Projeto que dá garantias à Cemig está pronto para o Plenário

Está pronto para ser apreciado pelo Plenário, em 1º turno, o Projeto de Lei (PL) 2.357/05, do governador, que autoriz...

19/10/2005 - 01:00
 

Projeto que dá garantias à Cemig está pronto para o Plenário

Está pronto para ser apreciado pelo Plenário, em 1º turno, o Projeto de Lei (PL) 2.357/05, do governador, que autoriza o Poder Executivo a oferecer garantias à Cemig e suas subsidiárias na assinatura de contratos de operações de crédito. A proposição recebeu, nesta quarta-feira (19/10/05), parecer favorável da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária. O relator foi o presidente da comissão, deputado Domingos Sávio (PSDB), que opinou pela aprovação da matéria na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O substitutivo propõe que somente as ações excedentes da empresa poderão ser utilizadas como garantia, assegurando o seu controle acionário por parte do Estado. Outra alteração diz respeito à restrição ao uso da cota do Fundo de Participação dos Estados como garantia somente para o pagamento de débitos com a União.

Outro projeto que recebeu parecer de 1º turno favorável foi o PL 1.596/04, do deputado Doutor Ronaldo (PDT), que prevê a orientação aos passageiros de transporte coletivo intermunicipal quanto à localização e funcionamento das saídas de emergência e dos extintores de incêndio, em caso de acidente. Segundo a relatora, deputada Elisa Costa (PT), com as mudanças propostas pela CCJ no substitutivo nº 1, a nova norma poderá ser "facilmente observada, sem ônus financeiro significativo para as empresas concessionárias", já que o próprio motorista poderá repassar as informações propostas.

O PL 2.368/04, do deputado Ricardo Duarte (PT), também recebeu parecer de 1º turno favorável, na forma do substitutivo nº 1, da CCJ. O objetivo do projeto é garantir hospedagem temporária aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam de tratamento fora de seu município. O relator foi o deputado Sebastião Helvécio (PDT).

Duas mensagens do governador (MSGs 436 e 437/05), encaminhando o pedido de regime especial de tributação à empresa Domingos Costa Indústrias Alimentícias S/A, também receberam pareceres favoráveis da comissão. O relator de ambas as matérias foi o deputado Sebastião Helvécio. Ele apresentou dois projetos de resolução (PREs) reduzindo a carga tributária da empresa na venda de farinha de trigo e mistura pré-fabricada de farinha de trigo para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente.

A deputada Elisa Costa ponderou que, apesar de renúncias fiscais por parte do Estado serem positivas para o setor produtivo mineiro, é preciso levar em conta o impacto dessas iniciativas para os municípios, que perdem no repasse do ICMS. O deputado Ermano Batista (PSDB) disse que essa medida tem o objetivo de manter o emprego e a renda dos trabalhadores e que, por isso, os municípios são indiretamente beneficiados, pois há aumento na circulação de bens e na receita tributária.

A comissão aprovou ainda pareceres favoráveis a quatro projetos de lei que autorizam o Poder Executivo a doar imóveis aos municípios de Sabinópolis, Recreio, Simão Pereira e Conquista.

Requerimentos - Dois requerimentos foram aprovados durante a reunião. O primeiro (número 5.510/05), da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais, pede o encaminhamento de um ofício ao governador, solicitando o envio à Assembléia de um projeto de lei reduzindo o ICMS para o gás natural veicular e o IPVA para veículos movidos a gás.

O outro requerimento, do deputado Domingos Sávio, pede a realização de uma audiência pública para debater a questão da dívida ativa dos contribuintes mineiros. Segundo o deputado, a dívida ativa supera R$ 15 bilhões, sendo que a perspectiva de recebimento pelo Estado é remota. O parlamentar citou que boa parte desse montante foi formada por multas. Algumas delas, acrescentou Domingos Sávio, chegam a ser maiores que o próprio valor patrimonial das empresas.

Para a reunião serão convidados os secretários de Estado de Planejamento e Gestão, Antônio Anastasia, e da Fazenda, Fuad Noman, além de representantes da Fiemg, da Associação Comercial de Minas, da CDL, da Federaminas e da Faemg. Atendendo a solicitação do deputado Sebastião Helvécio e da deputada Elisa Costa, serão chamados também representantes do Conselho de Contribuintes e do Sindifisco.

Presenças - Deputados Domingos Sávio (PSDB), presidente; Jayro Lessa (PFL), vice; Ermano Batista (PSDB); José Henrique (PMDB); Sebastião Helvécio (PDT); Paulo Cesar (PDT); e deputada Elisa Costa (PT).

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715