Serviço de guaritas de segurança particular deve ser regulamentado

Belo Horizonte deve ter regulamentado o serviço de guaritas de vigilância particular, que é atualmente proibido pelo ...

04/04/2006 - 00:00
 

Serviço de guaritas de segurança particular deve ser regulamentado

Belo Horizonte deve ter regulamentado o serviço de guaritas de vigilância particular, que é atualmente proibido pelo Código de Posturas Municipal, conforme informações prestadas aos deputados da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa, que debateu o tema nesta terça-feira (4/4/06). A reunião foi acompanhada por representantes de associações de moradores. Projetos de lei para legalizar as guaritas já estão tramitando na Câmara Municipal e a questão deve estar resolvida nos próximos dois meses, como afirmou o vereador Fred Costa. Recentemente, a prefeitura começou a notificar moradores que fazem uso do serviço.

O vereador Fred Costa, que é autor de um dos projetos, disse que a legalização das guaritas vai permitir, além de maior segurança para os moradores, a instalação de serviços de água e luz nos postos de segurança, melhorando as condições de trabalho dos vigilantes. A vereadora Elaine Matozinhos, que também tem um projeto de lei nesse sentido, defendeu a utilização das guaritas como forma de a população se defender da violência e ressaltou que sua regulamentação deve seguir critérios, como aprovação da população e localização. "As forças de segurança, por si só, não dão conta de conter a onda avassaladora de violência", afirmou.

Fred Costa lembrou, ainda, que a Câmara Municipal vai promover, neste ano, uma revisão dos dispositivos do Código de Posturas e da Lei do Uso e Ocupação do Solo.

Deputados defendem mudança na legislação

O presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Zé Maia (PSDB), apoiou a mudança da legislação municipal: "A lei, quando prejudica a população, deve ser modificada. O poder público deve ouvir a população antes de propor mudanças que restrinjam ações na área de segurança". O deputado Sargento Rodrigues (PDT) também pediu cautela para ações que tratem da segurança das pessoas. "A lei deve ter discernimento e não pode vir para prejudicar o cidadão", defendeu o deputado Doutor Viana (PFL).

Moradores - Presentes à reunião, vários representantes de associações de moradores usaram a palavra para defender o uso desse tipo de segurança particular. Para Talma Ferreira Santos, presidente da Associação dos Moradores da Fazenda da Serra, na região do Bairro Castelo, a existência de cancelas de segurança contribui para o controle da violência no local e em nada fere o direito constitucional de ir e vir.

Fátima Gottschalg, da Associação dos Moradores do Estoril III, endossou o uso das cancelas inclusive para proteção do meio ambiente da região, o que também foi lembrado pelo presidente da Associação dos Moradores do Belvedere, Bruno Gorini. Segundo ele, as guaritas de segurança existem no Belvedere desde a criação do bairro, há 28 anos, e a mudança no Código de Posturas irá apenas regulamentar a prática.

Presenças - Deputados Zé Maia (PSDB), presidente; Sargento Rodrigues (PDT), Antônio Júlio (PMDB), Weliton Prado (PT), Doutor Viana (PFL) e Marlos Fernandes (PPS).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715