Direitos Humanos pede solução para assassinato em Caeté

Seis requerimentos foram aprovados pela Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, nesta quarta-feira (1...

15/02/2006 - 01:01
 

Direitos Humanos pede solução para assassinato em Caeté

Seis requerimentos foram aprovados pela Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, nesta quarta-feira (15/2/06), na primeira reunião do ano dessa comissão. Entre eles, está o que pede uma audiência pública para debater problemas decorrentes dos depósitos de lixo tóxico em Inconfidentes e Itaúna, de autoria dos deputados Durval Ângelo (PT) e Paulo Cesar (PDT). Além disso, os deputados ouviram o depoimento da estudante de Caeté, Maria Emília Nogueira, que reclama da morosidade da Justiça local em decretar a prisão do acusado de assassinato de seu pai, Raimundo Emílio Pinto, ocorrido em abril do ano passado.

A estudante pediu a ajuda da comissão, para que o inquérito policial sobre o caso, que já está com a juíza Raquel Bering, tenha andamento. Ela explicou aos deputados que, em abril do ano passado, seu pai foi assassinado na porta de casa, e ela sofreu uma tentativa de homicídio, pelo vizinho, Odil Aleme. Mas que não foi decretada a prisão do suposto assassino, apesar das inúmeras testemunhas do fato. A estudante informou que as desavenças entre os vizinhos já vinham acontecendo há mais de dois anos.

Requerimentos aprovados

Em relação ao depoimento da estudante Maria Emília, os deputados aprovaram dois requerimentos do deputado Durval Ângelo (PT), que encaminham ofícios à Promotoria de Justiça de Caeté e à juíza da 2ª Vara Criminal da mesma cidade, Raquel Bering, reiterando o pedido de prisão preventiva de Odil Aleme, em virtude de sua confissão de crime de homicídio contra Raimundo Emílio Pinto e de tentativa de homicídio contra Maria Emília Nogueira Pinto.

Dos deputados Durval Ângelo e Paulo Cesar (PDT) foram aprovados os seguintes requerimentos: solicitando que a reunião ordinária da Comissão de Direitos Humanos do dia 13 de março seja realizada no auditório da Escola do Legislativo, para um debate sobre os direitos humanos no Estado; que seja enviada manifestação de congratulações ao padre Wolfgang Gruen, pela concessão do título de Doutor Honoris Causa, da Universidade Salesiana de Roma; e que seja efetuado o lançamento do livro "Entre elas... Quando tudo acontece", de Regina Lanna, no dia 14 de março, às 19 horas.

Presenças: Deputados Durval Ângelo (PT), presidente; Paulo Cesar (PDT) e Doutor Ronaldo (PDT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715