Nova ferramenta facilita pesquisa de normas na internet

A página da Assembléia Legislativa de Minas Gerais na internet oferecerá mais uma ferramenta para facilitar a consult...

02/03/2006 - 00:00
 

Nova ferramenta facilita pesquisa de normas na internet

A página da Assembléia Legislativa de Minas Gerais na internet oferecerá mais uma ferramenta para facilitar a consulta a bancos de dados de tramitação de projetos e de legislação mineira. É o Thesaurus - vocabulário controlado utilizado por bibliotecas e centros de documentação para a indexação e classificação de documentos, eliminando a ambigüidade na descrição dos conceitos. O Thesaurus estará disponível a partir desta segunda-feira (6/3/06), como opção no menu - Biblioteca e Arquivo/Thesaurus ou associado às consultas Atividade Parlamentar/Tramitação de Projetos e Legislação.

Acionando o Thesaurus nas pesquisas aos bancos de dados, o internauta terá a garantia de recuperar documentos com sinônimos dos termos indicados. Por exemplo: ao pesquisar ALEMG - um termo não autorizado -, se o internauta acionar o Thesaurus vai recuperar também os documentos que contenham a sigla ALMG - que é o termo autorizado. Caso contrário, o sistema vai recuperar apenas os documentos com a sigla ALEMG.

Histórico - O Thesaurus da Assembléia Legislativa foi elaborado e é mantido pela Gerência de Referência Legislativa da Gerência-Geral de Documentação e Informação (GDI), com o apoio da Gerência-Geral de Sistemas de Informações (GSI). Ele é utilizado para a indexação de textos de normas jurídicas e de proposições legislativas, documentos que compõem as bases de dados institucionais Normas Jurídicas de Minas Gerais (NJMG) e Matérias em Tramitação (Mate). Atualmente, é usado também por bibliotecas e centros de documentação e informação de diversos órgãos públicos de outros Poderes do Estado, tornando-se referência na área de indexação de normas jurídicas.

O Thesaurus surgiu em 1982, quando foi criada a base de dados NJMG utilizando-se o Thesaurus do Senado Federal para o controle de linguagem. No entanto, devido à carência de termos específicos constantes na legislação mineira e nas proposições legislativas, paralelamente à utilização do instrumento, fez-se necessário o desenvolvimento do Índice Controlado de Minas Gerais (ICMG). No ano 2002, visando solucionar os problemas apresentados, iniciou-se a fusão do Thesaurus do Senado Federal com o Índice Controlado de Minas Gerais (ICMG), dando origem ao Thesaurus da Assembléia Legislativa. Em 2003, na comemoração do 111º aniversário da Biblioteca da Casa, houve o lançamento da primeira edição em versão impressa.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715