Comissão discute a implantação de serviço social nas escolas estaduais

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática da Assembléia Legislativa, discutiu nesta quinta-feira (22/...

22/09/2005 - 00:00
 

Comissão discute a implantação de serviço social nas escolas estaduais

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática da Assembléia Legislativa, discutiu nesta quinta-feira (22/9/2005), com convidados, o Projeto de Lei (PL) 1.279/03, que autoriza o Poder Executivo a implantar o serviço social nas escolas da rede pública do Estado. Participaram da reunião representantes de conselhos municipais e estaduais de assistência social, professores e diretores de escolas públicas, assistentes sociais e estudantes de serviço social. A reunião foi solicitada pelo deputado André Quintão (PT), autor do projeto.

O deputado André Quintão destacou os objetivos do projeto: orientar as famílias, visando prevenir a evasão escolar e melhorar o desempenho e rendimento do aluno; elaborar programas de orientação sociofamiliar que atendam às demandas sócio econômicas e culturais da comunidade escolar; e criar programas com o objetivo de prevenir a violência, uso de drogas e alcoolismo. Também são objetivos do projeto: articular com instituições públicas, privadas, assistenciais e organizações comunitárias o encaminhamento de pais e alunos para atendimento de suas necessidades; priorizar ações junto às famílias para melhoria de qualidade de vida; e elaborar e desenvolver programas específicos nas escolas onde existem classes especiais.

Para a presidente do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), Maria Rosângela Damaso, a escola é uma das formas de inclusão social, e por isso ela deve ter infraestrutura suficiente para atender ao aluno, com serviço de qualidade. Ela destacou o PL 1.279/03 como importante instrumento de inclusão social. Também a diretora da Escola Estadual Wilson Diniz, Genilzilene Ribeiro Zeferino, acredita que o assistente social terá importante papel no processo de inclusão das criança e dos adolescentes na escola, já que 90% estão matriculadas ma rede pública.

A representante da Escola de Serviço Social da PUC Minas, Maria da Conceição Meireles Gouvêa, lembrou que a inserção do assistente social no espaço escolar já vem ocorrendo em algumas escolas particulares, e que o benefício deve ser estendido às escolas públicas. "Trabalhar com os alunos e com a família é dar oportunidade para que as crianças e adolescentes sejam criados de forma diferenciada, sem violência, nem negligência", completou.

O presidente da comissão, deputado Doutor Viana (PFL), também defendeu a implantação do serviço social nas escolas da rede pública: "Esse profissional vai compartilhar com a escola e as famílias a educação das crianças e adolescentes, orientando na prevenção da violência e do uso de drogas", concluiu.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Doutor Viana (PFL), presidente da comissão; Biel Rocha (PT) e André Quintão (PT).

 

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