Projeto que faz alterações no Indi recebe parecer favorável

A alteração de denominação, objeto e estrutura do Instituto de Desenvolvimento Industrial (Indi), prevista no Projeto...

28/06/2005 - 00:00
 

Projeto que faz alterações no Indi recebe parecer favorável

A alteração de denominação, objeto e estrutura do Instituto de Desenvolvimento Industrial (Indi), prevista no Projeto de Lei (PL) 1.992/04, do governador, recebeu parecer de 1º turno favorável da Comissão de Administração Pública da Assembléia Legislativa, em reunião realizada nesta terça-feira (28/6/05). O relator do projeto, deputado Antônio Júlio (PMDB), opinou pela aprovação da matéria na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça. A proposição está agora pronta para ser apreciada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária.

De acordo com o projeto, o Indi passará a se chamar Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais e será vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. O projeto define os percentuais com que os mantenedores do Indi (Cemig e BDMG) contribuirão para o seu Orçamento Anual Básico e de Investimentos - 75% e 25%, respectivamente.

O substitutivo nº 1, da CCJ, corrige impropriedades e adequa o texto do projeto às normas da técnica legislativa. O parecer ressalta que, sendo o Indi pessoa jurídica de direito privado, sua estrutura orgânica e a remuneração dos membros de sua diretoria regulam-se pelo contrato social. Por isso, o substitutivo estabelece que caberá aos mantenedores do Indi promover a alteração e a adequação do contrato social da entidade no registro civil de pessoa jurídica competente. O substitutivo também corrige o termo "sociedade simples sem fins lucrativos" para "sociedade simples".

O deputado Antônio Júlio, no parecer da Comissão de Administração Pública, enfatizou que a ampliação do objeto social do Indi é oportuna e conveniente. "A nosso ver, a intenção do governo é criar uma agência de desenvolvimento ágil, regulada pelo direito privado, de estrutura funcional enxuta e com técnicos experientes e altamente qualificados, para que possa demonstrar à iniciativa privada, nacional e internacional, o potencial econômico e social do Estado para fins de investimento", concluiu.

Retirado de pauta - O Projeto de Lei Complementar (PLC) 58/04, do governador do Estado, não foi apreciado na reunião por não cumprir os pressupostos regimentais. O projeto, que estava na pauta para receber parecer de 2º turno, cria a carreira de agente de polícia, cria cargos no quadro de pessoal da Polícia Civil e dispõe sobre a promoção por tempo de serviço dos ocupantes de cargos policiais civis. Segundo o presidente da comissão, deputado Gustavo Valadares (PFL), o relator, deputado Sargento Rodrigues (PDT), está preparando um substitutivo para incorporar ao projeto algumas reivindicações dos policiais. O parecer deve ser votado em reunião desta quarta-feira (29).

Os deputados aprovaram requerimento do deputado Ivair Nogueira (PMDB), pedindo a realização de audiência pública da comissão para debater possíveis irregularidades detectadas por alguns proponentes da Concorrência Pública 002/05 da Administração de Estádios de Minas Gerais (Ademg), que promoveu licitação para a concessão de uso das dependências do Mineirão.

Presenças - Deputado Gustavo Valadares (PFL), vice-presidente; Antônio Júlio (PMDB); Ricardo Duarte (PT) e Marlos Fernandes (PPS).

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715