Minas Gerais terá centro público de tecidos biológicos

Minas Gerais terá um Centro de Tecidos Biológicos do Estado, o Cetebio, para a formação de bancos de tecidos como oss...

05/04/2006 - 00:00
 

Minas Gerais terá centro público de tecidos biológicos

Minas Gerais terá um Centro de Tecidos Biológicos do Estado, o Cetebio, para a formação de bancos de tecidos como ossos, pele, tendões e cartilagem, além de medula óssea e sangue raro. O centro servirá para atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), como as pessoas que necessitam de enxerto ósseo - atualmente cerca de quatro mil, só na Grande BH. Foi o que informou a presidente da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas), Anna Bárbara Proietti, que participou, nesta quarta-feira (5/4/06), de reunião da Comissão de Saúde. A reunião teve a presença de sindicalistas do funcionalismo, que cobraram a abertura de novas vagas na Hemominas, via concurso público, e melhorias salariais.

A criação do Cetebio será pioneira no País e é uma tendência dos centros de hemoterapia no mundo todo, segundo informou Anna Bárbara Proietti. De acordo com a presidente da Hemominas, o terreno e os recursos para construção da obra já foram liberados, respectivamente, pelo Ministério do Planejamento e pela Secretaria de Estado de Saúde, e o projeto já está pronto. Falta apenas a liberação de recursos, pelo Ministério da Saúde, para a compra dos equipamentos necessários.

Anna Bárbara Proietti falou também sobre o projeto de ampliação e construção de unidades da Hemominas no Estado. Já está prevista a criação de novos centros em Ituiutaba, São João del-Rei e Teófilo Otoni, enquanto alguns dos 17 centros já existentes passarão por reformas. Em resposta ao deputado Carlos Pimenta (PDT), que falou sobre a carência de hemocentros no Norte de Minas e Médio Jequitinhonha, a presidente reconheceu a necessidade de descentralização dos serviços, mas lembrou a falta de recursos. "Não podemos ter uma unidade em todas as cidades. É um processo muito específico e oneroso", explicou.

José de Fátima Campos, gerente administrativo do Hemocentro de Belo Horizonte, lembrou que a unidade é a maior do Estado e atende toda a população da Grande BH. Ele disse que o centro está passando por uma reforma, mas continua atendendo normalmente. O deputado Sebastião Helvécio (PDT), que participou da criação da Hemominas, destacou a importância e os serviços de qualidade prestados pela fundação e pediu a valorização do quadro funcional da instituição.

Funcionalismo cobra valorização dos profissionais

Abertura de vagas, via concurso público, para substituição dos funcionários terceirizados, e mais investimentos na área da saúde foram algumas das reivindicações feitas pelo presidente do Sind-Saúde, Renato Barros. Maria Alzira Gomide Moreira, diretora do sindicato, pediu melhoria salarial para os diversos profissionais que trabalham na fundação e criticou a falta de transparência para contratação de trabalhadores e para a concessão de bolsas de estudo. O presidente da Comissão de Saúde, deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), também perguntou à diretoria da Hemominas sobre a dificuldade de preenchimento de vagas.

Em resposta às questões, a presidente da Hemominas explicou que haverá um concurso público no próximo fim-de-semana para preenchimento de vários cargos e que outros já foram realizados. Ela ressaltou que existe uma dificuldade para que os médicos aprovados permaneçam nos cargos, mas que, com a recente implantação do plano de carreira, a expectativa é que os profissionais se sintam mais motivados a permanecer na instituição. Ela garantiu que a fundação tem investido na formação de pessoal e que as ações terão ampla divulgação. Também disse que já estão sendo tomadas as providências para a inclusão de representante dos servidores no Conselho Curador, conforme solicitado pelo sindicato.

Diálogo - O autor do requerimento que solicitou a reunião, deputado Biel Rocha (PT), considerou o debate positivo por ter colocado servidores e gestores em um mesmo espaço de discussão, possibilitando o estabelecimento de um diálogo. O deputado Adelmo Carneiro Leão sugeriu que os participantes ajudassem a comissão a desenvolver ações educativas para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. O deputado Doutor Ronaldo (PDT) se manifestou sobre a importância da reunião. Já o deputado Fahim Sawan (PSDB) cobrou providências do poder público para conter o avanço dos casos de dengue.

Requerimento - No começo da reunião, a comissão aprovou requerimento do deputado Doutor Ronaldo, pedindo a realização de audiência pública para debater a reutilização de produtos médicos descartáveis.

Presenças - Deputados Adelmo Carneiro Leão (PT), presidente; Carlos Pimenta (PDT), vice; Fahim Sawan (PSDB); Doutor Ronaldo (PDT); Biel Rocha (PT) e Sebastião Helvécio (PDT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715