Secretária de Políticas para Mulher participa de evento na ALMG

No Teatro lotado de representantes de movimentos sociais e esferas de governo, a Assembléia sediou, nesta terça-feira...

02/08/2005 - 00:00
 

Secretária de Políticas para Mulher participa de evento na ALMG

No Teatro lotado de representantes de movimentos sociais e esferas de governo, a Assembléia sediou, nesta terça-feira (2/8/05), a solenidade de assinatura de termos de cooperação do Plano Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres. Os protocolos foram assinados pela secretária especial de Políticas para as Mulheres do governo federal, Nilcéa Freire, e pelo governo estadual. Outros estão prontos para serem assinados por Lagoa Santa, Confins, Ponte Nova, Capim Branco, Jequitinhonha e Janaúba. Os protocolos viabilizam a criação de centros de atendimento, programas de capacitação, cursos de cooperativismo e projetos de assistência à mulher vítima de violência.

O plano tem como base os resultados da I Conferência Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres, realizada em julho de 2004, em Brasília. Esse evento foi precedido pelas conferências estaduais e municipais, sendo a de Minas realizada em parceria com a Assembléia, entre 6 e 8 de junho do ano passado. A deputada Jô Moraes (PCdoB), que presidiu a mesa dos trabalhos, destacou que o plano tem um simbolismo histórico. Já a secretária Nilcéa Freire, que tem status de ministra, lembrou o momento político difícil vivido pelo Brasil, mas destacou que a forma de contribuir para um país mais justo e solidário é trabalhar e implementar propostas como a do plano nacional. As deputadas Maria Tereza Lara e Elisa Costa, do PT, também participaram da solenidade.

São 17 os ministérios envolvidos na execução do Plano Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres. O objetivo, ao envolver esses ministérios, foi compatibilizar o plano com programas já existentes, a fim de garantir recursos orçamentários para sua execução. Os eixos do plano abrangem a autonomia econômica da mulher, a educação inclusiva e não sexista, o combate à violência e a saúde integral da mulher. Além dos municípios que assinaram os termos de cooperação, outros receberam propostas de convênios para analisarem: Belo Horizonte, Contagem, Pedro Leopoldo, Conselheiro Lafaiete, Nova Lima, Ouro Branco, Pirapora, Sabará e Ibirité.

Presenças - Participaram da solenidade a secretária especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire; o secretário adjunto de Desenvolvimento Social e Esportes (Sedese), Vítor Penido; a secretária do Trabalho e Promoção Social de Contagem, Ângela Mendes, e a titular da recém-criada Coordenadoria Especial dos Direitos da Mulher daquela cidade, Gláucia Helena Souza da Silva; o secretário adjunto do Trabalho e dos Direitos da Cidadania da PBH, Nilton de Souza, e a titular da Coordenadoria dos Direitos da Mulher da Capital, Márcia Gomes; além da presidente do Conselho Estadual da Mulher, Luziana Lanna, e das deputadas Maria Tereza Lara e Elisa Costa, do PT, e Jô Moraes (PCdoB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715