Exposição reúne artesanato mineiro na ALMG

Foi aberta nesta segunda-feira (20/3/06), na Galeria de Arte da ALMG, a exposição "Água é Ouro. Artesanato é riqueza ...

21/03/2006 - 00:00
 

Exposição reúne artesanato mineiro na ALMG

Foi aberta nesta segunda-feira (20/3/06), na Galeria de Arte da ALMG, a exposição "Água é Ouro. Artesanato é riqueza de Minas". Durante a solenidade, a deputada Elisa Costa (PT), representando o presidente Mauri Torres (PMDB), o presidente da Copasa, Márcio Nunes, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Wilson Brumer, assinaram protocolo de intenções com o objetivo de incluir a exposição no calendário anual da Assembléia de Minas. A mostra é uma homenagem ao Dia do Artesão, comemorado em 19 de março - Dia de São José, o santo carpinteiro - e tem o objetivo de promover o artesanato de todas as regiões do Estado.

Artistas como Egnaldo Medeiros, de Pirapora; Josias Cardoso, de Lagoa Dourada; Marisa Guerra e Pedro Miranda, da Capital; Sérgio Miguel e Admilson de Souza, de Betim; Rodrigo Diniz, de Igarapé; Orlinda e Nuza, do Vale do Jequitinhonha; os Irmãos Carassa, de São João del Rei, além da artista plástica Ana Amélia Diniz, estão expondo seus trabalhos. O tema escolhido para este ano remete às últimas chuvas de verão, tradicionalmente chamadas de "águas de março", "enchentes das goiabas" ou "enchentes de São José", quando os córregos transbordam e carregam as frutas da temporada. O curador da mostra é o escritor Bartolomeu Campos Queirós. Apóiam o evento o Centro de Artesanato Mineiro, o Sebrae e o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas). A exposição pode ser vista até o dia 13 de abril.

A cada ano, a exposição trabalhará com um tema específico, e a meta é promover uma seleção que envolva as diferentes regiões do Estado, a fim de promover o artesanato de Minas. A inclusão da exposição no calendário anual de eventos institucionais do Legislativo é uma demonstração de que a Assembléia acredita no valor do artesanato mineiro não somente como expressão cultural, mas também como importante fator de desenvolvimento econômico para muitas cidades. "Com seu talento e criatividade, o artesão transforma a realidade econômica e social e gera riquezas. Fruto do lugar e de suas tradições, o artesanato é expressão e valorização de identidades regionais", destaca o presidente da Assembléia, deputado Mauri Torres (PSDB).

 

 

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715