Empresas terão de informar sobre produtos perigosos à saúde

O Plenário da Assembléia Legislativa aprovou, durante a Reunião Ordinária desta quinta-feira (2/3/06), quatro projeto...

02/03/2006 - 00:00
 

Empresas terão de informar sobre produtos perigosos à saúde

O Plenário da Assembléia Legislativa aprovou, durante a Reunião Ordinária desta quinta-feira (2/3/06), quatro projetos de lei (PLs) em segundo turno e um em primeiro turno. Foram lidos ainda quatro mensagens do governador Aécio Neves e um ofício do presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Eduardo Carone Costa, encaminhando projetos de lei, além de um ofício do governador comunicando sua ausência do País até o dia 13 de março.

O PL 1.760/04, da deputada Ana Maria Resende (PSDB), foi aprovado com a emenda nº 1, apresentada em 2º turno pela Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte. A proposição determina que, caso surja a informação de que algum produto ou serviço representa perigo para a população, seus fornecedores deverão comunicar o fato imediatamente às autoridades e publicar essa informação em veículos de comunicação de grande circulação no prazo de 24 horas. Os responsáveis pelos produtos ou serviços perigosos deverão informar sobre o tipo de problema verificado, as possíveis conseqüências em caso de consumo do produto, as providências que os consumidores devem tomar em caso de problemas, a previsão de troca do produto ou reembolso do valor pago e o número de um telefone gratuito para esclarecimento dos clientes. A emenda nº 1 suprime o artigo 2º da proposição, que obrigava o poder público estadual a informar sobre a periculosidade de produtos ou serviços, sempre que tivesse conhecimento do fato.

Os outros três projetos aprovados em segundo turno tratam de doação de imóveis. O PL 1.877/04, do governador, cede um terreno de 10 mil metros quadrados ao município de Sabinópolis. O PL 2.534/05, do deputado Marlos Fernandes (PPS), autoriza a doação de um terreno de 2.400 metros quadrados à cidade de Simão Pereira. E o PL 2.756/05, do governador, permite que em um terreno de cerca de 23,5 mil metros quadrados, doado a Sete Lagoas, sejam construídas uma praça de esportes e a sede da Câmara Municipal.

Em primeiro turno foi aprovado o PL 133/03, do deputado Carlos Pimenta (PDT), que impede a fixação de limite máximo de idade para a realização de concursos públicos quando não se tratar de cargos cujas atribuições exijam desempenho de atividades predominantemente físicas.

Mensagens - A Presidência leu o Ofício 23/06, enviado pelo governador Aécio Neves, comunicando sua ausência do País no período de 1º a 13 de março para tratar de assuntos particulares. Quanto a este assunto, o deputado Rogério Correia (PT) apresentou um requerimento para que a Mesa Diretora encaminhe ao Plenário um projeto de resolução (PRE) que regularize a ausência do governador. Correia citou a Constituição do Estado e o Regimento Interno da Assembléia, segundo os quais "compete privativamente à Assembléia Legislativa conceder licença ao governador para interromper o exercício de suas funções."

Outras três mensagens do governador foram lidas em Plenário: a MSG 507/06 encaminha projeto de lei concedendo regime de tributação especial para a empresa Varig Logística S/A; a MSG 508/06 muda o nome de uma escola em Grão Mogol; a MSG 509/06 trata da doação de um imóvel ao município de Itanhandu; e a MSG 510/06 encaminha projeto criando um abono para que policiais comprem fardas para o exercício de suas funções.

A Presidência leu ainda o Ofício 40/06, do presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCMG), Eduardo Carone Costa, encaminhando um projeto de lei que reajusta em 28,7% os salários dos servidores daquele órgão.

Comunicações - Foram designados em Plenário os integrantes da Comissão Especial para emitir parecer sobre a indicação dos nomes de Oto Néri Borges, Avani Avelar Xavier Lanza, Arminda Rosa Rodrigues da Matta Machado, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben, Francisco César Sá Barreto e Faical David Freire Chequer para comporem o Conselho Estadual de Educação. Pelo Bloco Parlamentar Social Progressista (BPSP) foram nomeados como efetivos o deputado Dilzon Melo (PTB) e a deputada Ana Maria Resende (PSDB) e, como suplentes, Paulo César (PDT) e Lúcia Pacífico (PSDB). Pelo Bloco PT/PCdoB, Weliton Prado (efetivo) e Ricardo Duarte (suplente). Pelo PMDB, Adalclever Lopes (efetivo) e Leonardo Quintão (suplente). E pelo PFL, Doutor Viana (efetivo) e Leonardo Moreira (suplente). A Presidência leu ainda comunicação do deputado Dilzon Melo, informando sua indicação para líder do BPSP.

Foram deferidos três requerimentos: da deputada Cecília Ferramenta (PT), solicitando a retirada de tramitação do PL 1.370/04; da deputada Ana Maria Resende e outras, pedindo que a primeira parte da Reunião Ordinária de 16 de março seja destinada à comemoração do Dia Internacional da Mulher; e do deputado Paulo Piau (PPS) e outros, solicitando a convocação de uma reunião especial para comemorar os 75 anos de fundação da Associação de Professores Públicos de Minas Gerais (APPMG) e os 18 anos da Federação das Associações de Pais e Alunos das Escolas Públicas de Minas Gerais (Fapaemg). O Plenário aprovou ainda requerimento da Comissão de Saúde, no qual pede que o secretário Municipal de Saúde de Uberaba preste informações sobre as medidas de combate à dengue adotadas em 2005, principalmente com relação à campanha do Ministério da Saúde iniciada em novembro do ano passado.

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715