Bancada feminina homenageia mulheres em Reunião de Plenário

Vereadoras, líderes camponesas, educadoras, prefeitas, uma capitã do Corpo de Bombeiros Militar e a eleitora mais ido...

16/03/2006 - 00:00
 

Bancada feminina homenageia mulheres em Reunião de Plenário

Vereadoras, líderes camponesas, educadoras, prefeitas, uma capitã do Corpo de Bombeiros Militar e a eleitora mais idosa de Minas Gerais, que tem 104 anos, receberam a homenagem da Assembléia Legislativa, nesta quarta-feira (16/3/06), pelo Dia Internacional da Mulher. A solenidade, presidida pela deputada Lúcia Pacífico (PSDB), foi solicitada pela bancada feminina da ALMG e teve como tema "A mulher na política faz a diferença - Poder e respeito para valer as políticas públicas em defesa das mulheres". O Plenário e as galerias ficaram lotados durante a reunião.

Na abertura da reunião, a deputada Lúcia Pacífico leu uma mensagem do presidente Mauri Torres (PSDB), em que ele afirma que "um Brasil integrado, mais ético e solidário, respeitando todos os cidadãos, independentemente do gênero, tem que ser construído e lapidado. Maior representatividade na vida pública e mais prestígio econômico e social conquistados por suas mulheres tornarão este País mais justo e mais democrático."

Cada deputada escolheu duas mulheres para homenagear. "Hoje é dia de comemorar nossa coragem, nossa teimosia, nossa resistência, nossa ousadia", afirmou a deputada Jô Moraes (PCdoB). E acrescentou: "É dia de tirarmos da invisilibilidade essas mulheres batalhadoras." A senhora Olga Fiúza de Almeida foi homenageada por toda a bancada. Ela é a eleitora mais idosa do Estado e votou nas últimas eleições, quando tinha 102 anos.

A deputada Ana Maria Resende (PSDB) lembrou a luta do movimento feminista em décadas passadas, que abriu caminhos para que hoje as mulheres tenham mais liberdade e direitos garantidos. "A representação política feminina na Assembléia é de 10%. Precisamos ocupar mais esse espaço", afirmou a deputada Elisa Costa (PT). "A busca da mulher hoje é pela felicidade de sermos nós mesmas, de fazermos nossas escolhas", completou a deputada Cecília Ferramenta (PT).

Uma placa foi entregue a cada uma das homenageadas. Elas traziam os seguintes dizeres: "Na luta pela igualdade, muitas mulheres entregaram suas vidas e pagaram um alto preço por suas conquistas. As vitórias por elas alcançadas mostram que o reconhecimento dos direitos das mulheres é prova do seu valor e da sua importância para a sociedade. O Parlamento mineiro presta sua homenagem às mulheres, trabalhadoras, mães, guerreiras, cidadãs de Minas Gerais, e se faz parceiro na consolidação das políticas públicas em defesa dos direitos das mulheres".

Homenageadas se destacaram em suas comunidades

Foram homenageadas: pela deputada licenciada Elbe Brandão (PSDB), Diva de Andrade Viana (prefeita de Josenópolis) e Tatiana Ribeiro Lelis Almeida (vereadora em Brasília de Minas); pela deputada Ana Maria Resende, Vera Lúcia Serqueria Alves (atua em projeto de prevenção e recuperação de dependentes de álcool e outras drogas) e Maria da Conceição Mendonça (educadora que atua com crianças carentes); pela deputada Elisa Costa, a prefeita de Contagem Marília Campos, representada pela secretária adjunta de Saúde de Contagem, Maria Eliana Cardoso, e Marta Helena Rozeno (dirigente estadual do MST); pela deputada Jô Moraes, Valdirene Souza Dias Rocha (educadora rural em Itinga) e a capitã BM Daniela Lopes Rocha da Costa; pela deputada Cecília Ferramenta, Conceição Monteiro (vereadora de Coronel Fabriciano) e Elma Lopes Guidine (trabalha em projetos sociais, como os de conscientização política das mulheres); pela deputada Lúcia Pacífico, Lúcia de Macedo Poli (educadora) e Maria das Graças Reis Couto (vereadora de Nova Lima), pela deputada Maria Olívia (PSDB), Zélia Aparecida da Silva Furtado (coordena o serviço social de Lagoa da Prata) e Dalva Basílio Paulinelli (conselheira da Apae de Lagoa da Prata) e, pela deputada Maria Tereza Lara (PT), Tereza dos Santos Silva (trabalhadora rural) e Márcia de Souza Marques (fundadora da RCC em Betim).

Também participaram da homenagem o Conjunto de Câmara da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar, que interpretou o hino nacional; o grupo de dança das "Meninas de Sinhá" e o Coral do Movimento das Donas de Casa.

Mensagem - Antes da Reunião Ordinária do Plenário ser interrompida para a homenagem, foi lida mensagem do governador Aécio Neves encaminhando projeto de lei para ser apreciado pela ALMG. O projeto autoriza o Executivo a contratar com o Banco do Brasil operação de crédito até o limite de 6,25 bilhões de ienes, e ainda oferecer garantias para tal operação. Segundo a mensagem, a operação de crédito é destinada ao financiamento do Programa de Melhoria de Ligações e Acessos Rodoviários no Vale do Rio Doce, componente do Projeto Estruturador Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos municípios.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715