PL que cria Sistema de Informações Ambientais tem parecer aprovado

O projeto de lei que define informações básicas sobre o meio ambiente e especifica objetivos e estrutura do Sistema d...

29/06/2005 - 00:01
 

PL que cria Sistema de Informações Ambientais tem parecer aprovado

O projeto de lei que define informações básicas sobre o meio ambiente e especifica objetivos e estrutura do Sistema de Informações Ambientais de Minas Gerais recebeu parecer favorável na reunião da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais, nesta quarta-feira (29/6/05). Trata-se do PL 1.924/04, do deputado Ricardo Duarte (PT), que regulamenta o inciso II do parágrafo 1º do artigo 214 da Constituição do Estado. O relator, deputado Laudelino Augusto (PT), presidente da comissão, teve aprovado seu parecer de 1º turno favorável ao projeto, na forma do Substitutivo nº 1. Também na reunião, foram aprovados dois requerimentos solicitando audiências públicas para debater assuntos pertinentes à comissão.

O parágrafo 1º do artigo 214 da Constituição Estadual, no seu inciso II, atribui ao Estado o dever de garantir acesso às informações básicas sobre meio ambiente. Por considerar que a proposição deve tomar como referência a norma federal, o relator, em sua justificativa, optou pelo substitutivo. Segundo Laudelino, esse dispositivo alinha a intenção do autor do PL com o disposto em lei federal, propondo criar uma lei estadual ampla e específica quanto às particularidades regionais de Minas. Assim, o substitutivo tenta garantir o acesso às informações sobre o meio ambiente antes de especificar o sistema a ser estruturado. Para tanto, relaciona os tipos de informação que merecem tratamento especial, que seriam as pertinentes: à qualidade dos recursos ambientais, às políticas, aos planos e aos programas com potencial de impacto ambiental, à situação da diversidade biológica, aos acidentes e riscos ambientais, entre outras.

Empresa demite quase 200 empregados no Sul de Minas

Ainda na reunião, o deputado Laudelino Augusto comentou o drama vivenciado por funcionários demitidos recentemente da Superágua, empresa que explora águas minerais no Sul de Minas. De acordo com Laudelino, a empresa demitiu "sumariamente" 198 empregados, nas suas unidades de Caxambu, Araxá, Lambari e Cambuquira. Muitos dos dispensados teriam mais de 20 de anos de trabalho e estariam próximos da aposentadoria; outros estariam em licença médica, conforme o deputado. A Superágua justificou as demissões em informe publicitário no jornal Estado de Minas, afirmando que estava atuando com contrato de exploração com o Estado vencido há quatro anos, o que provocava prejuízos à empresa.

Como providência da comissão, o parlamentar apresentou requerimento, aprovado, solicitando audiência pública em caráter de urgência. O objetivo é debater a inserção de aspectos ambientais no edital sobre exploração de recursos naturais de estâncias hidrominerais do Sul de Minas e Alto Paranaíba, a ser publicado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).

Projeto - Outro requerimento aprovado, também de Laudelino, pede audiência pública para debater o Projeto de Lei 1.951/04, do governador. O PL trata da estrutura orgânica da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). No requerimento, o deputado ainda justifica a reunião, afirmando que a sociedade e as organizações de classe devem ser ouvidas, "propiciando a construção de uma norma estritamente vinculadas aos interesses sociais".

Presenças - Participaram da reunião os deputados Laudelino Augusto (PT), presidente; Doutor Ronaldo (PDT), vice; e a deputada Lúcia Pacífico (sem partido).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715