Conferência de Cultura elege 30 delegados e prioridades do setor

Depois de uma plenária final que começou de manhã e se estendeu até o meio da tarde, foi concluída nesta quarta-feira...

30/11/2005 - 01:00
 

Conferência de Cultura elege 30 delegados e prioridades do setor

Depois de uma plenária final que começou de manhã e se estendeu até o meio da tarde, foi concluída nesta quarta-feira (30/11/05), na Assembléia, a 1ª Conferência Estadual de Cultura. Destinada a definir as propostas de Minas para o evento nacional que acontece em dezembro, em Brasília, a conferência foi o momento de eleger também os 30 delegados, com respectivos suplentes, que defenderão as sugestões do Estado e da sociedade para as políticas públicas do setor. Em Brasília, será aprovada uma proposta para a formação do Sistema Nacional de Cultura. A plenária final priorizou 15 entre várias diretrizes aprovadas, sendo três de cada um dos cinco grupos de trabalho. Iniciada na segunda-feira (28), a conferência contou com cerca de 500 pessoas, entre representantes da sociedade civil, dos diferentes níveis de governo e do mundo político e cultural. Dos 853 municípios mineiros, 232 promoveram conferências antes da etapa estadual.

Do Grupo V, que abordou o tema "Comunicação é cultura", saíram as duas diretrizes priorizadas que tiveram mais votos na plenária final, coordenada pelo deputado Domingos Sávio (PSDB). São elas: fomentar a criação de redes de cultura e comunicação comunitária (329 votos) e assegurar a gestão compartilhada, entre governo e sociedade civil, da outorga e do funcionamento de canais de radiodifusão e dos novos meios originados dos processos de convergência digital (323 votos). Cada diretriz se desdobrou, no documento final aprovado, em muitos encaminhamentos ou ações propostas. Várias diretrizes, listadas nos grupos de trabalho, trataram da formação e da capacitação dos gestores e dos trabalhadores da área cultural.

Entre as ações referentes às duas diretrizes do Grupo V mencionadas, estão: criar canais populares de comunicação direta com o público, como rádio e TV comunitárias, sites, jornais e boletins, de abrangência regional; estimular o desenvolvimento de cooperativas e associações culturais e de comunicação; democratizar a concessão e renovação de outorga de canais de rádio e televisão; garantir, com a participação da sociedade civil, o controle social (com fiscalização por meio de conselhos) sobre as concessões e o cumprimento do interesse público dos meios de comunicação de massa; fortalecer o Conselho Nacional de Comunicação, a fim de controlar a influência do poder econômico no setor; assegurar o compartilhamento do uso dos novos canais que serão implantados com a adoção dos sistemas digital de rádio e televisão.

Propostas dos demais grupos

Outras diretrizes priorizadas que tiveram amplo apoio foram:

Grupo I ("Gestão pública da cultura")

* Investir e criar programas de formação e capacitação de gestores e trabalhadores da área cultural (240 votos)

* Criar mecanismos e programas abrangentes de democratização do acesso aos bens culturais e criar mecanismos amplos, democráticos e acessíveis de difusão para a área cultural (222 votos)

Grupo II ("Cultura é direito e cidadania")

* Valorização das manifestações culturais de todos os segmentos da sociedade, respeitando-se a diversidade cultural e a pluralidade das origens étnico-culturais dos agentes sociais (246 votos)

* Desconcentração das ações e dos equipamentos culturais, de forma a promover a valorização da produção cultural das comunidades locais, o intercâmbio e a interiorização da política cultural (246 votos)

Grupo III ("Economia da cultura")

* Apoiar e estimular a criação e a implementação de fundos de apoio à cultura em âmbito municipal, estadual e federal; diversificar as alternativas de financiamentos e instituir mecanismos de fiscalização sobre a aplicação dos recursos públicos na área da cultura (272 votos)

