Projetos de empréstimos para o Executivo passam pela CCJ

Dois projetos de lei do governador Aécio Neves solicitando da Assembléia Legislativa autorização para contrair emprés...

18/04/2005 - 00:00
 

Projetos de empréstimos para o Executivo passam pela CCJ

Dois projetos de lei do governador Aécio Neves solicitando da Assembléia Legislativa autorização para contrair empréstimos - os PLs 2004/04 e 2.178/05 - receberam parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na reunião desta segunda-feira (18/4/05). Os pareceres haviam recebido pedido de vista do deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), na última reunião da comissão. Depois de tramitarem na Assembléia, os empréstimos serão submetidos ainda à apreciação do Senado e do Ministério da Fazenda. A CCJ também emitiu parecer pela constitucionalidade do Projeto de Lei (PL) 1.878/04, que autoriza o Executivo a reverter imóvel aos herdeiros de Pedro Fófano. O projeto, do governador, foi relatado pelo deputado Leonídio Bouças (PTB).

O PL 2004/04 autoriza o Executivo a contratar financiamento externo de U$ 170 milhões junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), mediante oferecimento de garantias. O projeto, relatado pelo deputado Gustavo Corrêa (PFL), recebeu parecer pela constitucionalidade com três emendas. A emenda nº 1 esclarece que o empréstimo será contraído em dólares norte-americanos. A emenda nº 2 altera a redação do artigo 3º, de forma a ficar claro que o Estado oferece as receitas tributárias que menciona como garantia à União. A emenda nº 3 suprime o artigo 4º, por considerá-lo desnecessário, uma vez que já existe previsão legal para que as receitas provenientes de operação de crédito externo sejam consignadas no orçamento.

O deputado Adelmo Carneiro Leão questionou a finalidade do empréstimo de promover o ajuste estrutural do Estado. Ele ressalvou que o Estado encontra-se bastante endividado e defendeu a necessidade de renegociação dessas dívidas. Leão também ponderou sobre a necessidade de explicitar o que vem a ser "o ajuste estrutural do Estado", mesmo reconhecendo que esta seja uma questão de mérito do projeto.

Também recebeu parecer favorável o PL 2.178/05, que altera a Lei 12.836/98, que autoriza o Executivo a contratar empréstimo com o Banco do Nordeste do Brasil S/A para custear o Programa de Ação para o Desenvolvimento do Turismo na Região Nordeste (Prodetur - NE/II). O projeto recebeu parecer pela aprovação com as emendas nºs 1 e 2. O relator foi o deputado Ermano Batista (PSDB). As emendas alteram a redação dos artigos 2º e 6º da Lei 12.836, a que se referem o artigo 1º do projeto.

Pareceres recebem pedido de vista

Os pareceres sobres os PLs 2.083/05 e 2.112/05 não foram votados devido a pedido de vista concedido ao deputado Adelmo Carneiro Leão. O primeiro projeto, do deputado Doutor Viana (PFL), havia recebido parecer pela inconstitucionalidade do relator, deputado Sebastião Costa (PPS). A matéria determina a revisão dos processos de oficiais da Polícia Militar do Estado que foram submetidos ao Conselho de Justificação em decorrência da Lei 6.712, de 1975.

Já o PL 2.112/05, do governador do Estado, autoriza o Executivo a reverter imóvel aos herdeiros de Ilídio Mendonça Ribeiro e de sua mulher. O projeto, relatado pelo deputado Gustavo Corrêa, recebeu parecer favorável com apenas uma emenda de correção técnica.

Prazo - O PL 2.083/05, que autoriza o Executivo a reverter imóvel a Dário Vicente de Souza e a sua mulher também não foi apreciado. O projeto, do governador, foi redistribuído ao deputado Adelmo Carneiro Leão que pediu prazo regimental para emitir seu parecer. Outro projeto que não recebeu parecer foi o PL 2.184/05, do governador, que trata do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Geração de Renda do Estado. Na ausência do relator, deputado Gilberto Abramo (PMDB), o presidente preferiu retirar a matéria de pauta, já que ainda há prazo regimental para que o relator apresente seu parecer.

Também não foi votado o parecer do deputado Gustavo Corrêa sobre o PL 2.187/05, do deputado Elmiro Nascimento (PFL). O projeto autoriza o Executivo a doar imóvel ao município de Cruzeiro da Fortaleza. O relator apresentou requerimento para o que projeto seja baixado em diligência à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão.

A comissão aprovou ainda pareceres favoráveis a oito projetos de declaração de utilidade pública, que dispensam a apreciação do Plenário. O PL 2.189/05 foi retirado de pauta.

Presenças - Deputados Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), presidente; Adelmo Carneiro Leão (PT); Gustavo Corrêa (PFL); Sebastião Costa (PPS); Jayro Lessa (PL); e Antônio Carlos Andrada (PSDB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715