Plenário ratifica tributação especial para Varig e crédito para MP

O Plenário da Assembléia aprovou, na manhã desta quarta-feira (25/5/05), seis proposições, entre elas o Projeto de Re...

25/05/2005 - 00:01
 

Plenário ratifica tributação especial para Varig e crédito para MP

O Plenário da Assembléia aprovou, na manhã desta quarta-feira (25/5/05), seis proposições, entre elas o Projeto de Resolução (PRE) 2.229/05, da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, que ratifica regime especial de tributação à empresa Varig; e o Projeto de Lei (PL) 2.177/05, do governador, que autoriza a abertura de crédito suplementar até o limite de R$ 2 milhões ao Orçamento Fiscal do Estado em favor do Ministério Público. Os projetos foram aprovados em turno único e agora serão apreciados em redação final. O projeto de resolução será promulgado pela Assembléia e o projeto de lei, remetido ao governador para sanção.

O PRE 2.229/05 ratifica o regime especial de tributação da Varig S/A, com o benefício fiscal concedido pela Secretaria de Estado da Fazenda. Com isto, a carga tributária do ICMS devido nas operações de compra de querosene de aviação dentro de Minas Gerais fica reduzida de 25% para 3%. O benefício está em vigor desde o dia 13 de março, e precisa ser ratificado pela Assembléia para valer até 31 de março de 2006. Já o PL 2.177/05 autoriza crédito para o Ministério Público adquirir equipamentos e material permanente para as unidades do MP.

O Plenário também aprovou, desta vez em 2º turno, o PL 571/03, da deputada Jô Moraes (PCdoB), que disciplina as atividades a serem adotadas na prevenção e combate às inundações. O projeto foi aprovado na forma do vencido em 1º turno, e prevê algumas ações para prevenir e diminuir inundações, tais como: educação sanitária e ambiental; inclusão do tema na rede estadual de ensino; apoio estatal aos municípios na elaboração de projetos, na implementação de brigadas voluntárias e de frentes de trabalho e em outras ações voltadas para a prevenção e o combate a inundações; e a criação de uma comissão estadual para fazer o planejamento integrado das ações governamentais relacionadas. Agora, o projeto precisa ser analisado em redação final, antes de ser remetido à sanção do governador.

Também foram aprovados pelo Plenário os seguintes projetos:

* PRE 2.017/04, da Comissão de Política Agropecuária, que aprova a alienação da terra devoluta que especifica. O projeto foi aprovado em 1º turno na forma original. A proposição trata da aprovação da alienação de uma gleba de 129 hectares, situada em Lama Preta, Rio Manso, no distrito e município de Ladainha, em favor de Alexandre Kenedy Otoni;

* PL 1.653/04, do deputado Sebastião Helvécio (PDT), que autoriza o Executivo a doar imóvel que especifica ao município de Guarará. O projeto foi aprovado em 1º turno na forma original. O imóvel será destinado ao funcionamento de uma escola municipal; e

* PL 359/03, do deputado Bilac Pinto, que autoriza o Executivo a doar imóvel ao município de Cláudio, para a construção da sede do Clube das Mães de Monsenhor João Alexandre. O projeto foi aprovado em 2º turno na forma do vencido em 1º turno.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715