Comissão debaterá alternativas ao carvão vegetal em Guanhães

Os problemas relacionados à produção de carvão vegetal na região de Suaçuí/Guanhães serão discutidos em uma reunião d...

11/10/2005 - 00:00
 

Comissão debaterá alternativas ao carvão vegetal em Guanhães

Os problemas relacionados à produção de carvão vegetal na região de Suaçuí/Guanhães serão discutidos em uma reunião da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembléia Legislativa de Minas, na sexta-feira (14/10/05), às 14 horas, em Guanhães. O debate foi solicitado pela deputada Elisa Costa (PT), que quer também buscar alternativas de trabalho e renda para os produtores que vivem da atividade por meio da exploração de matas nativas. A reunião será realizada na Loja Maçônica Pioneiro do Nordeste, na rua Capitão Bernardo, 203, Centro.

Foram convidados o secretário de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego, Remígio Todeschini; o secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Onaur Ruano; o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini; o vice-presidente de Crédito da Controladoria e Risco Global, Adézio de Almeida Lima; o subsecretário de Trabalho e Assistência Social da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes, Vander Borges; o subsecretário de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Carlos Orsini; o superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Marcelo Bonfim; a coordenadora do Instituto Estadual de Florestas (IEF) Regional Governador Valadares, Adele Meira Rodrigues Rena; o representante da Emater - Unidade Regional Guanhães, Túlio César Meireles.

No requerimento em que solicitou a reunião, a deputada Elisa Costa explica que é antigo o debate sobre as conseqüências ambientais relacionadas à exploração de matas nativas para produção de carvão vegetal. O problema, no entanto, continua, por causa da dependência econômica da população rural das regiões em que essa atividade econômica é praticada. Por isso, justifica a deputada, é preciso identificar não só os problemas provocados no meio ambiente, mas também buscar alternativas economicamente viáveis de produção de trabalho e renda para essas populações.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715