minas Gerais dos recursos da Lei Kandir (que desonera as exportações). Quanto ao PRE que concede regime especial de tributação, Sávio acredita que ele é uma defesa de Minas Gerais contra a concorrência desleal por parte de outros estados, que praticam a chamada "guerra fiscal".

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715