Gastos com saúde previstos na LDO serão debatidos nesta terça (21)

O Projeto de Lei (PL) 2.328/05, que contém a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2006, será debati...

17/06/2005 - 00:00
 

Gastos com saúde previstos na LDO serão debatidos nesta terça (21)

O Projeto de Lei (PL) 2.328/05, que contém a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2006, será debatida em audiência pública da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, nesta terça-feira (21/6/05). A reunião, que atende a requerimento do deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), será às 9 horas, no Auditório. A reunião foi pedida pela Mesa Diretora do Conselho Estadual de Saúde, que pretende apresentar propostas para o projeto que norteia o Orçamento do Estado.

De acordo com informações fornecidas pelo gabinete do deputado Adelmo Carneiro Leão, a intenção do conselho seria garantir, já na LDO, a aplicação da Emenda Constitucional 29, que prevê a aplicação de 12% dos impostos e transferências federais livres nos serviços e atenção básica à saúde. Outra preocupação do conselho seria a não-inclusão, entre as despesas com saúde, das aplicações em saneamento básico e no atendimento a grupos fechados. No Orçamento de 2005, foi previsto gasto total (investimento e custeio) de R$ 1,8 bilhão na saúde, o que equivale a 13,62% dos recursos constitucionais. Nessa conta foram incluídos gastos com saneamento, Hospital Militar e da Previdência, Corpo de Bombeiros, pagamento de benefícios do Ipsemg, gastos com pessoal do IMA e Funed, publicação de matérias da Secretaria de Estado da Saúde e benefícios previdenciários de servidores de todos os órgãos de saúde do Estado.

LDO - O projeto da LDO contém as orientações para elaboração do orçamento, as disposições sobre mudanças na legislação tributária e sobre a administração da dívida do Estado no próximo ano. A previsão de receita em 2006 é de R$ 26,5 bilhões, valor que corresponde à despesa total estimada para o ano que vem. Integram ainda o projeto os seguintes anexos: de prioridades e metas de administração pública estadual para o exercício de 2006; de metas fiscais, relativas às receitas e às despesas; e de riscos fiscais, que avalia os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas.

Foram convidados para a reunião da Comissão de Saúde o presidente da Frente Parlamentar da Saúde no Congresso Nacional, deputado federal Rafael Guerra (PSDB/MG); o vice-presidente, o secretário-geral; o 1º-secretário da Mesa Diretora; o secretário da Mesa Diretora e o assessor técnico do Conselho Estadual de Saúde (CES/MG), respectivamente, Nicodemus de Arimathea Silva Júnior; José do Carmo Fonseca; Geraldo Heleno Lopes; Gilson Silva; e Paulolinto Pereira.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715