Seminário da ALMG vai ao Norte, onde 82% das cidades têm lixão

Montes Claros vai sediar a nona das 11 reuniões regionais do Seminário Legislativo "Lixo e Cidadania - políticas públ...

20/10/2005 - 01:01
 

Seminário da ALMG vai ao Norte, onde 82% das cidades têm lixão

Montes Claros vai sediar a nona das 11 reuniões regionais do Seminário Legislativo "Lixo e Cidadania - políticas públicas para uma sociedade sustentável", promovido pela Assembléia em parceria com 56 entidades. O evento será nesta quinta-feira (27/10/05), no Centro Cultural Hermes de Paula/Auditório Cândido Canela (Praça Dr. Chaves, 32), a partir das 9 horas. Às 8h30 começa o credenciamento dos interessados em participar, já que não haverá inscrição prévia. Entre os temas abordados, estão a erradicação dos lixões; a inclusão social dos catadores de material reciclável; e as soluções de conjuntos de municípios para os problemas da destinação dos resíduos sólidos.

Maior evento institucional da Assembléia de Minas, o seminário legislativo produz um documento final com propostas que vão subsidiar ações legislativas. Uma das ações esperadas é a formulação de uma política estadual de resíduos sólidos que leve em conta não somente aspectos tecnológicos e ambientais, mas também a inclusão social dos catadores. Solicitado pelos deputados do PT Laudelino Augusto e André Quintão, o seminário terá a etapa de Montes Claros conduzida pelos seguintes parlamentares: Ana Maria Resende (PSDB), Gil Pereira (PP), Carlos Pimenta (PDT) e Arlen Santiago (PTB).

Em Montes Claros, serão eleitos seis delegados que terão direito a voz e voto na plenária final, em Belo Horizonte, entre 21 e 23 de novembro. Os participantes também vão se debruçar sobre as 275 propostas das seis Comissões Técnicas Interinstitucionais (CTIs), formadas pelas entidades que apóiam o evento. As propostas podem ser acatadas, modificadas ou suprimidas. Para consultá-las previamente, basta entrar no site da ALMG (www.almg.gov.br) e clicar na logomarca do seminário.

Dos 89 municípios da Região Norte, 73 convivem com lixões

A Região Norte não é muito diferente das demais regiões de planejamento do Estado no que diz respeito ao lixo. Dos 89 municípios, 73 convivem com os lixões, ou seja, 82% das cidades. O município de Montes Claros está em fase inicial de licença prévia para instalação do aterro sanitário, mas ainda convive com um lixão. Essas informações são da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), que acena com a fiscalização para as administrações municipais que não demonstrarem, com fotos e relatórios, o fim dos lixões até o dia 30 deste mês. É o que prevê instrução normativa baixada pela fundação, encarregada dos licenciamentos ambientais para instalação dos aterros sanitários.

Segundo números de setembro, além dos 73 municípios com lixões, a região Norte contabiliza 10 cidades com aterros controlados e quatro com usinas de compostagem (Cristália, Rubelita, Santo Antônio do Retiro, São João da Lagoa). As 10 cidades com aterro controlado são: Engenheiro Navarro, Iracarambi, Lassance, Montalvânia, Nova Porteirinha, Olhos-d'Água, Pirapora, São João da Ponte, Taiobeiras, Várzea da Palma. Em São João do Paraíso, há usina ainda não licenciada. No aterro controlado, o lixo é coberto com camadas de terra algumas vezes por semana, mas não ocorre o tratamento do chorume (líquido que escorre do lixo). Esse tratamento se dá no aterro sanitário, onde é feita também a drenagem dos gases produzidos pelos resíduos sólidos.

Propostas do interior - Entre as propostas já apresentadas durante os encontros regionais, destacam-se: a criação de fundos municipais específicos para a área ambiental, alimentados por multas e taxas ambientais; a criação de feira estadual de resíduos sólidos, a fim de promover a troca de informações e tecnologias entre os municípios, em parceria com o Fórum de Economia Solidária; e a atualização da lei do ICMS ecológico, incluindo a coleta seletiva como um dos critérios válidos para o recebimento do imposto. Já foram realizados eventos no interior nas seguintes cidades: Pouso Alegre, Juiz de Fora, Betim, Divinópolis, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Paracatu e Patos de Minas.

