Comissão cobra regulamentação de lei sobre produção artesanal

A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social reúne-se, nesta terça-feira (24/5/05), para cobrar a regulame...

20/05/2005 - 00:02
 

Comissão cobra regulamentação de lei sobre produção artesanal

A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social reúne-se, nesta terça-feira (24/5/05), para cobrar a regulamentação da Lei 14.180, de 16 de janeiro de 2002, que disciplina a produção e a manipulação de alimentos provenientes do agroartesanato ou de agricultura familiar, com o objetivo de garantir a qualidade desses produtos e a segurança da saúde do consumidor. A reunião será às 14h30, no Auditório, e acontece a requerimento da deputada Lúcia Pacífico (PTB) e dos deputados Paulo Piau (PP) e Adelmo Carneiro Leão (PT). Esse último foi o autor do Projeto de Lei 1.105/00, que resultou na lei estadual.

Segundo os autores do requerimento, "é grande a insatisfação de cooperativas e produtores artesanais mineiros do setor de alimentação que esperam, desde janeiro de 2002, pela edição de Decreto pelo Poder Executivo regulamentando a Lei 14.180". Conforme relato da Cooperativa dos Produtores Artesanais do Setor de Alimentação (Nutricoop), a profissão de "artesão caseiro" ainda não é reconhecida porque depende da regulamentação da lei. Enquanto isso, esses artesãos esbarram em questões legais, como licenças e alvarás, para trabalhar. Para os deputados, "uma lei não regulamentada é uma lei morta", ou seja, "não produz seus efeitos legais e criam expectativas e frustrações em classes e categorias de trabalhadores que aguardam com ansiedade a execução e aplicabilidade da norma legal".

Apelo - Os três parlamentares apresentaram ainda outro requerimento sobre o assunto, aprovado pela Mesa da Assembléia no dia 3 de maio. O documento solicita que seja editado o decreto de regulamentação da lei. O ofício, contendo esse apelo, foi enviado ao governador do Estado Aécio Neves; aos secretários de Governo, Danilo de Castro; de Desenvolvimento Econômico, Wilson Brumer; de Desenvolvimento Social e Esportes, Marcos Montes Cordeiro; e ao advogado-geral do Estado, José Bonifácio Borges de Andrada. Essas pessoas, exceto o governador, foram convidadas também a comparecer à reunião desta terça-feira (24). Completam a lista de convidados a diretora-presidente da Cooperativa dos Produtores Artesanais do Setor de Alimentação de Belo Horizonte Ltda. (Nutricoop), Helice Sarrizo; e a presidente da Associação Mãos de Minas, Tânia Machado.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715