Conferência do Idoso elege delegados e propostas para etapa nacional

Definir estratégias para a implementação da rede de proteção e defesa da pessoa idosa, com a votação das propostas de...

24/03/2006 - 00:01
 

Conferência do Idoso elege delegados e propostas para etapa nacional

Definir estratégias para a implementação da rede de proteção e defesa da pessoa idosa, com a votação das propostas de Minas, e eleger os delegados que representarão o Estado na I Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. Esses são os objetivos da primeira conferência estadual sobre o tema, que acontece nesta segunda (27/3/06) e terça-feira (28), no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte. Considerada pelos participantes uma iniciativa importante, a conferência estadual pretende reunir propostas para fazer sair do papel essa rede de proteção - que está prevista em lei, mas ainda carece de ações integradas e articulação entre os diferentes níveis de governo e poderes.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes (Sedese) espera cerca de 300 delegados na conferência estadual, que foram escolhidos em conferências municipais ou regionais. As propostas votadas nesses encontros foram condensadas pela Assembléia de Minas em um documento-síntese, a ser discutido por seis grupos de trabalho nos dois dias da conferência. A plenária final será na terça-feira (28), quando serão votadas as propostas a serem encaminhadas ao evento nacional - marcado para os dias 23 a 26 de maio, em Brasília.

Entre as presenças confirmadas, estão a do secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes, Marcos Montes; do sub-secretário de Direitos Humanos, João Batista de Oliveira; do presidente do Conselho Estadual do Idoso (CEI), Felipe Willer de Araújo Abreu Júnior; e do deputado Doutor Viana (PFL), representando o presidente da ALMG, Mauri Torres (PSDB).

Conselheira denuncia violência contra idoso

Na avaliação da secretária-executiva do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Dilma Helena de Brito Siqueira, a violência contra a terceira idade deve ser enfrentada e discutida em profundidade no evento. "O idoso é violentado hoje em todos os seus direitos, e a violação muitas vezes começa no ambiente familiar, com maus tratos e usurpação das aposentadorias dessas pessoas", denunciou. Aspectos relacionados à previdência também precisam ser abordados na conferência, na opinião de Dilma. Implementado em 1980, o conselho é formado por 11 representantes da sociedade civil e 11 do setor governamental, com o mesmo número de suplentes. Já os conselhos municipais são cerca de 70.

A diretora de Educação e Conscientização para Direitos Humanos da Sedese, Cláudia Aguiar, avalia que existe, sim, uma rede de proteção e defesa da terceira idade. Essa rede é formada por diversas instituições, como Ministério Público, Executivo, Legislativo, Defensoria Pública e sociedade civil. Ela engloba ações nas áreas de saúde, educação, esporte, cultura, lazer e previdência, entre outras. Apesar disso, considera ser preciso explicitar a rede e integrá-la, para aprimorar seu funcionamento.

Temário - Os temas que serão abordados nos seis grupos são "Enfrentamento à violência contra a pessoa idosa"; "Atenção à saúde e segurança alimentar"; "Previdência e assistência social"; "Financiamento e orçamento público das ações necessárias para a efetivação dos direitos da pessoa idosa e controle social"; "Educação" e "Cultura, esporte e lazer". Entre os parlamentares que participarão do evento, estão a deputada Lúcia Pacífico (PSDB) e o deputado Padre João (PT), respectivamente, membros efetivo e suplente da ALMG no Conselho Estadual do Idoso; e o deputado João Leite (PSDB).

Inscrições - As inscrições dos delegados serão feitas pelos responsáveis pelas conferências municipais ou regionais e as dos convidados e observadores serão feitas pessoalmente, nesta segunda-feira (27), na Secretaria do evento. Mais informações na Gerência-Geral de Projetos Institucionais (2108-7686) ou na Superintendência de Direitos Humanos da Secretaria (3292-2000, ramais 2037, 2165 e 2172).

