Semana do Servidor terá coleta de sangue para cadastro de doadores de medula

A Semana do Servidor da Assembléia Legislativa, que se encerra na sexta-feira (28/10/05), terá como desdobramento a c...

26/10/2005 - 01:00
 

Semana do Servidor terá coleta de sangue para cadastro de doadores de medula

A Semana do Servidor da Assembléia Legislativa, que se encerra na sexta-feira (28/10/05), terá como desdobramento a coleta de sangue pela Hemominas, de servidores previamente cadastrados, que irão integrar uma rede chamada Cadastro Nacional de Doadores de Medula (Redome). A coleta acontece no dia 7 de novembro, de 9 às 12 horas, na Coordenação de Saúde e Assistência. Antes disso, os servidores interessados em participar dessa rede de solidariedade mundial devem se cadastrar no CAC. A coleta estava prevista anteriormente para esta quinta-feira (27), mas foi adiada para melhor estruturação dos setores envolvidos.

Segundo o gerente-geral da Escola do Legislativo, Alaôr Messias Marques Júnior, um dos coordenadores da equipe de organização da Semana do Servidor, o importante é que o cadastro tenha o maior número possível de pessoas. "Mas é preciso esclarecer aos interessados em fazer parte do Redome que nem sempre o cadastramento vai significar que a pessoa será um doador. Integrar a rede significa que os dados do tipo sangüíneo da pessoa estarão disponíveis para o Redome, que tem contato com outras redes no mundo", enfatizou Alaôr.

Outro aspecto destacado pelo gerente da Escola é o fato de haver muita desinformação sobre o assunto. Segundo ele, grande parte das pessoas acha que a doação é um processo doloroso ou prejudicial à sua saúde. Em palestra ocorrida na manhã desta quarta-feira (26), no Teatro, técnicos da Hemominas fizeram esclarecimentos sobre a doação de medula óssea. Entre os esclarecimentos, foi informado aos participantes que:

* a probabilidade de compatibilidade para a doação é pequena, daí a importância de uma rede de doadores cada vez mais ampla;

* em Minas Gerais, o estabelecimento credenciado para retirada da medula e transplante é o Hospital das Clínicas;

* a retirada da medula é uma intervenção indolor, feita em punção no osso da bacia, mediante internação e anestesia geral e que não dura mais do que 40 minutos;

* a regeneração da medula do doador acontece de forma rápida, em 15 dias, e sem qualquer sintoma ou efeito colateral.

Na Coordenação de Saúde, o responsável pelas informações é o médico Paulo Alves de Oliveira, que irá participar de outras palestras da Semana do Servidor, com o objetivo de dar um recado breve sobre a importância da adesão ao Redome. Segundo Alaôr Marques, o pré-cadastramento, que já está disponível no CAC, e a coleta de sangue do dia 7/11 são excelente oportunidade para quem se interessa pelo assunto e que por um outro motivo ou outro ainda não se cadastrou. Ele disse que a Hemominas tem ido às instituições para esclarecer sobre a doação da medula, o que facilita a divulgação do cadastro. No dia da coleta, técnicos da Hemominas estarão prestando informações que constaram da palestra desta quarta.

Outro envolvimento da Semana do Servidor com o tema é a doação, à Associação dos Leucêmicos de Minas Gerais (Leuceminas), dos alimentos arrecadados com os participantes da Rústica e Caminhada da Assembléia, que acontece no domingo (6/11). A doação de medula foi regulamentada no Brasil por portaria do Ministério da Saúde, em 1999. Os requisitos para cadastrar-se no Redome são: - ter entre 18 e 55 anos; receber informações sobre o processo de doação; assinar termo de compromisso e colher 5 ml de sangue para o teste de compatibilidade celular (HLA).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715