Comissões têm 20 reuniões na Assembléia na próxima semana

Um ciclo de debates, 20 reuniões de comissões sendo duas visitas e oito audiências públicas, além de duas reuniões or...

20/05/2005 - 00:01
 

Comissões têm 20 reuniões na Assembléia na próxima semana

Um ciclo de debates, 20 reuniões de comissões sendo duas visitas e oito audiências públicas, além de duas reuniões ordinárias de Plenário, na terça e na quarta-feiras, marcam a próxima semana na Assembléia Legislativa, que será mais curta em função do feriado nacional de Corpus Christi, comemorado na quinta-feira (26).

Na segunda-feira (23/5/05), será promovido o Ciclo de Debates "Biocombustível: Álcool e Biodiesel", das 9 às 18 horas, no Plenário. Também às 9 horas, a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais promove audiência pública em Cambuquira para conhecer e discutir os critérios que devem instruir os processos de licitação para a exploração das águas minerais do Estado, principalmente quanto ao uso medicinal das águas. A reunião será realizada a requerimento do deputado Laudelino Augusto (PT), no Salão de Convenções do Hotel Santos Dumont.

A Comissão de Direitos Humanos visita, ainda na segunda-feira (23), a Apac e o Fórum de Itaúna, para prestar solidariedade ao juiz e ao promotor de Justiça da Vara de Execução Criminal da Comarca de Itaúna pelos trabalhos realizados naquele município. A visita será feita a requerimento do presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT), a partir das 13 horas. A Apac fica na Av. João Moreira de Carvalho, 1.336-B, Parque Jardim Santanense; e o Fórum, na Praça Dr. Augusto Gonçalves, 10, Centro.

Três reuniões com convidados e uma visita de comissão na terça-feira (24)

Na terça-feira (24), a partir das 9 horas, a CPI da Mina Capão Xavier vai verificar in loco os possíveis problemas ambientais causados pela mineração, acompanhados pelo gerente de Meio Ambiente da MBR, Leandro Quadros Amorim.

No mesmo dia, às 10h30, as Comissões de Participação Popular e de Segurança Pública promovem audiência pública conjunta, no Plenarinho III da Assembléia, para debater a adoção de mecanismos de segurança para os trabalhadores e usuários de agências bancárias. A reunião foi solicitada em requerimento do deputado André Quintão (PT), a pedido do Sindicato dos Bancários, pelo fato de os assaltantes estarem seqüestrando familiares de funcionários para entrarem em agências bancárias fora do horário de funcionamento.

Às 14h30, a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social vai debater a regulamentação da Lei 14.180, de 2002, que dispõe sobre a habilitação de estabelecimento de produtor artesanal ou de agricultor familiar para produzir ou manipular alimentos para fins de comercialização. A reunião foi solicitada pela deputada Lúcia Pacífico (PTB) e pelos deputados Paulo Piau (PP) e Adelmo Carneiro Leão (PT).

Também às 14h30, a Comissão de Participação Popular promove audiência pública para debater os avanços alcançados e as dificuldades enfrentadas pela coordenação do Fórum Mineiro de Saúde Mental, responsável pela organização das atividades comemorativas do Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A reunião foi solicitada pela deputada Maria Tereza Lara (PT) e pelo deputado Rogério Correia (PT) e será realizada no Teatro da Assembléia.

Às 17 horas, no Salão Nobre, será o lançamento do Manual de Redação Parlamentar que vai marcar o início das comemorações dos 170 anos do Poder Legislativo mineiro. O livro apresenta diretrizes de redação e regras de padronização de documentos parlamentares ligados ao processo legislativo, atos normativos internos e textos de correspondência oficial, entre outros. Na solenidade também será divulgado o calendário de eventos e apresentada a logomarca alusiva às comemorações.

Crédito preferencial, tratamento tributário diferenciado e desburocratização são as principais reivindicações dos micro e pequenos empresários mineiros - um segmento que conduz 806 mil empresas formais no Estado, segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio à Pequena e Média Empresa (Sebrae) em 2003. As dificuldades para obter crédito e a alta carga tributária determinam uma alta taxa de mortalidade das empresas no País: 45% nos dois primeiros anos e 50% em três anos. A difícil situação desse setor motivou a criação, pela Assembléia, da Frente Parlamentar de Apoio à Micro e Pequena Empresa, que será lançada na terça-feira (24), às 19 horas, no Salão Nobre.

Direitos Humanos estará em Itinga na quarta-feira (25)

A Comissão de Direitos Humanos estará em Itinga, na quarta-feira (25), para obter esclarecimentos sobre o assassinato de Vianei Ferreira de Campos, ocorrido em fevereiro de 2000. A reunião foi solicitada pelo deputado Durval Ângelo (PT) e será às 9h30, na Câmara Municipal de Itinga - Rua Hermes C. Pinto, 10.

Às 10 horas, no Teatro, a Comissão de Saúde debate o Plano de Gestão da Saúde 2005 na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), tema que foi discutido em reunião realizada no dia 20 de abril. A reunião vai abordar a privatização e municipalizações de unidades hospitalares, as suas implicações e repercussões no SUS e o atendimento de qualidade à população mineira. A reunião foi solicitada pelo deputado Rogério Correia (PT).

A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária promove reunião, também na quarta-feira (25), para discutir o Projeto de Lei (PL) 1.991/04, do governador, que autoriza o Poder Executivo a reduzir a carga tributária nas operações internas com jóias. O projeto amplia a redução quando a operação realizar-se na área de abrangência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Comércio Exterior, do Aeroporto Internacional Tancredo Neves - Pró-Confins. A reunião será às 10 horas, no Auditório da Assembléia, a requerimento da deputada Elisa Costa (PT).

Às 14h30, a Comissão Especial do Ipsemg recebe vários convidados, coordenadores regionais do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais em Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Paracatu, Uberlândia e Varginha.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715