Criação da APA Vargem das Flores é tema de reunião em Contagem

A criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Vargem das Flores, entre os municípios de Betim e Contagem é o...

03/03/2006 - 00:00
 

Criação da APA Vargem das Flores é tema de reunião em Contagem

A criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Vargem das Flores, entre os municípios de Betim e Contagem é o tema da reunião que a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Assembléia promove na próxima terça-feira (7/3/06), às 9h30, em Contagem. Atendendo a requerimento de seu presidente, deputado Laudelino Augusto (PT), a comissão vai debater em audiência pública com convidados o Projeto de Lei 48/03, do deputado Rogério Correia (PT), que cria essa APA. A reunião será realizada no Centro Cultural Francisco de Mattos Filho (Casa Azul), na rua Doutor Cassiano, 140, Centro de Contagem.

Foram convidados para a audiência a prefeita e o presidente da Câmara Municipal de Contagem, Marília Campos e Arnaldo Luiz de Oliveira; o prefeito de Betim Carlaile Pedrosa e o presidente da Câmara Municipal daquela cidade, Rômulo Veneroso; o secretário de Meio Ambiente e presidente do Codema de Contagem, Wanyr Notim Pereira Filho; a presidente do Codema de Betim, Cleide Pedrosa; o presidente da Copasa, Márcio Augusto Vasconcelos Nunes; e o diretor-geral do IEF, Humberto Candeias Cavalcanti.

Poluição - Segundo informações do gabinete de Rogério Correia, a região abriga uma lagoa da Copasa, que está sendo assoreada e poluída com esgoto doméstico. A Vargem das Flores vem sofrendo com o desmatamento e o uso inadequado de áreas no seu entorno ou ao longo dos córregos que lá deságuam. Ainda de acordo com o gabinete, caso não sejam adotadas, rapidamente, medidas de proteção ambiental, esse grande manancial irá tornar-se tão poluído que suas águas não mais poderão ser utilizadas para abastecimento público nem para outras finalidades, como lazer e prática de esportes.

Pelo projeto, a instituição da APA da Vargem das Flores irá garantir a proteção e a conservação dos recursos hídricos afluentes desse reservatório. Atualmente, a lagoa é responsável por 15% da água consumida na Região Metropolitana de Belo Horizonte, abastecendo cerca de 700 mil famílias e um grande número de escolas, hospitais, indústrias e estabelecimentos comerciais e de serviços. 55% de sua área fica em Contagem e 45% em Betim.

Na Assembléia, o PL 48/03 já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça, em 2003. Também nesse ano, a degradação da lagoa foi tema de uma audiência pública da Comissão de Meio Ambiente em Contagem.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715