Comissão debate regulamentação da lei de incentivo às microdestilarias

Um dos grandes desafios para incentivar a produção de álcool combustível em microdestilarias é a necessidade de mudar...

13/09/2005 - 00:01
 

Comissão debate regulamentação da lei de incentivo às microdestilarias

Um dos grandes desafios para incentivar a produção de álcool combustível em microdestilarias é a necessidade de mudar a dinâmica da distribuição de combustíveis no País. Atualmente, o combustível não pode ser vendido na própria localidade onde é produzido, pois a comercialização só é permitida via uma distribuidora de combustível, que, segundo a legislação, é a responsável pela qualidade do produto. A avaliação é do diretor substituto do Departamento de Cana-de-Açúcar e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Nilton de Souza Vieira, que participou, nesta terça-feira (13/9/05), de audiência pública da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembléia Legislativa.

A reunião, requerida pelo deputado Padre João (PT), teve por objetivo debater a regulamentação da Lei 15.456, de janeiro de 2005, que institui a Política Estadual de Incentivo às Microdestilarias de Álcool e Beneficiamento de Produtos Derivados da Cana-de-Açúcar. A lei, pioneira no País, é fruto de projeto do deputado Padre João e visa beneficiar agricultores familiares e pequenos e médios produtores. De acordo com o deputado, a legislação incentiva a produção do álcool combustível, garantindo o desenvolvimento regional sustentável, com geração de trabalho e renda e preservando o meio ambiente. Mas, para isso, é necessária a sua regulamentação. Para agilizar o processo, o deputado propôs a formação de um grupo de trabalho para estudar as questões relacionadas ao assunto e encaminhar sugestões às autoridades e órgãos que lidam com a política de combustíveis no Estado e no País.

Segundo José Nilton, é preciso resolver algumas pendências na produção de álcool por microdestilarias. Entre elas, a definição de como ficará a fiscalização da qualidade do produto, a capacitação técnica dos produtores e a conciliação dos diversos interesses envolvidos, que incluem questões ligadas à produção, à fiscalização e à arrecadação tributária com a venda de combustíveis. Para Waldir Pascoal Filho, coordenador estadual de Cana e Derivados da Emater/MG, a Lei 15.456 abre perspectivas muito positivas para a agricultura familiar, e uma das saídas para a comercialização poderia ser a parceria com prefeituras, que comprariam o combustível diretamente dos produtores. Outros participantes da audiência, como o prefeito de Alterosa, Dimas dos Reis Ribeiro; e o produtor de álcool Nilton de Aquino Andrade, também elogiaram a lei e disseram que, com vontade política, os obstáculos podem ser transpostos.

Terras devolutas

Ainda na reunião desta terça-feira, a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial aprovou parecer de turno único favorável à Mensagem 419/05, do governador, que encaminha a relação nominal, localização, município e área de dez processos de legitimação de terras devolutas rurais e urbanas, que resultam de estudos realizados pelo Instituto de Terras do Estado (Iter). O relator foi o deputado Padre João, que opinou pela aprovação na forma de um projeto de resolução que apresentou.

Requerimentos aprovados

A comissão aprovou, ainda, dois requerimentos. O primeiro, do deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), pede a realização de reunião conjunta com a Comissão de Saúde para debater os impactos da Instrução Normativa 51/05, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que trata da higiene sanitária na cadeia produtiva do leite, bem como para discutir o preço do leite pago ao produtor rural. O segundo requerimento aprovado, do deputado Padre João, solicita a realização de audiência pública para debater a aplicação da Instrução Normativa 13, do Ministério da Agricultura, que aprova regulamento relativo à produção de cachaça.

Presenças - Deputados Padre João (PT), presidente da comissão, Marlos Fernandes (PPS), Doutor Viana (PFL) e Luiz Humberto Carneiro (PSDB).

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715