Interiorização de seminário sobre lixões é concluída no Triângulo

A etapa de interiorização do Seminário Legislativo "Lixo e cidadania - políticas públicas para uma sociedade sustentá...

28/10/2005 - 01:00
 

Interiorização de seminário sobre lixões é concluída no Triângulo

A etapa de interiorização do Seminário Legislativo "Lixo e cidadania - políticas públicas para uma sociedade sustentável" será concluída nos dias 8 e 9 de novembro, quando os debates chegarão às cidades de Uberaba e de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro. Promovido pela Assembléia em parceria com 56 entidades, o seminário já teve nove encontros regionais, que começaram no dia 20 de setembro. O objetivo maior do evento é colher propostas para a formulação de uma política estadual de resíduos sólidos que leve em conta não somente aspectos tecnológicos e ambientais, mas a inclusão social dos catadores de material reciclável.

Os debates nas duas cidades terão início às 8h30 e vão durar o dia inteiro. Não há necessidade de inscrição prévia, e o credenciamento dos participantes começará às 8 horas. Em Uberaba, o seminário será realizado no Anfiteatro do Centro Administrativo Jornalista Ataliba Guaritá Neto (rua Dom Luís Maria Santana, nº 141 - bairro Santa Marta). Em Ituiutaba, as discussões acontecerão no Atrium Salão de Eventos (avenida Professor José Vieira de Mendonça, nº 1.741). Os deputados que coordenarão os debates em Uberaba são Fahim Sawan (PSDB), Paulo Piau (PPS) e Adelmo Carneiro Leão (PT); e Ricardo Duarte (PT), Zé Maia (PSDB) e Weliton Prado (PT), em Ituiutaba.

No Triângulo, 26 dos 35 municípios têm lixões (74,28%). Em três cidades, há aterro sanitário: Ituiutaba, Uberaba e Uberlândia. Em outras três (Cachoeira Dourada, Capinópolis e Carneirinho) existem aterros controlados. Há usinas em Canápolis e Delta. Todos esses números são da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e foram divulgados em setembro. Do total de cidades, apenas Araguari não tinha sido ainda vistoriada pela fundação.

Delegados eleitos participarão da etapa final, em BH

Em cada um dos encontros, serão eleitos seis delegados que terão direito a voz e voto na plenária final, que acontece na ALMG, em Belo Horizonte, entre 21 e 23 de novembro. As nove cidades que já sediaram debates são Pouso Alegre, Juiz de Fora, Betim, Divinópolis, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Paracatu, Patos de Minas e Montes Claros.

Depois de concluída a interiorização, as propostas apresentadas pela sociedade civil serão acrescidas ao relatório produzido pelas Comissões Técnicas Interinstitucionais (CTIs), a ser discutido na etapa final, na sede da ALMG. As CTIs são formadas pelas entidades que ajudam a Assembléia a organizar o seminário. O relatório inicial contém 275 propostas, que podem ser aprimoradas, modificadas ou suprimidas durante as reuniões do interior. Os temas abordados são os seguintes: "Lixo, economia e inclusão social", "Política de recursos humanos para a área de limpeza urbana", "Lixo, educação ambiental e cultura", "Lixo, saúde e meio ambiente", "Lixo, tecnologia e destinação" e "Lixo, legislação, recursos financeiros e mecanismos de financiamento".

Seminário pode ajudar prefeituras a encontrar soluções para o lixo

Os deputados autores do requerimento para realização do seminário legislativo são André Quintão e Laudelino Augusto, do PT. O deputado Laudelino Augusto, que preside a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais, destaca que a Assembléia quer colocar sua estrutura a serviço da busca de soluções para a gestão dos resíduos sólidos. "Os prefeitos estão sem ação diante do lixo. E não há como fugir do problema, pois a cada dia mais lixo é produzido"", analisa ele, apontando a angústia dos administradores municipais e formas pelas quais a Assembléia pode contribuir para encontrar saídas.

Tanto o deputado Laudelino Augusto quanto André Quintão destacam que a solução para o problema dos lixões deve levar em conta não somente o aspecto ambiental, mas o enfoque social. Eles lembram as milhares de famílias - sendo inúmeras crianças - que vivem da catação. O deputado André Quintão ressalta que as viagens às regiões de planejamento são uma oportunidade importante de discussão. "Vamos ouvir as sugestões da população local, levar informações aos municípios e estimular os prefeitos a tratarem da gestão dos resíduos sólidos", afirma. O deputado Laudelino Augusto lembra ainda que esse seminário retomará outros já promovidos pela ALMG, como o "Águas de Minas" I (1993) e II (2002) e o de Saneamento Ambiental (2004).

Municípios do Triângulo - Água Comprida; Araguari; Araporã; Cachoeira Dourada; Campina Verde; Campo Florido; Canápolis; Capinópolis; Carneirinho; Cascalho Rico; Centralina; Comendador Gomes; Conceição das Alagoas; Conquista; Delta; Fronteira; Frutal; Gurinhatã; Indianópolis; Ipiaçu; Itapajipe; Ituiutaba; Iturama; Limeira do Oeste; Monte Alegre de Minas; Pirajuba; Planura; Prata; Santa Vitória; São Francisco de Sales; Tupaciguara; Uberaba; Uberlândia; União de Minas; Veríssimo.

Programação do evento em Uberaba e em Ituiutaba

* 8h30 - credenciamento

* 9 horas - abertura -

Em Uberaba: com o presidente da ALMG, deputado Mauri Torres, ou seu representante; o prefeito e o presidente da Câmara de Uberaba, Anderson Adauto e Antônio Carlos da Silva Nunes; o prefeito de Conquista e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), Gumercindo Mazeto; e o prefeito de Monte Alegre de Minas e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraíba (Amvap), Último Bitencourt de Freitas.

Em Ituiutaba: o prefeito e o presidente da Câmara são Fued José Dib e José Barreto Miranda

* 9h30 - painel "Panorama dos resíduos sólidos" - com representante do Fórum Estadual Lixo e Cidadania; Santelmo Xavier Filho, do Comitê de Meio Ambiente da Associação Comercial de Minas; e com Antônio Edson Fernandes de Andrade, representante da Associação dos Servidores da Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte (Asselurb/BH). Em Ituiutaba, o terceiro nome será o de Nelson Antônio Prata, da Associação de Defesa do Cidadão, Usuário, Consumidor e Contribuinte em Minas Gerais (Aducon)

* 10 horas - dinâmica do seminário, apresentada por um técnico da Assembléia

* 10h15 - atividades dos grupos de trabalho: Grupo I ("Lixo, economia e inclusão social" e "Lixo, educação ambiental e cultura"); Grupo II ("Política de recursos humanos para a área de limpeza urbana" e "Legislação, recursos financeiros e mecanismos de financiamento"); e Grupo III ("Lixo, saúde e meio ambiente" e "Lixo, tecnologia e destinação").

* 12 horas - almoço

* 13h30 - atividades dos grupos de trabalho

* 15h30 - plenária de encerramento, com a apresentação das propostas dos grupos de trabalho e a eleição dos delegados regionais

* 17 horas - encerramento

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715