Construção do aeroporto de Itajubá deve começar em 2007

Tentar esclarecer os motivos pelos quais ainda não foram iniciadas as obras de construção do aeroporto de Itajubá, no...

29/03/2006 - 00:00
 

Construção do aeroporto de Itajubá deve começar em 2007

Tentar esclarecer os motivos pelos quais ainda não foram iniciadas as obras de construção do aeroporto de Itajubá, no Sul de Minas. Com esse objetivo, as comissões de Transporte, Comunicação e Obras Públicas e de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembléia Legislativa se reuniram nesta quarta-feira (29/3/06) com representantes municipais e estaduais envolvidos no processo. Foi esclarecido que a Fundação Estadual do Meio Ambiental (Feam) precisa de uma autorização formal da Prefeitura de Itajubá concordando com a construção do aeroporto. Essa anuência é fundamental para que a Feam possa informar quais são as condicionantes para autorização da licença ambiental.

Presente na audiência pública e de posse de tal documento, o presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Imar Martinez Riêra, entregou ao representante da Secretaria de Transporte e Obras Públicas (Setop), Júlio César Diniz de Oliveira, a anuência assinada pelo prefeito de Itajubá. O assessor para Assuntos Aeroportuários da secretaria se comprometeu a repassar para a Feam o documento, junto com o plano de controle ambiental e o relatório de impacto ambiental. Entre as condicionantes que serão apresentadas pela Feam, Júlio César adiantou a necessidade de retirar o lixão próximo à área onde será construído o aeroporto, os urubus que sobrevoam o local por causa de resíduos de um frigorífico e dois morros que atrapalham a visibilidade.

Ainda de acordo com o representante da Setop, assim que o município de Itajubá se adequar à legislação ambiental e a Feam emitir o laudo de licença ambiental, o aeroporto deve ser construído no prazo de 12 a 15 meses. "Acredito que a construção vá começar em 2007", afirmou. Ele explicou que a autorização para as obras foi concedida pelo Departamento de Aviação Civil (DAC) em julho de 2004, com os recursos na ordem de R$ 27 milhões assegurados desde então por meio de financiamento dos governos federal e estadual. E a idéia, segundo Júlio César, é transformar o futuro aeroporto de Itajubá em aeroporto regional. "Nos próximos 15, 20 dias, o governador do Estado vai lançar um programa de acesso aeroviário, que vai abranger 151 aeroportos no Estado", anunciou.

Além das questões ambientais, Júlio César lembrou que a área onde funcionará o aeroporto precisa ser desapropriada pela Prefeitura. Em resposta, o presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Imar Martinez, disse que o decreto autorizando o ato já foi publicado e que o prefeito está pronto para fazer a imediata desapropriação.

Aeroporto é uma reivindicação antiga da população

Entre todos os presentes na audiência pública, foi unânime a opinião de que um aeroporto em Itajubá vai alavancar o desenvolvimento econômico e social da cidade sul mineira, que tem 90 mil habitantes, e da região, já que é cercada por 16 municípios que estão a uma distância inferior a 30 quilômetros. Outro argumento para a necessidade da obra é que a cidade está a cerca de 60 quilômetros de duas importantes rodovias do País: a Fernão Dias e Via Dutra, próxima assim de São Paulo e Rio de Janeiro. Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajubá, Cleber David, o aeroporto é essencial para o município, que reivindica a obra desde 1999. "Conheço essa longa caminhada e peregrinação para implantar o aeroporto", lembrou o vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá, Silém de Tarso Tavares Monteiro.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), Antônio Raimundo Mendonça Rennó, nada vai impedir a construção do aeroporto. Ele esclareceu que houve dúvidas e indagações sobre possíveis impactos ambientais, mas que "o Codema nunca foi e nem será contra o aeroporto de Itajubá".

Para o autor do requerimento para a audiência pública, deputado George Hilton (PP), o aeroporto de Itajubá é um sonho antigo da população que se arrasta há anos. "A construção vai fortalecer o desenvolvimento industrial e tecnológico da região", afirmou. Mesma opinião tem o deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), que é do Sul de Minas: "O assunto já foi longamente debatido. Itajubá quer o aeroporto assim como a população do Sul de Minas". Outro defensor do aeroporto é o deputado Laudelino Augusto (PT), que traçou sua carreira política na cidade. "Estamos empenhados para resolver essa questão. O aeroporto é fundamental para o desenvolvimento sustentável da região", opinou Laudelino Augusto. O deputado Célio Moreira (PSDB), presidente da Comissão de Transporte, também fez coro às opiniões de seu pares e colocou a comissão à disposição para tratar do assunto.

Durante a reunião, o deputado George Hilton informou que será elaborada uma carta para o governador cobrando agilidade no processo de autorização para construção do aeroporto. Dalmo Ribeiro Silva sugeriu ainda que seja formado um grupo de parlamentares para acompanhar o andamento do processo.

Presenças - Deputados Célio Moreira (PSDB), presidente da comissão; George Hilton (PP), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) e Laudelino Augusto (PT). Além das autoridades citadas na matéria, participou da reunião o representante da Secretaria de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Alexandre Canuto.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715