Gestão da política ambiental será debatida por comissão especial

A Comissão Especial da Governança Ambiental da Assembléia Legislativa de Minas começou a dar os primeiros passos nest...

07/04/2006 - 00:00
 

Gestão da política ambiental será debatida por comissão especial

A Comissão Especial da Governança Ambiental da Assembléia Legislativa de Minas começou a dar os primeiros passos nesta sexta-feira (7/4/06), ao reunir representantes de 16 entidades para aprovar os temas a serem debatidos durante seus trabalhos. A comissão foi solicitada por requerimento do deputado Paulo Piau (PPS), apoiado por outros deputados e pretende, num prazo de 60 dias, analisar a execução da política ambiental de Minas Gerais e propor medidas para simplificar o licenciamento e garantir a sustentabilidade ambiental.

Ao abrir a discussão, o deputado Paulo Piau lembrou que o objetivo da comissão não é flexibilizar a lei ambiental, "mas alcançar mais harmonia entre a atuação dos órgãos ambientais e os segmentos da produção agrícola, industrial, de serviço, mineração e siderurgia, por meio do diálogo e orientação, e menos aplicação de multas". O parlamentar destacou que o aparato legal exige grande esforço dos governos e da iniciativa privada para seu cumprimento, "tendo como conseqüência a morosidade e até mesmo a inviabilidade na implantação de projetos de produção".

Paulo Piau destacou ainda a necessidade de regulamentação da Lei Florestal (Lei 14.309, de 2002); desburocratizar e estudar meios de tornar menos oneroso e mais simplificado o processo de obtenção do licenciamento ambiental; contribuir no aperfeiçoamento das normas que regulam a reserva legal no Estado; revisão das taxas, emolumentos e penalidades incidentes sobre os meios de produção e colher propostas para reformular a Lei Florestal.

Propostas englobam diversos aspectos do tema

A comissão deverá ter num primeiro momento, oito reuniões com especialistas para exposição e debates sobre os diversos ângulos da questão. E num segundo momento, visitas a cidades de diversas regiões do Estado. Os temas para as reuniões são:

Reunião 1 - Governança e governabilidade - fundamentos princípios e diretrizes

Temas: 1 - Alianças estratégicas intersetoriais na gestão ambiental;

2 - O modelo do Sistema Nacional e Estadual de Recursos Hídricos.

Reunião 2 - Gestão Ambiental Pública - planejamento e aplicação

Temas: 1 - O conhecimento como instrumento de governança ambiental;

2 - Instrumentos de gestão e planejamento ambiental - indicadores de eficiência de políticas públicas em meio ambiente.

Reunião 3 - A gestão do passivo ambiental - (com duas exposições - a experiência nacional no diagnóstico do passivo ambiental e a experiência internacional no diagnóstico e gestão de passivos ambientais)

Temas: 1 - Modelos de contabilidade ambiental para passivos (garantias e seguros);

2 - Competitividade e sustentabilidade na gestão do passivo ambiental.

Reunião 4 - Análise histórica da aplicação dos instrumentos de comando e controle, planejamento e econômicos de gestão

Temas: 1 - Instrumentos econômicos da gestão ambiental e seus usos;

2 - Gestão ambiental e competitividade no mundo globalizado - barreiras e oportunidades.

Reunião 5 - O processo de licenciamento e regularização ambiental e a efetividade de sua aplicação

Temas: 1 - Os desafios da gestão ambiental para pequenas e médias empresas;

2 - Experiências inovadoras em gestão ambiental.

Reunião 6 - Conhecimento, pesquisa tecnológica e suas possibilidades na gestão ambiental

Temas: 1 O papel das universidades e centros de pesquisa de tecnologia na formulação de políticas públicas de meio ambiente;

2 - Subtemas: energia e meio ambiente; agricultura e meio ambiente;. efluentes de meio ambiente; metrologia química e ambiental.

Reunião 7 - Biodiversidade do Estado de Minas Gerais

Reunião 8 - Pacto federativo frente à gestão ambiental

Na interiorização foram sugeridas reuniões externas no Sul de Minas, Triângulo, Zona da Mata, Norte e Leste e Belo Horizonte, onde existem superintendências do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam).

Presenças - Deputado Paulo Piau (PPS) e representantes das seguintes entidades: Secretarias de Estado de Meio Ambiente e do Desenvolvimento Econômico; Amda, Fiemg, Faemg, Fetaemg, Sociedade Mineira de Engenheiros Florestais, Feam, Emater, Igam, BDMG, Copasa, Universidade Federal de Lavras, Saae de Viçosa.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715