Duas comissões da ALMG estarão em Valadares na 2ª e 3ª feira

Deputados de duas comissões da Assembléia Legislativa estarão em Governador Valadares, fazendo reuniões na segunda (2...

17/06/2005 - 00:04
 

Duas comissões da ALMG estarão em Valadares na 2ª e 3ª feira

Deputados de duas comissões da Assembléia Legislativa estarão em Governador Valadares, fazendo reuniões na segunda (20) e terça-feiras (21/6/05). Na segunda-feira, a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social vai debater a política nacional de assistência social, a ser implantada pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas). Será discutido o conteúdo na Norma Operacional Básica (NOB) 5, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que trata da implementação do Suas.

A reunião foi requerida pela deputada Elisa Costa (PT) e será realizada a partir de 13 horas no Anfiteatro Hermínio Gomes da Silva, no Campus II da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), à Rua Israel Pinheiro, 2.000, Bairro Universitário. A deputada Elisa Costa é vice-presidente da Comissão e antes de assumir o mandato de deputada estadual, trabalhava na assessoria do ministro Patrus Ananias. Ela e o deputado federal Leonardo Monteiro, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Esportes (Sedese) e a Univale estão promovendo audiência pública para disseminar o conhecimento sobre a proposta do Suas.

Estão convidados para o debate Simone Albuquerque, diretora do Departamento de Gestão do Suas (Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome); Marluce Cristina Massariol, assessora da Superintendente Regional de Assistência Social da Sedese; Maria Ângela Rocha Pereira, representante do Conselho Estadual de Assistência Social; Elisabeth Amorim, coordenadora do Curso de Assistência Social da Univale.

Paralisação das obras do aterro sanitário será debatida

Na terça-feira (21), a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais, presidida pelo deputado Laudelino Augusto (PT), reúne-se em audiência pública na Câmara Municipal de Valadares, para discutir as conseqüências da interrupção das obras do novo aterro sanitário, com a volta do funcionamento do lixão no bairro Turmalina, o que fez com que várias famílias, incluindo crianças, voltassem a trabalhar como catadores de lixo.

A reunião, marcada para 9h30, também foi solicitada pela deputada Elisa Costa (PT). Segundo ela, as obras do aterro foram iniciadas pelo ex-prefeito João Domingos Fassarela (PT) e interrompidas pelo seu sucessor, o atual prefeito Bonifácio Mourão (PSDB). "O descaso atrapalhou a organização dos recicladores em galpões de coleta seletiva, e impediu que o município receba os benefícios do ICMS ecológico, que são de 4 Ufir per capita ao ano pelo aterro, mais 20 Ufir per capita ao ano pela usina de compostagem", adianta a deputada.

Estão convidados para o debate Bonifácio Mourão, prefeito de Governador Valadares; Victor Zular Zvibil, secretário de Qualidade Ambiental nos Assentamentos Humanos do Ministério do Meio Ambiente; Alexandre Brasileiro de Queiroz, promotor da Infância e da Juventude; Leonardo Castro Maia, promotor de Defesa do Cidadão; Denise Marília Bruschi, gerente da Divisão de Saneamento da Feam; Enilda Paula Santos Nascimento, presidente do Conselho Tutelar de Governador Valadares; Gessi Lima dos Santos, presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis - Natureza Viva.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715