Deputado José Henrique é o novo presidente da Cipe Rio Doce

O deputado José Henrique (PMDB), foi eleito presidente da Cipe do Rio Doce para os próximos dois anos. O deputado é r...

06/10/2005 - 00:01
 

Deputado José Henrique é o novo presidente da Cipe Rio Doce

O deputado José Henrique (PMDB), foi eleito presidente da Cipe do Rio Doce para os próximos dois anos. O deputado é representante dos municípios que ficam no final do trecho mineiro do Rio Doce, e participa da comissão desde a sua criação, em 1999. A eleição foi realizada na manhã desta quinta-feira (6/10/05) durante reunião no Plenário "Dirceu Cardoso" da Assembléia Legislativa do Espírito Santo. Logo após a eleição, o novo presidente, acompanhado do deputado Paulo Foletto (PSB/ES), que deixou o cargo, foi recebido pelo presidente do Legislativo Estadual, César Colnago (PSDB).

"Nós temos que dar continuidade aos trabalhos que vêm sendo realizados pela Cipe, principalmente em relação ao plano 'Rio Doce Limpo', com a captação de recursos para os projetos de esgotamento sanitário dos municípios da bacia. Queremos também fortalecer o trabalho de educação ambiental, tratar da destinação do lixo urbano e da recuperação das matas ciliares nas microbacias do Rio Doce, entre muitas outras atividades", disse o deputado José Henrique.

O deputado Paulo Foletto, ex-presidente da Comissão, concluiu a reunião dizendo que a cumpriu seu dever. "O trabalho realizado durante estes dois anos foi muito gratificante. Nós conseguimos uma estrutura de apoio técnico na Assembléia, a Cipe ganhou força e vai continuar desenvolvendo um brilhante trabalho ambiental".

A nova diretoria da Cipe é composta pelo deputado José Henrique (PMDB/MG), como presidente; deputado Claudio Vereza (PT/ES), como vice-presidente; deputada Luzia Toledo (PTB/ES), relatora; deputada Elisa Costa (PT/MG), 1ª secretária e o deputado Paulo Foletto (PSB/ES), 2º secretário. Permanecem na Comissão os deputados Jayro Lessa (PFL-MG) e Cecília Ferramenta (PT-MG).

Ambientalistas, autoridades e assessores participaram da sessão extraordinária realizada pela Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Fizeram parte da mesa, além dos já citados, a secretária de Meio Ambiente do Espírito Santo, Maria da Glória; o secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Pereira, o coordenador Regional Leste do Ibama de Minas Gerais, João Alves, e o diretor de Meio Ambiente da estatal de saneamento capixaba, Luiz Moulin.

Ainda como relator, o deputado José Henrique (PMDB/MG), apresentou o relatório do histórico dos trabalhos produzidos durante os dois anos da gestão Paulo Foletto, destacando que "a comissão participou ativamente de todas as solicitações comunitárias que nos foram encaminhadas. Estivemos junto com as comunidades de Aimorés, Resplendor e Itueta na questão da Usina Hidrelétrica de Aimorés, participamos de todos os eventos relacionados ao meio ambiente, do Fórum das Águas realizado em Governador Valadares, além da influência ativa na produção da revista "Rio Doce Limpo", contendo o plano de despoluição do Rio Doce", finaliza o deputado José Henrique.

A secretária Estadual de Meio Ambiente, Maria da Glória, parabenizou os trabalhos realizados pela comissão e disse que a Cipe está servindo de exemplo para todos os Estados do Brasil. "A Cipe está desenvolvendo um papel fundamental de conscientização e informação para toda sociedade", afirmou.

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715