Programação do evento

* 8h30 - credenciamento

* 9 horas - abertura com representante do presidente da ALMG, deputado Mauri Torres (PSDB); prefeito e presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, Athos Avelino e Sebastião Ildeu Maia; prefeito de Morro da Garça e presidente da Associação dos Municípios do Médio Rio das Velhas (Amev), José Maria de Castro Matos; prefeito de Patis e presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), Valmir Morais de Sá; prefeito de Turmalina e presidente da Associação dos Municípios do Alto Jequitinhonha (Amaje), Soelson Barbosa Araújo; prefeito de Lassance e presidente da Associação dos Municípios do Médio São Francisco (Ammesf), Cristóvão Colombo Vita Filho

* 9h30 - "Panorama dos resíduos sólidos" - com um representante do Fórum Estadual Lixo e Cidadania; Santelmo Xavier Filho, da Associação Comercial de Minas/Comitê de Meio Ambiente; e Ângela Ladeira, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes/MG)

* 10 horas - apresentação da dinâmica do seminário por um técnico da ALMG

* 10h15 - atividades dos grupos de trabalho: Grupo I ("Lixo, economia e inclusão social" e "Lixo, educação ambiental e cultura"); Grupo II ("Política de recursos humanos para a área de limpeza urbana" e "Legislação, recursos financeiros e mecanismos de financiamento"); e Grupo III ("Lixo, saúde e meio ambiente" e "Lixo, tecnologia e destinação"). Os coordenadores dos trabalhos da manhã são a vice-presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática, Ana Maria Resende (PSDB), e o presidente da Comissão de Cultura, deputado Gil Pereira (PP)

* 12 horas - almoço

* 13h30 - continuação das atividades dos grupos de trabalho

* 15h30 - plenária de encerramento - apresentação das propostas dos grupos de trabalho e eleição dos delegados regionais

* 17 horas - encerramento. Os coordenadores dos trabalhos da tarde são o vice-presidente da Comissão de Saúde, deputado Carlos Pimenta (PDT), e o deputado Arlen Santiago (PTB), integrante da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária

Municípios da Região Norte

Águas Vermelhas; Berizal; Bocaiúva; Bonito de Minas; Botumirim; Brasília de Minas; Buritizeiro; Campo Azul; Capitão Enéias; Catuti; Chapada Gaúcha; Claro dos Poções; Cônego Marinho; Coração de Jesus; Cristália; Curral de Dentro; Divisa Alegre; Engenheiro Navarro; Espinosa; Francisco Dumont; Francisco Sá; Fruta de Leite; Gameleiras; Glaucilândia; Grão-Mogol; Guaraciama; Ibiaí; Ibiracatu; Icaraí de Minas; Indaiabira; Itacambira; Itacarambi; Jaíba; Janaúba; Januária; Japonvar; Jequitaí; Josenópolis; Juramento; Juvenília; Lagoa dos Patos; Lassance; Lontra; Luislândia; Mamonas; Manga; Matias Cardoso; Mato Verde; Mirabela; Miravânia; Montalvânia; Monte Azul; Montes Claros; Montezuma; Ninheira; Nova Porteirinha; Novorizonte; Olhos-d'Água; Padre Carvalho; Pai Pedro; Patis; Pedras de Maria da Cruz; Pintópolis; Pirapora; Ponto Chique; Porteirinha; Riachinho; Riacho dos Machados; Rio Pardo de Minas; Rubelita; Salinas; Santa Cruz de Salinas; Santa Fé de Minas; Santo Antônio do Retiro; São Francisco; São João da Lagoa; São João da Ponte; São João das Missões; São João do Pacuí; São João do Paraíso; São Romão; Serranópolis de Minas; Taiobeiras; Ubaí; Urucuia; Vargem Grande do Rio Pardo; Várzea da Palma; Varzelândia; Verdelândia

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715