Audiências públicas e votações em Plenário marcam agenda da ALMG

A agenda da Assembléia Legislativa para a semana de 13 a 17 de março está movimentada, com a previsão de nove reuniõe...

10/03/2006 - 00:00
 

Audiências públicas e votações em Plenário marcam agenda da ALMG

A agenda da Assembléia Legislativa para a semana de 13 a 17 de março está movimentada, com a previsão de nove reuniões de comissões com convidados, além das reuniões deliberativas das comissões, de vários eventos e das reuniões de Plenário, onde devem entrar na pauta projetos importantes. Entre eles, estão os que tratam da redução do recesso parlamentar de 90 para 55 dias e proibição do pagamento por convocação extraordinária (PEC 67/04); reajuste dos salários do Ministério Público (PL 2.796/05); e autorização da Assembléia ao Executivo para oferecer garantias em operações de crédito em que sejam mutuárias a Cemig e suas subsidiárias (PL 2.357/05). Essas matérias foram analisadas pelas comissões da Assembléia na última semana e agora estão prontas para serem discutidas e votadas pelo Plenário em 1º turno.

Vetos - A Assembléia poderá apreciar ainda alguns dos oito vetos em tramitação, cujo prazo de análise termina no dia 21. Dos oito vetos, seis estão prontos para discussão e votação em Plenário. Apenas dois não foram analisados em comissão: o parcial à política de incentivo à cultura do bambu e o total à proposição que altera lei do IPVA e beneficia cooperativas que atuam no transporte escolar. Teve parecer pela rejeição o veto total à proposição que altera a lei que obriga o exame de fundo de olho em recém-nascidos. Tiveram pareceres pela manutenção os vetos parciais às proposições que abordam anistia de créditos tributários, política de incentivo ao biodiesel, Orçamento para 2006, carreiras do funcionalismo e alteração da lei de organização e divisão judiciárias.

Homenagens - Duas Reuniões Especiais de Plenário também estão marcadas para esta semana. Na segunda-feira (13/3/06), a Assembléia irá homenagear a Sociedade Mineira dos Engenheiros pelos seus 75 anos. A reunião será às 20 horas e atende a requerimento do deputado Fábio Avelar (PSC). Na quinta-feira (16), a Reunião Ordinária do Plenário, às 14 horas, será interrompida para a comemoração do Dia Internacional da Mulher. A iniciativa é da bancada feminina da ALMG.

Comissões têm pauta extensa

A semana nas comissões começa na segunda-feira (13), às 19 horas, com uma audiência pública para debater a situação dos direitos humanos no Estado. A reunião, solicitada pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, deputado Durval Ângelo (PT), será no Auditório. O debate contará com a presença de representantes de movimentos que atuam na área e autoridades. Na terça-feira (14), a mesma comissão realiza reunião reservada para apurar denúncias de possível prática de tortura contra seis jovens de Marilac, município do Leste de Minas Gerais. O requerimento também foi apresentado pelo deputado Durval Ângelo. A reunião será no Auditório, às 14 horas.

Na terça-feira, a Comissão de Participação Popular debate a aplicação de recursos do FGTS e do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para a construção e reforma de moradias para população carente urbana e para integrantes de assentamentos rurais. A audiência pública, solicitada pela deputada Maria Tereza Lara (PT), presidente da comissão, será às 14 horas, no Teatro.

Homenagem às mulheres - Dando seqüência ao debate realizado no Dia Internacional da Mulher (8), quando foi discutida a igualdade de gêneros, a Comissão de Direitos Humanos realiza nova audiência para discutir temas relacionados à mulher, também na terça-feira. A reunião será às 19 horas, no Auditório, quando a comissão discute "As transformações do papel da mulher na sociedade e a garantia de seus direitos". Na oportunidade haverá o lançamento do livro "Entre elas...Quando tudo acontece", da escritora Regina Lanna. O requerimento da audiência foi apresentado pelo deputado Durval Ângelo.

Ainda na terça, às 9h30, a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais vai debater os projetos de recuperação do rio das Velhas. Transformar o trecho do rio que passa pela RMBH em um leito navegável e limpo a ponto de ser possível pescar e nadar ali é o desafio proposto pelo Projeto Manuelzão que, em março de 2004, recebeu oficialmente o apoio do governo do Estado. O governador Aécio Neves assumiu a Meta 2010 como compromisso de governo e assinou um documento se comprometendo com o objetivo do Projeto Manuelzão.

Em dezembro daquele ano o Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia do Rio das Velhas foi aprovado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH-Velhas). Foi montado então um grupo técnico de trabalho, formado por profissionais de diversos órgãos estaduais e do Projeto Manuelzão, encarregado de traçar diretrizes de orientação para o Plano. Agora, a comissão da Assembléia Legislativa quer saber como está o andamento dos trabalhos. A audiência será no Auditório da ALMG. O requerimento para a reunião é assinado pelos deputados Laudelino Augusto (PT), presidente da comissão, e Doutor Ronaldo (PDT), vice.

A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembléia Legislativa realiza, na terça-feira, às 14h30, uma reunião com convidados para conhecer os critérios de funcionamento do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR/MG). A audiência será no Plenarinho III, e foi solicitada pela deputada Elisa Costa (PT). Segundo informações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, o governo do Estado receberá, em 2006, US$ 205 milhões do Banco Mundial, sendo US$ 35 milhões para o PCPR, que deverá ser executado pelo Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene).

Epidemia de dengue no Triângulo preocupa deputados

A Comissão de Saúde da ALMG debate, na quarta-feira (15), a epidemia de dengue que atinge o Triângulo Mineiro. A cidade de Uberaba registrou, somente em janeiro e fevereiro deste ano, 730 casos da doença. Para se ter uma idéia, durante todo o ano de 2002 foram apenas 70 registros. A informação é do deputado Fahim Sawan (PSDB), que, preocupado com a situação, solicitou a audiência que deverá reunir autoridades federais, estaduais e municipais, às 9h15, no Auditório da Assembléia.

Outras duas audiências integram a pauta das comissões na quarta-feira. A Comissão de Direitos Humanos realiza reunião fechada às 9 horas, no Plenarinho I, para ouvir vítimas e testemunhas de violações de direitos humanos praticados por agentes públicos. O requerimento é do deputado Durval Ângelo (PT). A outra reunião prevista é da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial, que será na Câmara Municipal de Santos Dumont, Zona da Mata, às 14 horas. Na audiência será debatido o Programa para Desenvolvimento da Bacia Leiteira de Santos Dumont (Pró-Leite), que tem o objetivo de desenvolver a pecuária naquele município, aumentar a eficiência das fazendas e melhorar a vida das comunidades rurais. A reunião acontece a requerimento do deputado Edson Rezende (PT).

Na quinta-feira (16), a Comissão de Direitos Humanos fará uma visita à cadeia pública de Manhumirim.

Eventos - Na quarta-feira (15), às 8 horas, uma palestra sobre o Índice Mineiro de Responsabilidade Social será realizada no Teatro da Assembléia. A palestra, de iniciativa da Seplag, Fundação João Pinheiro e ALMG é voltada para servidores, deputados e seus assessores. Às 10 horas do mesmo dia, será inaugurada a Delegacia de Polícia de Defesa do Consumidor na sede do Procon Assembléia (Rua Curitiba, 2002 - Lourdes).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715