Interiorização do Seminário "Lixo e Cidadania" começa em setembro

A população do interior terá oportunidade de participar do Seminário Legislativo "Lixo e Cidadania" mesmo sem vir a B...

16/08/2005 - 00:00
 

Interiorização do Seminário "Lixo e Cidadania" começa em setembro

A população do interior terá oportunidade de participar do Seminário Legislativo "Lixo e Cidadania" mesmo sem vir a Belo Horizonte, onde acontece o evento. Marcado para os dias 21 a 23 de novembro no Plenário da Assembléia, o seminário terá encontros em 10 regiões de planejamento: Betim (região Central, no dia 16/9); Pouso Alegre (região Sul, em 20/9); Juiz de Fora (Mata, em 23/9); Divinópolis (Centro-Oeste, em 27/9); Governador Valadares (Doce, em 4/10); Teófilo Otoni (Jequitinhonha/Mucuri, em 6/10); Patos de Minas (Alto Paranaíba, em 18/10); Paracatu (Noroeste, em 20/10); Montes Claros (Norte, em 27/10); e em Uberaba (Triângulo, em 8/11).

O cronograma de interiorização do seminário legislativo foi definido em reunião da Comissão de Representação realizada nesta terça-feira (16/8/05), com a coordenação do presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Laudelino Augusto, e a participação do deputado André Quintão, do PT - autores do requerimento para realização do seminário. Também na reunião foi apresentado o balanço do trabalho das seis Comissões Técnicas Interinstitucionais (CTIs), com um saldo de 276 propostas apresentadas. Essas comissões são formadas por entidades da sociedade civil e instituições governamentais, entre outras, e são encarregadas de produzir relatórios com sugestões que vão subsidiar as atividades dos grupos de trabalho no interior e na etapa final.

Os temas abordados pelas CTIs foram os seguintes: "Lixo, economia, inclusão social"; "Política de recursos humanos para a área de limpeza urbana"; "Lixo, educação ambiental e cultura"; "Lixo, saúde e meio ambiente"; "Lixo, tecnologia e destinação"; e "Legislação, recursos financeiros e mecanismos de financiamento". Os relatórios produzidos receberão contribuições durante os eventos no interior e, depois, serão elaborados novos documentos - ponto de partida para as atividades dos grupos de trabalho, em novembro. Os deputados André Quintão e Laudelino Augusto destacaram a importância das CTIs, que conferem alcance e legitimidade ao seminário.

Até esta sexta-feira (19), as entidades participantes das CTIs vão sugerir nomes de expositores e coordenadores dos grupos de trabalho no interior. Nova reunião da Comissão de Representação está marcada para a próxima quarta (24), às 14 horas, na Diretoria-Geral.

Presenças - Participaram do encontro desta terça-feira, entre outros, representantes da Emater, Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Ipsemg, BDMG, Copasa, Movimento das Donas de Casa, Cefet, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes), dos gabinetes dos deputados André Quintão e Laudelino Augusto, do PT; e de Ivair Nogueira (PMDB) e Lúcia Pacífico (sem partido).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715