Construção do aeroporto de Itajubá deve começar em
2007
Tentar esclarecer os motivos pelos quais ainda não
foram iniciadas as obras de construção do aeroporto de Itajubá, no
Sul de Minas. Com esse objetivo, as comissões de Transporte,
Comunicação e Obras Públicas e de Assuntos Municipais e
Regionalização da Assembléia Legislativa se reuniram nesta
quarta-feira (29/3/06) com representantes municipais e estaduais
envolvidos no processo. Foi esclarecido que a Fundação Estadual do
Meio Ambiental (Feam) precisa de uma autorização formal da
Prefeitura de Itajubá concordando com a construção do aeroporto.
Essa anuência é fundamental para que a Feam possa informar quais são
as condicionantes para autorização da licença ambiental.
Presente na audiência pública e de posse de tal
documento, o presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Imar Martinez
Riêra, entregou ao representante da Secretaria de Transporte e Obras
Públicas (Setop), Júlio César Diniz de Oliveira, a anuência assinada
pelo prefeito de Itajubá. O assessor para Assuntos Aeroportuários da
secretaria se comprometeu a repassar para a Feam o documento, junto
com o plano de controle ambiental e o relatório de impacto
ambiental. Entre as condicionantes que serão apresentadas pela Feam,
Júlio César adiantou a necessidade de retirar o lixão próximo à área
onde será construído o aeroporto, os urubus que sobrevoam o local
por causa de resíduos de um frigorífico e dois morros que atrapalham
a visibilidade.
Ainda de acordo com o representante da Setop, assim
que o município de Itajubá se adequar à legislação ambiental e a
Feam emitir o laudo de licença ambiental, o aeroporto deve ser
construído no prazo de 12 a 15 meses. "Acredito que a construção vá
começar em 2007", afirmou. Ele explicou que a autorização para as
obras foi concedida pelo Departamento de Aviação Civil (DAC) em
julho de 2004, com os recursos na ordem de R$ 27 milhões assegurados
desde então por meio de financiamento dos governos federal e
estadual. E a idéia, segundo Júlio César, é transformar o futuro
aeroporto de Itajubá em aeroporto regional. "Nos próximos 15, 20
dias, o governador do Estado vai lançar um programa de acesso
aeroviário, que vai abranger 151 aeroportos no Estado",
anunciou.
Além das questões ambientais, Júlio César lembrou
que a área onde funcionará o aeroporto precisa ser desapropriada
pela Prefeitura. Em resposta, o presidente da Câmara Municipal,
Rodrigo Imar Martinez, disse que o decreto autorizando o ato já foi
publicado e que o prefeito está pronto para fazer a imediata
desapropriação.
Aeroporto é uma reivindicação antiga da
população
Entre todos os presentes na audiência pública, foi
unânime a opinião de que um aeroporto em Itajubá vai alavancar o
desenvolvimento econômico e social da cidade sul mineira, que tem 90
mil habitantes, e da região, já que é cercada por 16 municípios que
estão a uma distância inferior a 30 quilômetros. Outro argumento
para a necessidade da obra é que a cidade está a cerca de 60
quilômetros de duas importantes rodovias do País: a Fernão Dias e
Via Dutra, próxima assim de São Paulo e Rio de Janeiro. Para o
presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajubá, Cleber
David, o aeroporto é essencial para o município, que reivindica a
obra desde 1999. "Conheço essa longa caminhada e peregrinação para
implantar o aeroporto", lembrou o vice-presidente da Associação
Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá, Silém de Tarso
Tavares Monteiro.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e
vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente
(Codema), Antônio Raimundo Mendonça Rennó, nada vai impedir a
construção do aeroporto. Ele esclareceu que houve dúvidas e
indagações sobre possíveis impactos ambientais, mas que "o Codema
nunca foi e nem será contra o aeroporto de Itajubá".
Para o autor do requerimento para a audiência
pública, deputado George Hilton (PP), o aeroporto de Itajubá é um
sonho antigo da população que se arrasta há anos. "A construção vai
fortalecer o desenvolvimento industrial e tecnológico da região",
afirmou. Mesma opinião tem o deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB),
que é do Sul de Minas: "O assunto já foi longamente debatido.
Itajubá quer o aeroporto assim como a população do Sul de Minas".
Outro defensor do aeroporto é o deputado Laudelino Augusto (PT), que
traçou sua carreira política na cidade. "Estamos empenhados para
resolver essa questão. O aeroporto é fundamental para o
desenvolvimento sustentável da região", opinou Laudelino Augusto. O
deputado Célio Moreira (PSDB), presidente da Comissão de Transporte,
também fez coro às opiniões de seu pares e colocou a comissão à
disposição para tratar do assunto.
Durante a reunião, o deputado George Hilton
informou que será elaborada uma carta para o governador cobrando
agilidade no processo de autorização para construção do aeroporto.
Dalmo Ribeiro Silva sugeriu ainda que seja formado um grupo de
parlamentares para acompanhar o andamento do processo.
Presenças - Deputados
Célio Moreira (PSDB), presidente da comissão; George Hilton (PP),
Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) e Laudelino Augusto (PT). Além das
autoridades citadas na matéria, participou da reunião o
representante da Secretaria de Desenvolvimento Regional e Política
Urbana, Alexandre Canuto.
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