CCJ dá parecer favorável a projeto que altera o Consea

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia aprovou nesta terça-feira (26/4/05) parecer pela constitucionalida...

26/04/2005 - 00:00
 

CCJ dá parecer favorável a projeto que altera o Consea

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia aprovou nesta terça-feira (26/4/05) parecer pela constitucionalidade, legalidade e juridicidade do Projeto de Lei (PL) 2.028/05, do governador, que institui a Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. O objetivo do projeto é assegurar a todo cidadão mineiro o direito à alimentação saudável. Para isso, prevê parcerias entre o Estado e a sociedade e o desenvolvimento de campanhas de conscientização da opinião pública sobre a importância dessa união de esforços, conforme a justificativa do governador.

O parecer, lido pelo deputado Sebastião Costa (PPS), acrescenta cinco emendas ao projeto. A primeira visa alterar a composição do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), além de explicitar as atribuições da comissão técnica institucional que vai dar suporte ao órgão. A segunda emenda faz uma correção técnica, sem modificar o conteúdo do texto. A emenda no 3 esclarece que as atividades do Consea serão financiadas por dotações orçamentárias da Secretaria de Estado de Governo.

A quarta emenda dá ao Consea o direito de solicitar aos órgãos e entidades da administração estadual informações e colaboração para o desenvolvimento de suas atividades. E a emenda de número 5 determina a revogação da Lei Delegada 95, de 2003, que fez as últimas alterações no funcionamento do Consea.

O projeto segue agora para análise das comissões de Administração Pública, de Política Agropecuária e Agroindustrial e de Fiscalização Financeira e Orçamentária para depois ir a votação em Plenário.

Outros pareceres aprovados

A comissão também aprovou pareceres favoráveis aos seguintes projetos:

* PL 2.005/04, também do governador, que beneficia servidores do quadro de tributação, fiscalização e arrecadação do Estado. Com esse projeto, esses servidores terão incorporados aos seus vencimentos 60% da gratificação de estímulo à produção individual (Gepi) que recebem. O relator, deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), apresentou ao projeto as emendas 1 e 2.

A primeira emenda visa assegurar que os servidores aposentados se beneficiem da variação da Gepi concedida ao pessoal da ativa. Já a segunda tem o objetivo de garantir que o adicional por tempo de serviço vai continuar incidindo sobre o vencimento (com gratificação já inclusa) dos servidores e sobre os 40% remanescentes da Gepi.

* PL 2.172/05, do deputado Gustavo Valadares (PFL), que institui a política de mobilidade urbana cicloviária e de incentivo ao uso da bicicleta no Estado. O objetivo é estimular a construção de ciclovias e bicicletários, integrar a bicicleta ao sistema de transporte público e promover campanhas educativas para o seu uso. O projeto recebeu um substitutivo do relator, deputado George Hilton (PL), que condensa o texto em apenas três artigos com os objetivos da futura lei e a garantia de participação da sociedade durante a execução da política de mobilidade cicloviária.

Parecer contrário - A comissão aprovou parecer pela inconstitucionalidade, ilegalidade e antijuridicidade do PL 2.131/05. De autoria do deputado Doutor Viana (PFL), o projeto determina a implantação de rede de assistência ao idoso, organização e habilitação dos centros de referência para tratamento do mal de Alzheimer. O relator, deputado Ermano Batista (PSDB), alega que o projeto prevê a criação de órgãos na estrutura do Poder Executivo, o que é prerrogativa exclusiva do governador.

Pedido de vista - O parecer sobre o PL 2.016/04 teve a votação adiada por causa de um pedido de vista do deputado George Hilton. De autoria do deputado Doutor Viana, o projeto determina que as auditorias ambientais periódicas nas atividades de grande impacto poluidor sejam realizadas no intervalo máximo de um ano. O relator, deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), opinou pela aprovação do projeto com uma emenda segundo a qual o Comitê Estadual de Política Ambiental (Copam) pode ampliar esse intervalo entre as auditorias.

Presenças - Deputados Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), presidente; Gilberto Abramo (PMDB), vice; Adelmo Carneiro Leão (PT), Ermano Batista (PSDB), George Hilton (PL), Gustavo Corrêa (PFL) e Sebastião Costa (PPS).

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715