Plenário tem pauta repleta de projetos importantes nesta semana

Redução de impostos, regulamentação das regiões metropolitanas, reorganização judiciária, tabelas salariais do funcio...

09/12/2005 - 01:00
 

Plenário tem pauta repleta de projetos importantes nesta semana

Redução de impostos, regulamentação das regiões metropolitanas, reorganização judiciária, tabelas salariais do funcionalismo público. Estes são alguns temas complexos e assuntos de projetos importantes que o Plenário da Assembléia Legislativa deve discutir e votar ainda neste ano. O Plenário já tem Reunião Extraordinária convocada para esta segunda-feira (12/12/05), cuja pauta tem 33 projetos para serem analisados pelos deputados. Para entrar em recesso, o Legislativo estadual tem ainda que votar o Orçamento do Estado para 2006 (Projeto de Lei 2.687/05, do governador) e a revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PL 2.688/05, também do Executivo).

Antes de votar essa extensa lista de projetos, no entanto, o Plenário precisa analisar dois vetos que estão sobrestando a pauta. O Veto Parcial à Proposição de Lei 16.664 incide sobre artigo que permitiria a transferência das permissões de exploração do serviço de táxi metropolitano sem a realização de nova licitação. Já o Veto Parcial à Proposição 16.682 visa impedir a obrigatoriedade de disponibilidade de aparelho desfibrilador cardíaco em estações rodoviárias e ferroviárias, portos, aeroportos, centros comerciais, estádios, ginásios, academias de ginástica, hotéis, clubes e locais de trabalho com circulação média superior a 1.500 pessoas. O governador também vetou a exigência do aparelho em trens, metrôs, aviões e navios com capacidade superior a cem passageiros.

Entre os projetos que devem ser votados ainda este ano, um dos que gera maior expectativa é o PL 1.991/04, do governador, que concede redução do ICMS incidente sobre cerca de 150 produtos. Entre esses produtos, estão material escolar, materiais de construção, produtos de higiene e artigos da cesta básica. O parecer de 2o turno estende os incentivos fiscais para materiais de limpeza, produtos químicos, pneumáticos e farmacêuticos. Também concede tratamento tributário diferenciado para cooperativas de leite e impõe um limitador para as multas cobradas de contribuintes inadimplentes com o fisco estadual.

Despertam interesse dos servidores estaduais outros três projetos do governador em pauta no Plenário. O PL 2.757/05 contém as tabelas salariais de 86 carreiras do Executivo. Já o PL 2.812/05 concede reajuste de 10% para policiais civis e militares, bombeiros e agentes de segurança penitenciário e sócio-educativo. Os dois projetos tramitam em regime de urgência. O PL 2.504/05, por sua vez, institui verba indenizatória para os procuradores lotados na Advocacia Regional do Estado em Brasília.

Projetos de interesse do Executivo

Vários outros projetos em pauta dizem respeito à estrutura administrativa do Estado. O Projeto de Lei Complementar (PLC) 72/05, do Tribunal de Justiça, contém a nova organização do Poder Judiciário estadual. De autoria do governador, o PLC 68/05 inclui entre as atribuições da Advocacia-Geral do Estado (AGE) a representação judicial de titulares e membros dos três poderes. Já o PL 1.951/04, também do governador, altera as estruturas dos órgãos ambientais do Estado: Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam).

Outros projetos de interesse do Executivo são os PLs 2.683/05 e 2.684/05. O primeiro cria o Fundo de Incentivo ao Desenvolvimento (Findes), para financiar programas de expansão do parque industrial mineiro, com recursos dos fundos de Incentivo à Industrialização (Find), de Desenvolvimento Minero-Metalúrgico (FDMM) e de Desenvolvimento de Indústrias Estratégicas (Fundiest). Já o segundo altera os limites para enquadramento de contribuintes autônomos como beneficiários do programa Simples Minas. Também há o PL 2.028/05, que dispõe sobre a Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.

Projetos relativos ao meio ambiente

Questões relativas ao meio ambiente são tratadas em quatro projetos em pauta no Plenário. O PL 1.408/04, do deputado Gustavo Valadares (PFL), tem como objetivo regulamentar a produção e utilização de biodiesel no Estado. Já o PL 1.924/04, do deputado Ricardo Duarte (PT), visa assegurar o livre acesso da população às informações básicas sobre meio ambiente por meio de um Sistema de Informações Ambientais a ser criado pelo Executivo. O PL 1.369/04, por sua vez, do deputado Adalclever Lopes (PMDB), pretende mudar regras para aplicação de multas para quem descumprir a legislação ambiental. E o PL 2.266/05, da deputada Lúcia Pacífico (PSDB), cria a Estação Ecológica do Cercadinho, que visa proteger nascentes de mananciais que abastecem Belo Horizonte.

Regiões metropolitanas - O Plenário também vai ter que analisar três projetos de autoria do deputado Roberto Carvalho (PT) que serão o novo marco regulatório das regiões metropolitanas do Estado. O PLC 65/05 traz as novas regras para a criação e gestão de regiões metropolitanas. E os PLCs 66/05 e 67/05 tratam da organização das regiões metropolitanas de Belo Horizonte e do Vale do Aço, respectivamente.

Crédito suplementar - Quatro projetos na pauta do Plenário referem-se à abertura de créditos suplementares em favor de diversos órgãos estaduais. São eles os PLs 2.775/05 (em favor do Tribunal de Justiça), 2.776/05 (para o Tribunal de Justiça Militar), 2.777/05 (em benefício do Ministério Público) e 2.785/05 (para o Tribunal de Contas).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715