Projeto da carreira da Polícia Civil está pronto para Plenário em 2º turno

Está pronto para ser discutido e votado pelo Plenário, em 2º turno, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 58/04, do gov...

29/06/2005 - 00:01
 

Projeto da carreira da Polícia Civil está pronto para Plenário em 2º turno

Está pronto para ser discutido e votado pelo Plenário, em 2º turno, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 58/04, do governador Aécio Neves, que cria a carreira de Agente de Polícia, cria cargos no Quadro de Pessoal da Polícia Civil e dispõe sobre a promoção por tempo de serviço dos ocupantes de cargos policiais civis que menciona. Na tarde desta quarta-feira (29/6/05), a Comissão de Administração Pública aprovou o parecer de 2º turno sobre a matéria. O relator foi o deputado Sargento Rodrigues (PDT), que opinou pela aprovação do projeto na forma do substitutivo nº 1, apresentado ao vencido no 1º turno

Segundo o parecer, o substitutivo incorpora alterações encaminhadas pelo governador do Estado para atender a reivindicações da Polícia Civil e de seus servidores. Além disso, foram introduzidas pelo relator outras modificações, com o objetivo de extinguir o quadro suplementar da Polícia Civil, de que trata a Lei Complementar 23, de 1991; disciplinar a forma de provimento dos cargos comissionados e das funções gratificadas da estrutura da Polícia Civil; e dispensar ao Delegado-Geral de Polícia que tiver exercido o cargo de Chefe da Polícia Civil tratamento semelhante ao estabelecido pelo Estatuto da Polícia Militar para os ocupantes do cargo de Comandante-Geral. Assim, o delegado-geral que foi Chefe da Polícia Civil e que não tiver tempo suficiente para se aposentar somente poderá ser lotado no Conselho Superior da Polícia Civil.

O quadro suplementar é formado por policiais que têm 35 anos de serviço - tempo suficiente para se aposentar, mas que não o fizeram. Segundo o deputado Sargento Rodrigues (PDT), o quadro é formado por cerca de 250 servidores, sendo 46 delegados-gerais, e sua extinção vai promover "a oxigenação da carreira da Polícia Civil". Os cargos de chefia não serão extintos e poderão ser ocupados por servidores que estão no final da carreira e não têm tempo para se aposentar. Outra alteração incluída pelo relator permite que o chefe de polícia e o chefe adjunto permaneçam no cargo, a critério do governador, mesmo depois de 35 anos de serviço.

O substitutivo mantém a criação da carreira de Agente de Polícia, com o respectivo quantitativo de cargos, cria cargos de provimento efetivo no Quadro de Pessoal da Polícia Civil e estabelece a promoção por tempo de serviço para os cargos da carreira que está sendo criada e para os cargos de Escrivão de Polícia e de Auxiliar de Necropsia, todos integrantes do Quadro de Pessoal da Polícia Civil. A carreira de Agente de Polícia terá 7.814 cargos, sendo que 6.923 correspondem à transformação dos cargos das carreiras de Detetive, de Identificador, de Vistoriador de Veículos e de Carcereiro, e 891 cargos de Agente de Polícia estão sendo criados para compor o total previsto.

Novos cargos - Estão sendo criados os seguintes cargos de provimento efetivo: 55 de Delegado-Geral de Polícia; 48 de Delegado de Polícia II e 119 de Delegado de Polícia I; 53 de Médico Legista III, 62 de Médico Legista II e 114 de Médico Legista I; 11 de Perito Criminal Classe Especial, 33 de Perito Criminal II e 37 de Perito Criminal I; 27 de Escrivão de Polícia Classe Especial, 75 de Escrivão de Polícia III, 102 de Escrivão de Polícia II e 227 de Escrivão de Polícia I, os quais, somados, totalizam 963 cargos. O número de cargos pelo PLC é de 1.854.

O substitutivo nivela as carreiras de Perito, Delegado, Escrivão, Médico Legista e Agente de Polícia em quatro níveis e mantém a promoção automática aos 10 anos de serviço para os três níveis iniciais das carreiras. O parecer ressalta, ainda, que o projeto estabelece a avaliação periódica de desempenho individual satisfatória como requisito necessário para desenvolvimento na carreira. "A formulação de planos de Carreiras em conformidade com o modelo proposto permitirá a evolução do vencimento básico, do grau de responsabilidade e da complexidade de atribuições, de acordo com o posicionamento do servidor em sua respectiva carreira, vinculando o desenvolvimento ao mérito funcional e à formação do interessado. Em última instância, busca-se um quadro de pessoal renovado, dotado de características que permitem sua gestão eficiente em prol da segurança pública", diz a mensagem do governador que encaminhou o substitutivo.

Presenças - Deputados Fahim Sawan (PSDB) - presidente; Gustavo Valadares (PFL) - vice-presidente; Dinis Pinheiro (PSDB); Ricardo Duarte (PT) e Sargento Rodrigues (PDT).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715