Comissão tem reunião para conhecer Projeto Cidadania para o Cárcere

O Projeto Cidadania para o Cárcere, organizado pelo delegado Paulo Roberto de Souza e pela psicóloga Wilma Valéria de...

30/09/2005 - 00:01
 
 

Comissão tem reunião para conhecer Projeto Cidadania para o Cárcere

O Projeto Cidadania para o Cárcere, organizado pelo delegado Paulo Roberto de Souza e pela psicóloga Wilma Valéria de Andrade no Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp/BH), será apresentado aos deputados da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa na reunião desta quarta-feira (5/10/05). A reunião, marcada para as 9 horas no Auditório da Assembléia, atende a requerimento do deputado Durval Ângelo (PT).

O projeto visa à formação profissional do preso, buscando a qualificação e a educação formal do encarcerado. Os detentos participam de oficinas de construção civil, reciclagem e serralheria. O Instituto Yara Tupynambá e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes são parceiros do projeto, fornecendo matéria-prima e profissionais para as aulas teóricas e práticas. Também são feitas parcerias com empresas privadas da área da construção civil, que oferecem vagas para os detentos que cumprem pena em regime aberto ou semi-aberto, com permissão da Vara de Execuções Criminais.

As aulas são abertas também para a participação da comunidade. Os participantes recebem café da manhã, almoço e vale-transporte e os familiares dos detentos inseridos no projeto recebem uma cesta básica por mês. A alfabetização dos presos e da comunidade e o acompanhamento psicoterápico dos detentos também fazem parte do projeto.

Foram convidados para a reunião o juiz da Vara de Execuções Criminais da Comarca de Belo Horizonte, Herbert José Almeida Carneiro; o delegado e diretor do Ceresp/BH, Paulo Roberto de Souza; a psicóloga Wilma Valéria de Andrade; o diretor do Conselho de Criminologia e Política Criminal do Estado, Celso de Magalhães Pinto; o diretor executivo da Rede Cidadã, Fernando Almeida Alves; o vice-diretor do Ceresp/BH, Luís Carlos de Araújo; e o advogado João Protázio Farias Domingues Vargas.

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715