A I Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa foi planejada em conjunto pela Assembléia de Minas, Sedese e Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

Programação

26/3/06 - credenciamento a partir das 16 horas para os delegados que irão se hospedar no Sesc. Os delegados da Região Metropolitana serão credenciados somente no dia 27 de março

27/3/06

7h30 - continuação do credenciamento

9 horas

* Abertura - com o deputado Doutor Viana (PFL), representando a presidência; secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes, Marcos Montes; procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel; assessor especial do governador, Aluísio Pimenta; subsecretário de Direitos Humanos, João Batista de Oliveira; presidente do Conselho Estadual do Idoso (CEI), Felipe Willer de Araújo Abreu Júnior; Maria Aparecida Ferreira de Mello, do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI); presidente da Federação dos Aposentados e Pensionistas do Estado de Minas Gerais (FAPMG), Robson de Souza Bittencourt

10 horas

* Palestra "Construindo a rede de proteção e defesa da pessoa idosa" - com a professora Vera Lúcia Valsecchi de Almeida, do Programa de Estudo Pós-Graduado em Gerontologia da PUC São Paulo; professora Úrsula Margarida Karsch, do Mestrado de Gerontologia da PUC São Paulo; Maria Aparecida Ferreira de Mello, do CNDI. Serão coordenadoras do debate a deputada Lúcia Pacífico (PSDB), membro efetivo da Assembléia no CEI e vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte; e a vice-presidente do conselho, Geisa Maria Emília Lima Moreira

14 às 18 horas - grupos de trabalho

* Grupo I: "Enfrentamento à violência contra a pessoa idosa" (coordenação: procuradora de Justiça Simone Montez Pinto Monteiro)

* Grupo II: "Atenção à saúde e segurança alimentar da pessoa idosa" (coordenação: coordenadora estadual de Atenção ao Idoso da Secretaria de Estado da Saúde, Eliana Márcia Fialho de Sousa Bandeira, e Valéria Cristina Ribeiro Vieira, da Comissão Regional Sul de Minas do Conselho de Segurança Alimentar)

* Grupo III: "Previdência social e assistência social à pessoa idosa" (coordenação: vice-presidente da Federação Nacional dos Fiscais de Previdência (FNAFISP), Marcos Barbonaglia da Silva, e superintendente de Assistência Social da Sedese, Marta Maria Castro Vieira da Silva)

* Grupo IV: "Financiamento e orçamento público das ações necessárias para a efetivação dos direitos da pessoa idosa e controle social" (coordenação: Lúcia Helena Ciccarini Nunes, professora de Informação e Gestão Pública da PUC Minas, e analista legislativo Rogério Gurjão Pinheiro, da Gerência de Acompanhamento da Execução Orçamentária da ALMG)

* Grupo V: "Educação para a pessoa idosa" (coordenação: coordenadora do Programa PUC Mais Idade, Geisa Maria Emília Lima Moreira, e coordenador do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, Jerry Adriani da Silva)

* Grupo VI: "Cultura, esporte e lazer para a pessoa idosa" (coordenação: professora de Lazer do Curso de Turismo da PUC Minas Maria Lúcia Lopes Oliver e coordenador dos Grupos de Terceira Idade do Sesc/MG, Fernando Penido)

16 às 18 horas - inscrição de candidatos a delegados à conferência nacional (Secretaria)

28/3/06

8h30 - plenária final - apresentação das propostas pelos coordenadores dos grupos de trabalho e votação das propostas prioritárias. A plenária continuará às 13h30, quando serão eleitos também os delegados. O encerramento será às 17 horas. Serão coordenadores dos trabalhos o membro suplente da ALMG no CEI, deputado Padre João (PT), que também preside a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial; o deputado João Leite (PSDB), das Comissões de Meio Ambiente e Recursos Naturais e de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da ALMG; e o presidente do conselho, Felipe Willer de Araújo Abreu Júnior.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715