Comissão analisa projeto que agiliza emissão de registro de veículo

Está pronto para ser analisado em 1º turno, pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, o Projeto de Lei...

10/08/2005 - 00:00
 

Comissão analisa projeto que agiliza emissão de registro de veículo

Está pronto para ser analisado em 1º turno, pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, o Projeto de Lei (PL) 1.933/04. Do deputado Doutor Viana (PFL), o projeto determina a emissão imediata, pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran), do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), após o pagamento, em espécie, de taxas, impostos ou multas. Hoje é preciso esperar em média cinco dias úteis. Na tarde desta quarta-feira (10/8/05), a matéria foi analisada pela Comissão de Administração Pública, e o relator, deputado Sargento Rodrigues (PDT), não apresentou emendas em seu parecer.

Segundo a proposição, o pagamento de taxas, impostos e multas também poderá ser efetuado através de cheques do contribuinte, do município onde o serviço for prestado, com liberação do certificado em cinco dias úteis. Efetuado o pagamento, a liberação do veículo e a baixa das taxas, dos impostos e das multas deverão ser imediatas para consultas por meio da internet. O projeto ainda esclarece que, no ato do pagamento de taxas ou multas, a autenticação mecânica efetivada pela instituição financeira credenciada pelo Detran será suficiente para a comprovação do pagamento.

Outra determinação do PL 1.933/04 é que convênio entre a Secretaria de Estado da Fazenda e instituições financeiras autorizará os cálculos e pagamentos em atraso do IPVA no próprio banco. A Secretaria ficará obrigada a informar às instituições financeiras credenciadas a base de cálculo dos juros e das correções monetárias referentes ao imposto. Segundo o projeto, a regulamentação da futura lei pelo Executivo ocorrerá em 60 dias.

Agilidade - Na justificativa para apresentar o projeto, o autor lembra que hoje o proprietário do veículo é obrigado a aguardar cinco dias úteis para obter o certificado. Tudo isso ocorre, segundo ele, pela morosidade na transferência de dados entre instituição bancária conveniada, Secretaria da Fazenda e Detran. Também não são aceitos pagamentos com cheques de outros bancos, mas somente de instituição conveniada, para pagamento de tributo, taxa e impostos referente ao veículo. Segundo o deputado Doutor Viana (PFL), resolver todos esses entraves é o objetivo do projeto, que vai beneficiar várias entidades de classe, como despachantes, concessionárias e comerciantes de veículos, que muitas vezes cancelam vendas por não poderem transferir veículos imediatamente.

Também foram aprovados dois requerimentos que dispensam a apreciação do Plenário.

Presenças - Deputados Fahim Sawan (PSDB), presidente; Gustavo Valadares (PFL), vice; Ricardo Duarte (PT), Ermano Batista (PSDB) e Laudelino Augusto (PT).

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715