Relação entre consumo de drogas e violência é tema de reunião

A relação entre consumo de álcool, violência doméstica e no trânsito e ainda a normatização e o financiamento do trat...

18/11/2005 - 01:00
 

Relação entre consumo de drogas e violência é tema de reunião

A relação entre consumo de álcool, violência doméstica e no trânsito e ainda a normatização e o financiamento do tratamento público para os dependentes de drogas será debatido em audiência pública da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa nesta quarta-feira (23/11/05). A reunião, solicitada pelo deputado Fahim Sawan e pela deputada Ana Maria Resende, ambos do PSDB, será às 9h15, no Plenarinho I. Segundo a deputada, o consumo de bebidas alcóolicas é o principal fator de redução da vida saudável do brasileiro. "O álcool desencadeia complicações sociais, físicas e mentais e quem já tem um tipo de comportamento mais agressivo, seja por influência genética ou formação social, pode se envolver com mais freqüência em confusões quando está alcoolizado", defende Ana Maria Resende.

O deputado Fahim Sawan espera que a audiência aponte caminhos para que a Assembléia possa contribuir para a qualidade do atendimento da população que sofre com o grave problema da dependência das drogas.

Segundo a justificativa do requerimento solicitando a reunião, pesquisas revelam que o alcoolismo é um dos principais fatores associados a atos de violência doméstica. Entre os casos estudados, 70% dos parceiros costumam ingerir bebidas alcoólicas e só 11% são usuários de drogas. No Brasil, a cada ano ocorrem cerca de 29 mil mortes no trânsito por causa do álcool e os jovens são os mais atingidos.

Convidados - Foram convidados para a audiência o ministro da Saúde, Saraiva Felipe; os secretários de Estado de Defesa Social, Antônio Augusto Anastasia; e Antidrogas, Cloves Eduardo Benevides; a coordenadora de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Maria Leonor Abasse; a consultora de Causas Externas da SES, Mônica Brito; o perito especialista em trânsito, Paulo Ademar; o presidente do Conselho Estadual Antidrogas, Aloísio Andrade; e cirurgião-geral do Hospital João XXIII, João Batista Rodrigues Júnior.

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715