* Instituir uma política tributária diferenciada para empreendedores culturais e atividades artístico-culturais, a partir da redução de impostos e isenções gerais, estabelecendo vinculações e/ou reservas orçamentárias e tributárias (276 votos)

Grupo IV ("Patrimônio cultural")

* Garantir o financiamento das políticas de patrimônio nas três esferas de governo (282 votos)

* Criar mecanismos efetivos para a identificação, a documentação e a preservação do patrimônio cultural de natureza material e imaterial e garantir o exercício dos direitos civis e culturais dos diversos segmentos da população (308 votos)

Formatação - Ficou definido, ao final do evento, que a comissão organizadora (formada pela Secretaria de Estado da Cultura, Assembléia e entidades da sociedade civil) e os coordenadores dos grupos de trabalho vão aprimorar a redação das ações propostas. Nesse trabalho, serão respeitadas as diretrizes aprovadas e incorporadas outras sugestões apresentadas na plenária. O documento da 1ª Conferência Estadual de Cultura precisa de ser finalizado até esta sexta-feira (2/12/05) para ser, então, encaminhado a Brasília. No encerramento da conferência, o deputado Weliton Prado (PT) destacou o empenho do deputado Domingos Sávio, em parceria com o bloco PT/PCdoB, para a criação da Comissão de Cultura da Assembléia de Minas, instalada este ano.

Polêmicas - Entre as polêmicas que marcaram a reunião, uma aconteceu logo no início dos trabalhos. Alguns participantes questionaram um dos critérios definidos para eleição dos delegados, que é a participação por macrorregião de planejamento, mas a proposta foi aprovada por ampla maioria. Quanto ao número de delegados, que também gerou debates, o deputado Domingos Sávio explicou que aquela era uma regra prevista no regulamento da conferência nacional. Desta forma, os delegados da sociedade civil ficaram assim distribuídos: Alto Paranaíba (1), Central (3), Centro-Oeste (2), Doce (3), Jequitinhonha/Mucuri (2), Mata (3), Noroeste (1), Norte (3), Região Metropolitana de Belo Horizonte (6), Sul (4), Triângulo (2). Seis delegados da área governamental também estarão em Brasília, sendo dois da Secretaria de Estado da Cultura, um da Assembléia e três eleitos entre os delegados do poder público municipal.

Outra polêmica ocorreu no momento em que foi votada uma moção de repúdio à comissão organizadora da conferência, tendo em vista, segundo os participantes que a apresentaram: a não-observância dos horários programados para os trabalhos, a insuficiência do tempo destinados aos debates, a inadequação do espaço escolhido para os trabalhos de grupo e a ausência de momentos para confraternização e para apresentações culturais. Depois de duas votações e muitos debates, chegou-se ao número de 108 pessoas votando a favor da moção e 102 votando contra.

Outras moções aprovadas

Outras moções aprovadas na plenária final trataram dos seguintes assuntos:

* Solicitação ao presidente da Assembléia, deputado Mauri Torres (PSDB), para que seja instituído um calendário de cursos, encontros e seminários para capacitação de produtores e gestores culturais, na Escola do Legislativo, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. O objetivo é preparar o segmento para o desempenho das atividades de cultura, como elaboração de projetos, participação qualificada em conselhos, difusão de informações e conhecimento da legislação do setor.

* Solicitação à Secretaria de Estado da Cultura e à Assembléia para que garantam uma maior participação de Minas na Conferência Nacional de Cultura, viabilizando as viagens daqueles que não foram eleitos delegados.

* Apoio ao resgate dos calangos em Minas.

Presenças - Compuseram a Mesa dos trabalhos, coordenada pelo deputado Domingos Sávio (PSDB), os deputados André Quintão (PT), Fábio Avelar (PSC) e Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), ainda pela manhã, bem como Silvana de Castro Pessoa, que representou a secretária de Estado da Cultura, Eleonora Santa Rosa.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715