Novo texto de projeto sobre assentos para idosos tem parecer favorável

A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social opinou, nesta terça-feira (11/4/06), pela rejeição do substit...

11/04/2006 - 00:03
 

Novo texto de projeto sobre assentos para idosos tem parecer favorável

A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social opinou, nesta terça-feira (11/4/06), pela rejeição do substitutivo nº 1 ao Projeto de Lei (PL) 2.327/05 e pela aprovação do substitutivo nº 2, "com o objetivo de preencher lacunas existentes e dar maior clareza à matéria". O projeto, da deputada Lúcia Pacífico (PSDB), destina assentos a idosos e deficientes físicos nos terminais rodoviários localizados no Estado. O substitutivo nº 1 foi apresentado em Plenário pelo deputado Célio Moreira (PSDB). Agora a proposta está pronta para votação em 1º turno.

O substitutivo nº 2, apresentado pela deputada Elisa Costa (PT), mantém a expressão "deficientes físicos" apresentada pelo primeiro substitutivo, mas simplifica a exigência de identificação dos assentos. Também elimina o terceiro artigo do substitutivo anterior, que definia multas aos concessionários ou municípios que descumprissem a nova legislação. "A penalidade prevista no referido artigo é inconstitucional", justifica a deputada.

Principais alterações do substitutivo nº 2

O substitutivo nº 2 mantém a destinação de 10% dos assentos dos terminais para idosos acima de 60 anos e aos deficientes físicos, originalmente proposta no substitutivo nº 1. "Entendemos que essa ampliação é uma medida socialmente relevante que vem beneficiar outro grupo de pessoas que necessitam de tratamento diferenciado para terem resguardados seus direitos de eqüidade", afirma a relatora.

A simplificação do artigo 2o do substitutivo anterior, segundo a deputada, visa "à diminuição de gasto", pois o texto determinava detalhes da identificação dos assentos reservados. O texto aprovado determina, apenas, que os assentos tenham identificação específica que informe a destinação.

Outra alteração apresentada pela Comissão é a determinação de que a lei entre em vigor na data de sua publicação. O substitutivo anterior estipulava o prazo de 60 dias após a publicação para que o texto entrasse em vigor.

Outras aprovações - A Comissão de Trabalho aprovou cinco outros projetos que dispensam a apreciação do Plenário. Todos tratavam sobre a declaração de utilidade pública para diferentes instituições. Também foram aprovados quatro requerimentos que dispensam parecer.

Presenças - Deputadas Elisa Costa (PT), vice-presidente da comissão, que presidiu a reunião; Jô Moraes (PCdoB) e Lúcia Pacífico (PSDB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715