Parecer é pela rejeição de emendas a projeto sobre luzes de emergência

A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte aprovou, nesta quarta-feira (31/8/05), parecer pela rejeição das...

31/08/2005 - 00:00
 

Parecer é pela rejeição de emendas a projeto sobre luzes de emergência

A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte aprovou, nesta quarta-feira (31/8/05), parecer pela rejeição das emendas apresentadas em Plenário, no 1º turno, ao Projeto de Lei (PL) 1.941/05, da deputada Ana Maria Resende (PSDB), que dispõe sobre a obrigatoriedade de cinemas, teatros e shoppings do Estado terem luz de emergência e gerador de energia elétrica. As emendas nº 2 e 3 foram apresentadas pelo deputado Weliton Prado (PT) e a relatora, na comissão, foi a deputada Lúcia Pacífico (sem partido).

A relatora argumenta, no parecer, que as emendas apresentadas excluem a maioria dos cinemas e teatros da obrigação de dar segurança aos freqüentadores e regridem na idéia original de proporcionar lazer com segurança. A emenda nº 2 exclui todos os cinemas e teatros do Estado que não estão instalados em shoppings da obrigatoriedade de instalarem luzes de emergência. Também exclui essas casas de cultura e os shoppings com menos de 100 mil habitantes. A emenda nº 3 retorna com a obrigatoriedade de instalação de geradores elétricos. O parecer argumenta que, se a intenção do projeto é garantir segurança para os usuários, basta a instalação das luzes de emergência, uma vez que a instalação do gerador inviabilizaria muitas casas não só no interior, mas também nos grandes centros, por se tratar de um equipamento muito caro.

Requerimentos aprovados - A comissão aprovou o Requerimento (RQN) 5.226/05, da Comissão de Participação Popular, para que se solicite ao Senado Federal pedido de preferência à tramitação do Projeto de Lei (PL) 91/04, que dispõe sobre a cobrança da taxa mensal de assinatura telefônica.

Também foram aprovados dois requerimentos do deputado Célio Moreira (PL). O primeiro, para que seja realizada audiência pública para discutir a inclusão de serviços não solicitados pelo consumidor nas faturas de cartão de crédito. O segundo para que seja realizada uma audiência pública conjunta com a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social, para discutir a maneira como os bancos operam no mercado na concessão de empréstimos a aposentados e pensionistas.

Presenças - Deputados Chico Rafael (PMDB), presidente; Jésus Lima (PT); João Leite (sem partido) e a deputada Lúcia Pacífico (sem partido), vice-presidente.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715