Projetos do Tribunal de Justiça de Minas são recebidos em Plenário

Na Reunião Ordinária de Plenário desta quarta-feira (8/6/05), a Presidência comunicou a desfiliação da deputada Lúcia...

08/06/2005 - 00:01
 

Projetos do Tribunal de Justiça de Minas são recebidos em Plenário

Na Reunião Ordinária de Plenário desta quarta-feira (8/6/05), a Presidência comunicou a desfiliação da deputada Lúcia Pacífico do PTB e determinou a anexação do Projeto de Lei (PL) 2.362/05, da Comissão de Participação Popular, ao PL 643/03, do ex-deputado Chico Simões (PT), por guardarem semelhança. O PL 643/03 dispõe sobre normas gerais de tarifação das concessionárias de serviço público de saneamento básico e energia elétrica.

Também foram lidos ofícios do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) encaminhando Projeto de Lei Complementar (PLC) que adapta a lei de organização e divisão judiciária do Estado às normas estabelecidas pela Emenda Constitucional Federal 45, que contém a Reforma Judiciária, e emenda à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 80/04. Foram recebidos, ainda, quatro projetos de lei do governador que tratam de denominação de escolas estaduais nos municípios de Caetanópolis, Alvinópolis, Januária e São João das Missões; além de mensagem sobre a concessão de regime especial de tributação à empresa BRA Transporte Aéreo Ltda.

Dois parlamentares discursam na Tribuna

Dois parlamentares ocuparam a Tribuna pelo artigo 70 na Reunião Ordinária desta quarta-feira: Elisa Costa (PT) e Dalmo Ribeiro Silva (PSDB). A petista abordou diversos temas, a começar pela audiência pública da Comissão de Saúde, realizada na manhã desta quarta-feira, que discutiu projeto de lei federal que pretende coibir a violência contra a mulher. Elisa Costa considerou a reunião muito produtiva e conclamou as mulheres a terem coragem de denunciar os casos de violência de que são vítimas. O segundo tema foi a decisão do governo federal de instalar uma usina de biodiesel na região do Mucuri/Jequitinhonha. Para a deputada, isso irá alavancar o desenvolvimento do Nordeste mineiro, sobretudo mediante o estímulo à agricultura familiar e à geração de empregos.

O investimento da União na criação de universidades federais foi outro assunto do pronunciamento de Elisa Costa, que reivindicou a implantação de uma universidade federal no Vale do Rio Doce, destacou o "vitorioso projeto" do Prouni e elogiou a interiorização das universidades federais já existentes por meio da implantação de campi avançados. A deputada falou, ainda, sobre projeto de sua autoria que prevê incentivos fiscais para estimular o apoio a ações de proteção social; elogiou os programas federais de combate à fome e geração de emprego e renda, a exemplo do Bolsa Família, que atende cerca de um milhão de famílias em Minas Gerais e sete milhões no País; e destacou o empenho do governo federal no combate à corrupção.

O outro orador, Dalmo Ribeiro Silva, discursou sobre o momento político por que passa o País. Segundo ele, o Brasil assiste, "silencioso e atônito", às seguidas denúncias de corrupção que envolvem membros do governo federal e parlamentares do Congresso Nacional. O deputado disse que a população aguarda uma tomada de posição por parte das autoridades, em defesa da democracia. "Estamos atravessando dias nebulosos", analisou Dalmo Ribeiro Silva, cobrando a apuração rigorosa de eventuais irregularidades. Em aparte, o deputado João Leite (sem partido) avaliou que a corrupção é fruto da "concepção equivocada" do governo federal, que priorizaria a apuração dos casos a posteriori, ao invés de adotar medidas preventivas como a realização de auditorias permanentes em todos os órgãos públicos.

Dalmo Ribeiro Silva falou, ainda, sobre a necessidade da implantação de telefonia celular nas cidades que não têm esse serviço; sobre a visita do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Wilson Brumer, a Poços de Caldas e Andradas, no próximo dia 14, para tratar de fornecimento de gás natural para aquela região do Sul de Minas; e lamentou o falecimento de Lourenço Guirelli, ex-prefeito de Monte Sião, e de Canísio Ignácio Lunkes, reitor da Universidade Federal de Lavras.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715