Projeto responsabiliza empresa por lavagem de uniformes

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (8/3/06), parec...

08/03/2006 - 00:00
 

Projeto responsabiliza empresa por lavagem de uniformes

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (8/3/06), parecer de 1º turno ao Projeto de Lei 2.565/05, de autoria do deputado João Leite (PSDB). O projeto estabelece regras para lavagem do uniforme dos funcionários de empresas que utilizam em seu processo produtivo substâncias nocivas ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores. O relator, deputado Doutor Ronaldo (PDT), opinou pela aprovação na forma do substitutivo nº 1, que ele apresentou. De acordo com o substitutivo, o assunto deve ser tratado alterando o Código de Saúde (Lei 13.317/1999), através do acréscimo do inciso XVI, que define o que é nocivo com relação ao meio ambiente e à saúde do trabalhador, e quais as obrigações das empresas.

Rompimento de barragem em Miraí

Foram aprovados também quatro requerimentos, solicitando a realização de audiências públicas para debater o rompimento da barragem de rejeitos da empresa Rio Pomba Mineração Ltda, ocorrido no dia 1º de março, no município de Miraí, na Zona da Mata. Um dos autores dos requerimentos, o deputado Adalclever Lopes (PMDB), solicita também que sejam apuradas as implicações judiciais para o Estado de Minas Gerais e para a empresa em virtude do desabastecimento do município de Laje do Muriaé (RJ); a concessão de licenciamento para exploração de bauxita na região; o cumprimento por parte da Secretaria Municipal de Administração e Planejamento (Semad) e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) das audiências públicas municipais definidas, em 2005, com a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais.

O segundo requerimento, de autoria dos deputados Laudelino Augusto (PT), Padre João (PT) e André Quintão (PT), solicita visita de reconhecimento à área atingida pelo rompimento da barragem. Outro requerimento, de autoria do deputado André Quintão, pede a realização urgente de uma audiência pública na cidade de Muriaé, para avaliar os impactos para a região. Um último requerimento, dos deputados Padre João e Laudelino Augusto, solicita a realização de reunião conjunta das Comissões de Política Agropecuária e Agroindustrial e de Meio Ambiente e Recursos Naturais, no município de Miraí, para debater o assunto e encaminhar soluções.

Foi aprovado também o requerimento 6.072/06, em turno único, de autoria dos deputados Fábio Avelar (PSC) e Alberto Pinto Coelho (PP), solicitando que seja encaminhada ao governador Aécio Neves a indicação para concessão da cidadania honorária de Minas Gerais ao presidente da Copasa, Márcio Augusto Vasconcelos Nunes.

Presenças - Deputados Laudelino Augusto (PT), presidente; Doutor Ronaldo (PDT), vice; João Leite (PSDB) e Sávio Souza Cruz (PMDB).

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715