Plínio Arruda Sampaio faz depoimento inédito à TV Assembléia

O programa Memória & Poder , da TV Assembléia, apresenta esta semana o depoimento de vida inédito do paulista Plínio ...

18/11/2005 - 01:00
 
 

Plínio Arruda Sampaio faz depoimento inédito à TV Assembléia

O programa Memória & Poder , da TV Assembléia, apresenta esta semana o depoimento de vida inédito do paulista Plínio de Arruda Sampaio. Nascido em 1930, Plínio foi fortemente influenciado pelo movimento conhecido como Ação Católica. Após dar início à sua carreira como promotor público no interior de São Paulo, Plínio acaba por se juntar ao pai na Secretaria de Segurança Pública do governador Jânio Quadros e, posteriormente, vem a ocupar a sub-chefia da Casa Civil do governador Carvalho Pinto.

O programa Memória & Poder com o depoimento inédito e exclusivo Plínio Arruda vai ao ar neste sábado (19/11/2005) às 20 horas. As reprises serão no domingo, dia 20 (15h30), segunda-feira, dia 21 (0h30), quarta-feira, dia 23 (21 horas) e quinta-feira, dia 24, ao meio-dia. A TV Assembléia é sintonizada no canal 11 da tv a cabo.

Já francamente dedicado à política na década de 60, Plínio de Arruda Sampaio irá ingressar no Partido Democrata Cristão, representando junto com Franco Montoro, a corrente que veio a ser conhecida como Terceira Via. Deputado federal em 1962, na base de apoio ao presidente João Goulart, Plínio é forçado ao exílio no Chile após o golpe militar de 64. Regressando ao Brasil em 1976, Plínio será um dos redatores do estatuto do Partido dos Trabalhadores, fundado em 1981. Figura chave na criação do PT, foi deputado federal constituinte em 1987, disputou várias eleições pela sigla (entre elas, o governo de São Paulo) e foi um dos coordenadores da campanha de Lula à presidência da República em 1989. Plínio de Arruda Sampaio representa uma das correntes dentro do Partido dos Trabalhadores que antagoniza com o chamado Campo Majoritário.

Programa Memória & Poder

O programa Memória & Poder, no ar há quatro anos, é uma realização da TV Assembléia. Já com mais de oitenta depoimentos colhidos, o programa pretende constituir um acervo documental em vídeo a partir da memória viva da sociedade. Através de depoimentos de vida, estabelece a relação entre a trajetória de vida do entrevistado e a história, com ênfase nas estruturas de poder.

A cada quinze dias, uma entrevista inédita é exibida. Várias personalidades já passaram pelas lentes do Memória & Poder, entre elas Aureliano Chaves, Jarbas Passarinho, Rondon Pacheco, Hindemburgo Diniz, Dimas Perrin, Oscar Dias Correa, Zé Maria Rabelo, Carlos Heitor Cony, Mino Carta, Dídimo Paiva, Ancelmo Goes, Guy de Almeida, Elvécio Guimarães, Jota Dangelo, Yara Tupynambá, Álvaro Apocalypse, Nani, Leonardo Boff, Dom Luciano Mendes e Marina Colassanti.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715