Inauguração da TV Assembléia em Caxambu será no dia 29

A TV Assembléia chegará a mais um município do interior do Estado. A cidade de Caxambu, no Sul de Minas, poderá agora...

25/08/2005 - 00:00
 

Inauguração da TV Assembléia em Caxambu será no dia 29

A TV Assembléia chegará a mais um município do interior do Estado. A cidade de Caxambu, no Sul de Minas, poderá agora acompanhar os trabalhos parlamentares, os eventos institucionais e os projetos em discussão no Legislativo. São em média 19 horas de programação diária, com cobertura ao vivo de reuniões das comissões e do Plenário, mesas-redondas, debates, seminários, entrevistas e reportagens. A solenidade de inauguração da TV Assembléia em Caxambu (canal 19 UHF) será nesta segunda-feira (29/8/05), às 9 horas, no Palace Hotel (rua Doutor Viotti, 567).

A emissora transmite para todo o Estado de Minas Gerais, via satélite, a programação do Legislativo mineiro. Atualmente, a TV Assembléia chega a 218 municípios mineiros, sendo 190 através de canal aberto UHF e 28 pelo sistema a cabo. Se a tevê não estiver presente na região por meio das transmissões convencionais em VHF, UHF ou a cabo, as pessoas podem receber as imagens por meio de antena parabólica. Em caso de dúvida, deve-se entrar em contato com a área técnica da Assembléia, pelo telefone (31) 2108-7499.

História - Criada para facilitar o acompanhamento dos trabalhos da Assembléia Legislativa pelos cidadãos, a TV Assembléia de Minas foi a primeira emissora legislativa criada após a publicação da Lei 8.977/95, que regulamenta o serviço de TV a cabo no Brasil. No dia 30 de novembro de 1995, entrava em operação o canal 40, em Belo Horizonte, hoje canal 11. Eram duas horas e meia de programação, contendo basicamente reprises de reuniões do Plenário da Assembléia.

A partir de 1996, a TV Assembléia experimenta um grande crescimento, atingindo 12 horas de programação, apresentando os primeiros programas gravados e editados. Essa tendência se confirmou em 1997, quando passou a ter uma grade básica de programas, muitos dos quais produzidos em estúdio, como os debates e entrevistas especiais.

Já em 1998, a TV Assembléia chega ao satélite Brasilsat B3, o que lhe permite alcançar todas as regiões do Estado. Passa a transmitir 17 horas de programação, incluindo documentários e programas especializados nas áreas do Direito, da Política e da Cultura. Naquele ano, faz sua primeira grande cobertura das eleições, iniciando um projeto que a transforma em referência no jornalismo político. Em 1999, diversifica ainda mais a sua grade de programas, agora com 18 horas diárias, e consolida o processo de expansão para o interior do Estado.

A partir de 2000, a TV Assembléia se firma como a emissora do Parlamento, da política e das eleições. Faz uma cobertura histórica do pleito municipal daquele ano e, em seguida, das eleições de 2002, marcando sua presença em mais de 180 municípios mineiros.

Todas essas informações sobre a emissora estão no site da Assembléia (www.almg.gov.br), na opção "Comunicação"/"TV Assembléia".

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715